Ontem tivemos um momento “aventura” na escola. Tive que chamar os bombeiros pois estávamos dando lanche para as crianças e do nada começou uma fumaça estranha saindo do teto. Em 30 segundos as crianças já estavam na rua e as professoras malucas trocando os sapatinhos, colocando casacos, touquinhas, tudo numa agilidade máxima, pois é por isso que nós treinamos todos os meses para evacuações rápidas em caso de emergência.
Os bombeiros chegaram em menos de 5 minutos ( é só falar escolinha e crianças que eles apressam o passo ainda mais) e vejam que “situaçã” nós tivemos. Eu entrando na escola com o capitão dos bombeiros, outros 3 bombeiros foram investigar e eu fiquei com ele explicando o que tinha acontecido e levando ele em casa peça do prédio (enorme). Enquanto isso os 3 bombeiros lá embaixo investigando. 
Daqui a pouco um deles super simpático e rindo disse: “Achei a causa do susto, enroladinho de carne”
hahahaha
E a vergonha?????
Desgraça, nós tinhamos colocado um potinho de “springroll” (rolinho primavera) de uma aluninha no microondas. Apertamos o botão de 30 segundos, e estava frio, daí colocamos mais 30 segundos. E o que aconteceu? O plástico começou a derreter e causou aquela fumaça esquisita. Na hora da fumaça nem lembrávamos mais do rolinho premavera. O bombeiro acha que a fumaça era pouca e invisível, e quando a fumaça subiu e pegou a entrada de ar, ela se transformou em uma fumaça mais escura e com mais cheiro.
O Bombeiro disse que é muito comum potes plásticos derreterem no microondas, e que ele aconselha potinhos de vidro, para evitar futuros acidentes.
Isso serve de lição para todos nós: em casa, na escola, em qualquer lugar que seja.
Potes plásticos comprados em lojas tipo Americanas, Walmart, em sua maioria tem aquela marquinha em baixo que mostra que é possivel esquentar no microondas, mas as vezes mesmo nestas lojas vendem potes que não tem a marquinha. O bombeiro disse que dependendo da comida + o pote que não deve ir ao microondas, pode causar mini explosões na comida de dentro da fora, e daí ela rapidamente queima, derretendo o pote.
Não sabemos precisar qual foi o problema exato, acredito que a combinação do pote errado com o rolinho primavera, mas o saldo foi o maior susto, nós termos que tirar 30 crianças da escola em 30 segundos, elas tiveram que esperar na rua com frio (10 minutos, mas ainda assim) e eu tive que sair hoje de manhã para comprar um novo microondas, pois o outro tinha um cheiro tão horrivel de queimado que sem condições.
Conclusão:
Vamos começar a investir em potes de vidro, aqueles com tampa de plástico, mas com o “corpo” de vidro, pois além de serem mais seguros (não contém substancias quimicas como o plástico), eles são mais duráveis e mais seguros para a sua casa e escola.
Pais de crianças que as profes esquentam as comidinhas no microondas na escola, troque já os seus potinhos por de vidro, para garantir a segurança da escola. Jamais pensei que algo tão bobo pudesse causar um susto tão grande.
Eu já uso para a Bellinha potes que podem ir no microondas, mas de agora em diante vou usar potes de vidro com mais frequencia. Eles são mais pesados na lancheira, mas paciencia, se são mais seguros eu prefiro carregar uma lancheira mais pesada.
Estes potinhos acima são os que comprei hoje para a minha filha, são pequenos e não farão tanto espaço na lancheira, embora sejam pesados, claro. Quando ela for para a escola ela levara uma “thermos”, potinho térmico, mas em escolinhas aqui em Vancouver ao menos, os almocinhos são esquentados no microondas na sala de aula, portanto os pais mandam potinhos na lancheira.
Não custa prestarmos mais atenção e trocarmos para o vidro se possível.
Fica a dica de quem passou vexame com o bombeiro chamando o caminhão e um time todo para um rolinho primavera queimado.

7 Comments on Post de utilidade pública: microondas

  1. Mãe da Loly
    05/03/2014 at 8:43 pm (4 years ago)

    Hahahahah, não teve como não rir da situação!!!
    Mas que susto hein?!
    Realmente, acho mais seguro usar o pote de vidro por mais pesado que ele seja! Apesar de ficar com receio do vidro na lancheira das crianças por poder derrubar e quebrar…
    Aqui em casa raramente esquento a comida no pote, geralmente coloco no prato… será que não seria melhor disponibilizar pratinhos para as crianças, Rita?
    Não sei qual a dinâmica da escola e se isso atrapalharia, mas de repente seria legal ter um pratinho pra cada e as profes esquentarem a comidinha deles no prato, assim não precisariam carregar os potes de vidro.. se é que vc já não pensou nisso né?! rsrs
    Beijos,
    Dani
    http://www.maedaloly.blogspot.com.br

    Reply
    • rita
      06/03/2014 at 1:17 am (4 years ago)

      Oi Dani!

      Quem dera que pudesse, mas eles aconselham nao ter pratos de ceramica vidro em escolinhas aqui, nao proibem, mas nao aconselham, e como eu tenho seguro da escola, de acidentes, se depois alguem se machucar e sei la, descobrirem que usavamos algo que nao é aconselhavel, bye bye seguro.

      Nós temos apenas 15 minutos para esquentar os almocinhos, entao nao tem como ficar trocando de pote, passando pra vidro, esquentando e depois voltando pro pote, como sao 14 aluninhos ficaria corrido demais.

      Entao vamos pedir que os pais prestem mais atencao de agora em diante.

      Beijinhos

      Reply
  2. Juliana Martins Tolotti
    05/03/2014 at 9:38 pm (4 years ago)

    Rita,

    Antes de ter acidentes, adotei os potinhos como os que colocaste na foto: o "corpo" de vidro e a tampa de plástico. Foi mais pela segurança de saber que nenhum componente químico passaria para a comida, mas no fim, além de evitar explosões, também é mais higiênico, pois chega um momento em que o plástico, por mais que seja super bem lavado, começa a acumular "partículas" não sei do que!

    Beijos!

    Reply
    • rita
      06/03/2014 at 1:18 am (4 years ago)

      Ju,

      Verdade, depois de um tempo o plastico vai ficando manchado, com uma textura esquisita. Vidro é sempre melhor ne?

      Beijinhos saudosos
      Rita

      Reply
  3. Juliana Jardim
    06/03/2014 at 2:32 am (4 years ago)

    Oii Rita você não está mais no instagran? Adorava suas fotos. Beijos

    Reply
  4. Larissa ViviTodoDia
    06/03/2014 at 12:57 pm (4 years ago)

    Amiga meu marido ja queimou um copo de cafe. Eu trouxe um cafe da cafeteria pra ele, ele achou que estava frio, colocou no microondas e o copo comecou a pegar fogo, hilario! Bjs

    Reply
  5. Telma
    07/03/2014 at 9:57 am (4 years ago)

    Oi Rita, óptima dica! Um óptimo dia para vocês. Beijinhos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *