Cada vez mais começo a chegar a conclusão que os produtos naturais são mais eficazes nos cuidados de beleza do que os comprados. Lógico que não posso generalizar, mas ao menos no que diz respeito aos últimos cosméticos que comprei e usei, ficou comprovado que nem sempre o que você paga caro funciona.
Há 2 meses comprei um produto da Vichy para manchas da pele. Eu sempre tive problema com pele oleosa, e as eventuais acnes deixam marcas bem chatas que levam meses e meses para sumirem. Se tem uma coisa que eu não economizo é em produtos para a pele, pois a minha é super complicada, difícil de se cuidar, tudo dá reação, a deixa oleosa ou ressecada, uma função. Bom, descobri sobre este creme da Vichy que dizia-se ser maravilhoso para tirar “dark spots da pele”, exatamente o que tenho, as manchas que ficam da acne são escurinhas, meio roxinhas. Paguei 60 dólares (+ imposto) no frasquinho pequeno do creme, que prometia resultados em 1 mês…..2 meses de uso e nada. Fiquei super chateada, pois pagar 70 dólares em um creme que não funciona é um desperdício que eu não gosto de fazer.
Bom, daí que cruzei com uma revista no mercado natural Whole Foods, que ensinava várias receitinhas de máscaras de beleza e produtos naturais que podem ser usados para a beleza, sendo o bicarbonato de sódio um deles.

  • Na pele do rosto
Meu “kit”
E ontem cruzei com uma receita parecida no blog “De Repente, Trintei”, que dá várias receitas caseiras e naturais de beleza.
Vocês podem pegar a receita no link acima.
Usei os mesmos ingredientes que a moça postou, com exceção ao óleo que usei o óleo de côco da The Body Shop. Eu queria fazer a máscara no final de semana mas não tinha o Bio-Oil.

  • Óleo
  • Toalhinha para umidecer com água quente
  • 3 pílulas de vitamina C esmagadas até virar pó
  • 2 cápsulas de vitamina E
  • Bicarbonato de sódio ( 3 colheres)
Fiz direitinho conforme as instruções, passei uma camada bem leve de óleo na pele pois como tenho pele oleosa não posso abusar. Por isso gosto do óleo de côco, ele é muito leve e não penetra na pele, deixa uma sensação aveludada no segundo que você passa e esfrega. Coloquei a toalha quente por 5 minutos e depois coloquei as 3 colheres de bicarbonato num potinho com água ( a olho) até ficar uma pasta branca. Esfoliei bem a pele, dando atenção as áreas com as manchinhas. Eu tenho sardas e gosto delas, portanto não esfoliei as sardas.
Bom, até ai tudo ótimo, a pele estava super macia depois que lavei com água morna e sequei. Daí veio a hora de usar a máscara de vitamina C e E. Para variar minha pele não gostou muito e ardeu um pouco, mas coloquei então a máscara somente nas áreas com manchinhas, esfreguei em movimentos circulares por 5 minutinhos e tive que lavar a pele, pois estava ardendo e não quis deixar os 30 minutos que a receita pedia. Mas como disse, ao invés de espalhar no rosto inteiro, usei apenas nas áreas manchadinhas.
Vou testar esta máscara 2 vezes por semana por um tempo, para ver se clareia as áreas manchadas.
O importante é usar um bloqueador solar alto durante o tratamento, então a partir de amanhã estarei usando o bloqueador solar da Vichy fator 50.
Dizem que bicarbonato de sódio pode ser usado como esfoliador na pele todos os dias, que é suave.

  • Nos dentes

Eu tenho dentes grandes e bocão, só um sorriso e sem mentira, até o último molar aparece, é uma coisa de outro mundo. E com dentões de Mônica, eu preciso fazer clareamento seguidamente, ainda mais que meu suco favorito é de uva!
Bom, a cada 2 ou 3 anos eu faço clareamento profissional no dentista, com os moldes e gel 15 minutos por noite, que é o clareamento que realmente faz efeito. Bom, só que entre estes 2-3 anos, eu preciso cuidar dos dentes usando sempre uma pasta de dente clareadora, para dar aquela clareada diariamente.
Lembro que anos atrás li uma reportagem com a atriz Julia Roberts, outra que tem dentões e bocão, e ela disse que só escovava os dentes com bicarbonato de sódio. Na época não me liguei muito, mas também nunca mais esqueci. Na época não me ligava muito em produtos naturais e não dei bola.
Pois daí na revista do mercado natural dizia que você pode usar o bicarbonato para escovar os dentes, que clareia as manchinhas do dia a dia, aquelas que depois acumulam e amarelam os dentes, e que por ser “suave”, pode ser usada diariamente.
Lá fui eu ao supermercado e comprei uma caixinha de bicarbonato de sódio para deixar no banheiro. Ah, o bicarbonato deve ser jogado fora a cada 30 dias, depois de aberto perde o efeito, mas como é um produto barato (2, 3 dólares) não tem problema em jogar fora e comprar novo.
Tenho escovado com a pasta sensodyne e depois de fazer bochecho, boto um pouco de bicarbonato na palma da mão, e com a escova pego um pouco e escovo de novo só com ele. O gosto é suave, não é ruim não. Também se pode fazer bochecho com água e um pouquinho de bicarbonato, para refrescar.
Este blog aqui falou mais sobre os beneficios deste produto em várias áreas dos cuidados com a beleza. Vale a pena ler.
Vou testar esta máscara por 1 ou 2 meses e depois volto aqui para dizer se vi algum efeito ou não!
Se vocês tiverem dicas de outras máscaras naturais ou cosméticos que realmente ajudem nas manchinhas, por favor compartilhem comigo.

4 Comments on Bicarbonato de sódio nos cuidados de beleza

  1. Mamãe Nádia
    06/05/2014 at 2:37 am (3 years ago)

    Amei o post de hoje, acabei de passar uma máscara de bicarbonato com mel, eu amo coisinhas assim caseiras e naturais. O caro não tem tanto efeito quanto o barato fresquinho!
    Beijos!

    Reply
  2. Isabelle A. C. de Andrade
    01/09/2014 at 5:47 pm (3 years ago)

    Olá Rita! Parabéns pelo blog! Eu sou a escritora do De Repente Trintei e me senti super honrada por vc testar minha receita! Obrigada pela visita! Um beijo! Isabelle

    Reply
  3. Isabelle A. C. de Andrade
    01/09/2014 at 5:47 pm (3 years ago)

    Olá Rita! Parabéns pelo blog! Eu sou a escritora do De Repente Trintei e me senti super honrada por vc testar minha receita! Obrigada pela visita! Um beijo! Isabelle

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *