Este inverno aqui em Vancouver tem sido cruel com as crianças. Não sei qual é o pastel, mas em época normal de chuva. se pega apenas um resfriado bobo, mas este ano com a falta da chuva e um frio mixuruca de seus – 10 no máximo, o que não é frio para mim que vivi por 7 anos onde faz – 28 graus, a minha filha tem sofrido horrores este ano.
Afora os resfriados, gripes, infecção de ouvido, dor de garganta e até pneumonia, o que ela mais tem sentido é a assadura da boquinha. Ai que pecado! Sabe quando criança bota o batom da mãe por fora da boca, no estilho palhaço Bozo? Só que não é batom, é assadura.
Gente, tentei de tudo, devo ter gasto ao todo este ano uns 60 dólares com “manteiga de cacau”, protetores labiais de TODAS as marcas, famosas industrializadas, alternativas, naturais e orgânicas, testamos de tudo e NADA, nada adianta. Então como estamos no auge do problema, a boquinha dela está um horror de tão machucada e assada, estou apelando para o bom e velho kit “das antigas”.
Quando ela nasceu no auge das suas 25 semanas de gravidez e com 800 gramas, ela não tinha gordura no corpo e a sua pele parece um papel de tão frágil. Todos os dias, diversas vezes por dia os médicos e as enfermeiras passavam Vaselina na sua pele, para dar aquela proteção molhadinha.
Depois de tantos meses na UTI eu já tinha virado PHD em cuidados com a pele do bebê e descobri alguns truques que as enfermeiras diziam que funcionavam como nada mais, que elas usavam nos seus bebês no hospital, nos seus filhos em casa e nelas mesmas:

  • Aquaphor


Quem já viu ou ouviu falar deste produto? Eu nunca me esqueço, foi o produto que eu mais ouvia falar no hospital. Aquafor para tudo na pele do bebê.É indicado para bebês, crianças e adultos.
Aquafor é usado para tratar da pele seca, que coça, e também pode ser usado para tratar assadura de bebê e até mesmo queimaduras na pele. É emoliente e diminui a coceira da pele seca e irritada e faz com que diminua o efeito de descascado quando a pele está sensível demais.
Também é indicado para tratar de lábios assados no inverno, que é o problema que estamos enfrentando hoje.
Ela passa o dia lambendo a boquinha e ao sair na rua, com o frio, acaba assando. Eu passo o dia de olho e sempre que vejo que o “brilho” do Aquafor já saiu, vou lá e passo mais. Além de hidratar a pele de cima do lábio e os próprios lábios, faz com que se crie uma barreira, e assim a saliva não será absorvida pela pele o tempo todo quando ela lamber os lábios.

  • Vaselina

 Na época das nossas avós não existiam prateleiras e mais prateleiras com hidratantes e mil cremes como vemos hoje em dia, existia um santo remédio: Vaselina.

A Vaselina é similar ao Aquafor, com a diferenca que é 100% Petroleum, quando o Aquafor é apenas 41%. Enquanto o Aquafor, por ter consistência mais líquida que a Vaselina (já diz no nome, aqua), a Vaselina não é absorvida pela pele, ela cria a barreira e pronto, nada entrará na pele. Aqui no Canadá, os canadenses usam muito a Vaselina para machucadinhos como quando uma criança cai e rala o joelho. Limpam direitinho a área e se o ralado não for aberto e tiver sangue, só um raladinho mesmo, eles aplicam a Vaselina, que protege a pele da sujeira e de outros elementos que possam entrar na pele.

Um dos pediatras da minha filha pediu que usássemos Vaselina nela desde bebê, quando víssemos que ela estava com a pele das perninhas descascando ou esbranquiçadas, sinal de pele seca. Ele disse na época para “Por favor não usar hidratante da Johnson que não serve para nada”….hahaha, que era o que ela estava usando 4 anos atrás. Pediu para trocar por outro creme e pela Vaselina.

Uso muito nas bochechas da minha filha, que no auge do inverno ficam secas e sensíveis.

  • Creme Glaxalbase

Este médico da minha filha é um dos médicos pediatras mais prestigiados de Calgary, com muita experiência com prematuros e todos os seus desafios. É quase impossível conseguir virar paciente do Dr K, só conseguimos pois uma das médicas da Bella na época tinha sido colega de faculdade dele e como a minha filha era paciente dela na UTI, ela queria que ela fosse cuidada por ele, pois quando ela teve alta ela ainda tinha alguns probleminhas que precisavam de maiores cuidados.
Toda esta introdução para explicar por que eu segui todas as dicas que ele me deu desde que ela recebeu alta do hospital. Ele dizia “Tem tanta coisa no mercado atualmente, nem tudo funciona, e os pais não fazem a menor idéia do que é propaganda e o que funciona mesmo”. Desde aquela dia nunca mais usei os produtos da Johnson, por exemplo. Ele indicou este creme Glaxalbase, que é um hidratante cremoso branco, sem cheiro, que serve para bebês prematuros até adultos, e ele disse que ele hidrata a pele como nenhum outro. Ele pediu que usássemos sempre no inverno, pois segundo ele hidratantes mais líquidos só são bons para a primavera e verão, nunca para o inverno, ainda mais o inverno canadense.
Uso muito para os braços e perninhas da minha filha, que são super secos.

Enfim, às vezes temos que olhar para trás e usar alguns produtos clássicos e tradissionais que nossas avós usavam antigamente e eram batata, santo remédio para tudo. Eu tento ao máximo apenas usar produtos naturais na minha filha, tudo orgânico, mas as vezes não dá, não fazem efeito e ponto. Então entre deixar a menina sofrendo enquanto eu testo todos os orgânicos das prateleiras, por que não usar o tradicional que surtirá efeito rapidinho.

Um dia e meio de Aquafor e a boquinha está normal, nada vermelha.

Vocês que moram no Brasil e já já estarão enfrentando o frio do inverno, poderão usar estes produtinhos tradicionais também, as vezes gastamos tanto nos cremes da moda e o segredo está nos favoritos da vovó 🙂

5 Comments on Cuidados com a criança no inverno

  1. Anonymous
    25/02/2014 at 6:36 pm (3 years ago)

    Assim que comecei o post já lembrei do Aquaphor que é o que usamos aqui em casa. Compramos as bisnaguinhas mini do Aquaphor BABY toda vez que viajamos. Não consigo viver sem. Temos uma em cada cômodo, em cada carro, em cada bolsa etc.
    É batata :]
    Danielle

    Reply
  2. Mamãe Nádia
    26/02/2014 at 2:02 am (3 years ago)

    Eu só uso Vaselina pros meus meninos e nada mais, não passo creme neles e etc…de noite antes de dormir vou lá e passo vaselina nas mãos deles e no rosto…no outro dia eles acordam com a pele viçosa. Nunca racharam a boca e as mãos, mesmo pegando frio de -40 aqui!
    Vaselina é milagroso mesmo…nenhum outro creme faria esse efeito.
    Eu uso nas minhas mãos também, antes de dormir…e ao redor da boca…
    Não preciso de mais nada…

    Reply
  3. Larissa ViviTodoDia
    27/02/2014 at 12:46 pm (3 years ago)

    Amiga eu estou na Inglaterra desde 2010 mas eu nunca sofri com o inverno como sofri este ano, e olha que nem nevou! Adorei as dicas e vou comprar a vaselina pra mim mesmo. Estava pensando… Eu nao sou daqui neh, imagina qdo eu tiver filho eu nao sei como eh a educacao, como cuidar deles no inverno, quanto custa as coisas, o que mandar no lanche… rs rs tudo tao diferente e meu marido eh tao desorientado, vou ter que ler blogs de mamaes que moram fora tb. Beijos

    Reply
  4. simone e as meninas
    27/02/2014 at 11:42 pm (3 years ago)

    acabamos de voltar de ny e estava muito frio. aquaphor foi nossa salvacao, otimo mesmo.

    Reply
  5. Raquel Franceschini
    05/03/2014 at 2:38 pm (3 years ago)

    Bom, não temos o o frio daí, mas aqui (SP) temos o ar extremamente ressecado no inverno, raremnte chove, então a pele, mesmo oleosa, sofre muito nessa época. Eu uso o ano inteiro nos lábios, a Bepantol Derma, ela é MILAGROSA, tem vit. E na composição, se tiver com os lábios rachados, passa antes de dormir e acora Angelina Jolie (quase isso), com pele novinha. Além disso, uso como hidratante nas extremidades (cotovelo, joelho) e até pra hidratar cutículas! Enfim, adoro, tenho uma na bolsa, uma na empresa e uma no criado mudo!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *