Este vídeo me emocionou demais!

Sempre fui uma aluna quietinha, boazinha, sentava na frente da sala, não conversava, não aprontava, não pegava recuperação e nunca rodei, mas isso não significa que não tenha tido meus momentos de desespero no colégio. Nunca esqueço que sempre senti medo de matemática, nunca entendi, nunca mesmo. Lembro como se fosse hoje quando, na segunda série, a professora Nezinha, do Colégio das Dores (Porto Alegre), começou a pedir que alunos fossem ao quadro para escrever a tabuada. Gente, lembro como se fosse hoje, neste minuto, neste segundo. Aquele momento não foi um trauma na minha vida, mas a realização de que eu realmente não entendia matemática.
Depois mais dificuldade na quinta série, quando meu pai tinha que me ajudar …cof cof cof….ou fazer quase tudo mesmo, pronto, falei, aquelas expressões enormes que eu simplesmente não entendia. Em minha defensa, o resto da turma também não entendia e os pais chegavam a se telefonar para tentar resolver as malditas expressões para os filhos, tamanho grau de dificuldade exagerado. Na oitava série, mais dificuldade, a querida professora Elige chegou a se oferecer para me dar aula na sua casa, e dizia que uma menina tão quietinha e esforçada não rodaria sem a ajuda da professora. E assim foi, ela me deu algumas aulas e eu passei. Nunca esqueci do carinho dela, pois ela dava aula para uma turma grande e tirava algumas horinhas para me ensinar fora da sala.
Depois no segundo grau, em uma aula bem difícil de química, nunca me senti tão orgulhosa ao tirar 8.5 em uma prova de química, em que tinha estudado muitooooo, pois de novo, não entendia. Foi um momento de muito orgulho para mim, pois mesmo perante tanta dificuldade, eu consegui desvendar aquele problema e tirei uma nota boa.
Por isso derramei litros de lágrimas ao assistir este vídeo, em que um filho filma o momento em que o pai descobre que ele passou em matemática. Para o menino lembrar de gravar aquele momento, e pela reação absolutamente orgulhosa e emocionante deste pai, você se pergunta: Quantos momentos os dois passaram juntos para ele superar esta dificuldade? Você pode imaginar os dois sentados na mesa da cozinha estudando juntos, com o pai o ajudando a entender aqueles problemas.
Hoje, como mãe, entendo perfeitamente o orgulho da minha mãe com notas boas na escola, a paciência do meu pai que me ajudava naquela chatice de problemas matemáticos sem fim, pois a vitória de um filho é muito maior, infinitamente mais significativa do que ganhar na Mega Sena. Quem é mãe e pai concordarão comigo. A vitória deles é a nossa vitória, o nosso orgulho, a nossa emoção sem fim. Nosso coração chega a inflar de tanto amor e orgulho.
Pô…..Bella faz um quebra cabeça e eu quase choro de emoção. Como pais, vemos nos olhos de um filho quando ele tem dificuldade em entender, falta de paciência em executar, e muitas vezes não podemos fazer nada, pois podemos ajudar, explicar, mas na hora da prova, na hora da vida lá fora, não estaremos lá impulsionando, segurando a mão.
Achei este vídeo brilhante e muito, muito emocionante. 
Vontade de entrar na tela e sair pulando e abranço aquele pai tão emocionando.
Fiquei especialmente tocada quando ele diz no final: “You did so little work”. Interpreto como apenas umas horinhas de estudo foram suficientes para aquele menino passar na prova. Quando o menino vê o pai chorando, ele chora também, de orgulho de si mesmo e acredito que de felicidade ao poder proporcionar aquela felicidade para o pai. E quando aquele pai diz ” You are set for life” (você está feito no futuro), não é exagero, e sim uma analogia que se ele conseguiu aquele feito, não existirá limite nenhum no futuro, tudo poderá ser alcançado.
Uma linda mensagem para pais e filhos.

* Clique no quadradinho bem embaixo na direita, para esticar o video na tela toda.**

Ops – atualizando!

Descobri a continuação da história.  Aria, o menino do vídeo, disse que sabia que seu pai teria uma reação destas, pois ele considera o pai bastante emotivo, mas não imaginou que o pai fosse chorar tão alto, chamou o momento de “meio maluco”….hahaha

Mas o mais legal na minha opinião, é que Aria diz que foi o momento mais lindo da vida dele….poder dividir aquela emoção com o pai.

Ai cadê meu lencinho de papel.

Vídeo com entrevista com este super pai e super filho dedicado

1 Comment on Vitória de um filho, vitória dos seus pais

  1. Wera Corrêa
    28/04/2014 at 10:34 am (3 years ago)

    Rita, as conquistas dos filhos realmente SAO NOSSAS CONQUISTAS. Nao tem preco. Eu nao me canso de falar até hoje do orgulho que sinto de voces, pelas suas conquistas, na vida adulta. Sou uma mae vitoriosa, pois as vitórias de voces sao as minhas vitórias.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *