Post dedicado as mamis de prematurinhos.
Hoje tivemos a consulta anual da nossa filha na clínica da sua oftalmo especializada em ROP, Retinopatia da Prematuridade. Prematuros extremos são muito propensos a desenvolverem este problema de retina, e muitas vezes a irrigação dos vasos sanguíneos do fundo do olho não se resolve sozinha e requer uma cirurgia. Bella teve a sua quando já havia recebido alta, com 10 meses de idade, 6 meses ajustados. Agora precisa fazer exame de rotina a cada 6-12 meses para nos certificarmos que a retina está se desenvolvendo bem.
Seguido você vê prematurinhos usando óculos de grau, acredito que muito em função da Retinopatia, inclusive prematurinhos famosos, como os gêmeos da cantora americana Mariah Carey. Os dois usam óculos desde bebezinhos.
Bom, tivemos sorte até agora, pois nossa filha ainda não precisou usar óculos, mas sabemos que ela já tem miopia e é uma questão de tempo até ela precisar. Mas independente da prematuridade, com a mãe tendo 4 de miopia e o pai …cof cof cof…11 de miopia, prematura ou não, as chances teriam sido grandes.
A consulta anual é sempre chata e longa, requer muitos colirios e uma espera grande no hospital. Os testes não são apenas para ver a miopia mas sim o fundo do olho, a retina, e o desenvolvimento dela.
Prematurinhos devem sempre ter este acompanhamento, é super importante, pois mesmo que ele não precise de óculos agora, poderá mais adiante, os pais tem que estar de olho. O Canadá ajuda, liga para os pais para lembrá-los das consultas regulares, mas se você é mãe prematura e não tem este acompanhamento, sugiro marcar no calendário 2 vezes por ano, levando seu filhote assim para seus check-ups com o oftalmo. É uma tranquilidade para os pais saber que os vasos sanguíneos estão se desenvolvendo bem, pois além do cuidado com a miopia, que bem ou mal se resolve com o uso de óculos, a Retinopatia da Prematuridade tem a ver com a visão e se não cuidada e tratada, pode causar cegueira na criança.
Bellinha passou no teste hoje, mas como a miopia parece ter subido em um olho, a médica marcou uma consulta para 6 meses, e já nos preparou para um provável uso de óculos de grau em Novembro. Fico meio arrasada, eu uso óculos e sei como é chato, não queria isso para a minha filha tão cedo, mas ao mesmo tempo levanto as mãos para o céu por este ser a ÚNICA sequela da prematuridade que ela tem.
Nada que uma armação bem linda tigrada de Hello Kitty não resolva, não é mesmo?
Depois de mais de 3 horas no hospital, inúmeros colírios, olhinhos
vermelhos e inchados e muitos testes, nossa pequena saiu de lá e disse: ”
Depois disso tudo eu quero almoçar na churrascaria Rio”
Óbvio que teve seu pedido atendido

6 Comments on Prematuridade: Check Up Anual

  1. Wera Corrêa
    07/05/2014 at 10:48 am (4 years ago)

    A Bella é uma menininha corajosa e vai tirar de letra e ficar charmosa de óculos.

    Reply
  2. Mãe da Loly
    07/05/2014 at 11:32 am (4 years ago)

    Muito bom ter essa informação, Rita!! Obrigada!!!!
    A Loly não teve ROP, mas acho que ainda assim é importante esse acompanhamento especialmente por ser prematura… eu a levei no oftalmo logo depois que fez 1 ano e depois não levei mais!! Já marquei aqui na agenda que precimo marcar uma nova consulta!!!
    Prevenção nunca é demais!!!
    Beijos,
    Dani

    Reply
  3. Juliana Martins Tolotti
    07/05/2014 at 12:48 pm (4 years ago)

    Rita,

    Eu uso óculos desde os 5 anos e admito ter sido muito ruim naquela época. As crianças não entendem, eu não me gostava de óculos, os coleguinhas me incomodavam, realmente, era um saco.
    Naquela época, simplesmente não tinha armação para criança!!!!!!! Acredita? Meus óculos eram todos de adulto (grandes e pouco meigos).
    Meus pais, diante desse "problema" sempre tentavam fazer da compra do óculos uma festa e, no final das contas, eu saía bem faceira da ótica com um óculos vermelho, outro rosa…
    Hoje já existem muito óculos lindinhos para criança e acredito que por aí a variedade deve ser maior ainda!
    Imagina a Bella de óculos da Hello Kitty? Não é ela que vai ser cientista?
    Ela vai dar de laço nessa história, vai ser a intelectualzinha mais bonita de todas, tu vai ver!
    Depois de grande, sabemos, o óculos é um charme!

    Beijos, Tia Juju!

    Reply
  4. Isabela
    07/05/2014 at 1:14 pm (4 years ago)

    Rita,
    Minha sobrinha usa óculos desde os 5 anos. Hoje tem 13 anos e a miopia parou de aumentar, mas em 8 graus, tadinha.
    Amei esses óculos, Bella ficará um charme.
    beijos

    Reply
  5. Gustavo
    07/05/2014 at 1:15 pm (4 years ago)

    Eu não uso óculos, então talvez seja mais fácil dizer, mas acho óculos muito "estilo". Lembra que quando era menor eu queria usar óculos e tu disse para eu ir fazer uma consulta que certamente alguma coisa eu tinha e poderia usar? Pior (ou não) que não tinha e não uso até hoje. Tenho certeza que na Bella vai ficar um amor e, no final das contas, ela vai até gostar.

    Reply
  6. Anonymous
    08/05/2014 at 11:26 am (4 years ago)

    Vai ficar um charme, Rita. Estileira, como dizem os gauchos. Falando em estilo, tenho que dizer, o que foi o modelito bapho da médica que estava analisando a Bella? Reparei nas fotos, achei T-U-D-O. Bjs, Julia

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *