Atualmente acredito que todos nós sofremos do mal da internet, do smartphone, da televisão, seriados, novelas, desenho animado, video game e por ai vai. Duvido que exista alguém  imune a estes vícios, mas pois bem, não quer dizer que só porque todos são viciados que você tem desculpa para ser. Eu confesso que era e ainda sou bem plugada o tempo todo, mas estou melhorando.

Primeiro passo?
Bye bye instagram cheio de gente legal para seguir!
O Instagram era o meu app favorito, de verdade, mas estava perdendo muito tempo checando o tempo todo se os amigos tinham postado foto nova. Agora acabou, deletei a minha conta que era recheada de pessoas que eu seguia, agora criei uma nova conta mais enxuta para mim, onde posto as fotos que eu quero dividir com a minha família e deu, não tenho mais tentação de olhar a cada 15 minutos pois não tenho muita gente para seguir mesmo. Não é ofensa para quem não sigo, é simplesmente “modo de sobrevivência”, se eu cortar o risco pela raiz é mais fácil não cair em tentação.
Venho percebendo que eu ando meio de saco cheio da internet, meio cansada de ficar vegetando na frente do computador por horas a fio. Estou procurando ser bem pratica e eficiente, a noite, por exemplo, nem ligo mais o computador. Meu laptop estragou e não comprei outro, deixa assim, não preciso dele mesmo. Assim acabou-se a tentação de passar horas na cama surfando a internet.
Eu blogo e tenho a nossa página no Facebook, o que considero meus hobbies, mas tenho procurado ser mais prática e mais rápida.
Aqui em casa a onda “desplugada” afetou tambem a minha filha, que só está autorizada a assistir UM desenho animado de 10 minutos de manhã na hora do café da manha. Somos uma família muito ocupada de manha cedo, não tem esta de tomar cafe juntos sentados como em propaganda de margarina. A noite sim, faço questao de jantarmos todos na mesa, mas de manhã as 6 da manha? No thanks, temos muito para fazer antes de sair porta afora para trabalhar. Como o meu marido prepara o nosso café e organiza a cozinha de manha cedo (santo homem, mas ele é meu, viu?), e eu me arrumo para a escola e organizo a minha pasta de trabalho, Bella toma seu café rapidinho na cozinha vendo um desenho com o pai. E ela já sabe que esta é a nova regra, que uma vez aquele desenho acabado, a sarna do Ipad será guardada e ela não poderá assistir de noite. Já se conformou e nem pede mais. Semana passada passou 3 dias sem pedir o Ipad, nem lembrava que existia.
Quinta passada chegamos em casa bem cedo, as 2:30 da tarde e ela brincou até a hora do jantar. Não pediu eletrônicos, brincou de muitas brincadeiras legais, foi correr no pátio da rua para aproveitar o sol, brincou de lego, de blocos, de bichinhos, de pirata e só parou na hora de me ajudar a colocar a mesa para o jantar. O humor dela está infinitamente melhor, ela é outra criança quando não assiste televisão-Ipad, mais tranquila, mais feliz. Eu não sou radical e no final de semana ela pode assistir UM filme da Disney na televisão, com direito a pipoca e limonada, mas era só.
Assim estamos todos mais felizes e mais tranquilos, menos mau humorados e irritados. A televisão faz isso conosco, não sei por que, mas faz.
Semanas atrás uma pessoa me perguntou como é que eu arrumo tanto tempo para ver novela e taaaaantos seriados e filmes, e eu respondo: tempo é comigo mesma!
Sei lá como eu “arrumo” tempo, todos temos as mesmas 24 horas do dia, eu eu trabalho o dia inteiro, faço o jantar todo santo dia, jantamos juntos em família, coloco minha filha para dormir, e só depois eu penso no que farei de “lazer” a noite. Eu não assisto televisão antes da minha filha dormir, nunca, e ela geralmente está na cama as 7:30 da noite, 8 horas no máximo. Como disse acima, eu estou desplugando, e isso vale para televisão também, as vezes não tenho vontade de ver nada, nem novela e nem seriados. Temos, porem, o PVR que grava os seriados de tv para a gente, então tenho tudo o que gostaria de ver guardado para mim na TV, quando da vontade vejo UM episodio por noite apenas, não um de cada seriado, escolho um programa e é isso o que verei. Sem mistério.
Ah…..e as 10 da noite eu já estou na cama pronta para dormir, pois acordo as 5:30 da manhã.
Acredito que o segredo hoje em dia é você não perder tempo sentada na frente da tv a noite toda vendo “nada”. Sabem ficar trocando de canal o tempo todo? Não faco isso, assim me sobra bastante tempo para ver um seriado se eu quiser ou ler meu livro.
Cada um sabe o que é melhor para si, obviamente, mas eu percebi nestes últimos meses que quanto mais desplugada eu estou, mais descansada e bem humorada eu fico. 
E vocês, andam desplugando?
Se a resposta for sim, quais as táticas que andam usando?

4 Comments on A arte de desplugar

  1. Tereza Barros
    25/03/2014 at 4:20 pm (4 years ago)

    Oi Rita!

    Tenho a mesma impressão. Depois que me desfiz do face e organizei os meu horários, tipo durante o dia a cesso a net para ver alguns blogs e atualizar o meu e ler as notícias do dia (máximo de 40 min) e a noite qnd chego em casa fiz um quadro da rotina e tirei a tv de 4 dias da semana e coloquei a leitura. E me fez muito bem e por consequência fez bem bem pro meu marido tbm.

    Bjus

    Reply
  2. Gabriella Andrade
    25/03/2014 at 7:17 pm (4 years ago)

    Olá,

    Fiquei um bom tempo longa da internet. Ainda estou assim, chego em casa e não tenho coragem de ligar o computador… visualizo o Facebook só pelo celular. Curto o instagram, mas não tenho muito a vontade de ficar vendo se as pessoas colocaram fotos novas.
    As pessoas são assim mesmo, uma hora estrão fissuradas na internet e outras querem distância…. Somos todos assim! 🙂

    Aproveitando o comentário, passa lá no blog – tem uma receitinha super simples de brownie… Passa lá!

    Beijos,
    A Mãe da Estela
    (www.amaedaestela.blogspot.com)

    Reply
  3. Bere
    26/03/2014 at 1:37 pm (4 years ago)

    Oi Rita!!!muito "saudável" tua decisão….Eu como não sou desta geração tão "cibernética" acho que os outros prazeres do cotidiano, como ler….conversar….são muito saudáveis e aproximam a família….embora eu tbém goste muito de dar umas espiadas básicas no que me interessa ….

    Televisão nós chegamos a ficar meses sem ligar…é uma questão de hábito mesmo…agora nas férias, aqui na Pinheira até temos assistido noticiários…e só….enfim, na minha opinião tua decisão é bem legal……
    beijinhos Berê

    Reply
  4. Marlene Casagrande
    27/03/2014 at 6:54 pm (4 years ago)

    Achei ótimo isso de "desplugar"!!! Ando tão enjoada do face, sem paciência pra brincadeirinhas bobas que rolam por lá, o instagram eu curto, acho legal alguns estilos de fotos bacanas, mas tbem tem que filtrar pq as vezes tem gente que posta TUDO o que faz nas 24 horas do dia!!!
    Eu não tenho blog, mas gosto muito de comentar nos blogs que sigo e torço pra que as minhas blogueiras favoritas não fechem seus blogs!
    TV eu não assisto, durmo… rss e quando assisto é só desenhos, junto com minha filha, aliás, ela gosta muito mais de brincar com outras crianças do que com as tecnologias de hj em dia.
    Então estamos juntas: vamos desplugar e ser feliz!!!!!!!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *