Depois de “estudar” música por um ano, tirei a filhota da escola pois (A) era cara e (B) queria ver se ela gostaria de fazer outras aulinhas como ballet, natação, etc. Ela fez ballet e não gostou, não demonstrou o menor interesse, achava chato, e embora gostasse da aula de natação, só gostou da aula particular, o que também era bem caro, ainda mais caro que a aula de música. Ela fez os respectivos até o Natal e daí com o frio acabamos desistindo.
Ela tem muita aptidão para música, gosta demais de verdade. Passa o dia cantando, o que ela mais gosta de fazer é tocar instrumentos, batucar, ouvir música, cantar junto e até inventar suas próprias letras. Foi a única aula que ela realmente amou e mostrava interesse em voltar, e neste um ano fora não teve um santo dia que passássemos pela ex escola e ela não apontasse e dissesse: “olha a minha aula de musica”.
Contei aqui que ano passado ao notar a falta de interesse com o ballet perguntei a ela se ela gostava de ir no ballet e ela com sua honestidade de criança disse um sonoro e honesto NÃO. Poxa, foi um “A-Ha Moment” como dizemos em inglês, pois eu estava investindo meu tempo e dinheiro achando que ela estava gostando e ela não estava gostando, e além de tudo eu estava indiretamente obrigando-a a ir a aula que ela não gostava.
Bom, até que semana passada ela veio do meu lado do nada e disse “Mami, quero ir na aula de música”. Liguei imediatamente para uma escola para matricula-la.
As crianças aqui em Vancouver, em sua maioria, fazem aula de música desde pequenas. Aulas em grupo e depois aulas para aprenderem um instrumento. Aprendem de verdade, até a adolescência. Eu não sou a favor de obrigar os filhos a fazerem aulas que não querem, não gostam, mas enquanto eles mostram interesse acredito que vale o investimento.
A primeiro escola que ela frequentou tinha o método Kindermusik no currículo, e ela A-MA-VA. Eu sei que existe o método no Brasil também, vocês podem pegar mais informação na fanpage Kindermusik no Facebook.
Google
Mudamos, porém, para outra escola que:

  • Tem aulas com grupos pequenos de 6 alunos no máximo até os 7 anos
  •  Depois de 7 anos de idade, a criança poderá fazer aulas de:

Voz
Canto
Piano
Violão
Guitarra
Violino
Flauta

  • A aula tem 1 hora e meia de duração (melhor para a idade pré-escolar)
A outra escola (do método Kinder) tinha aulas de 45 minutos apenas, acho pouco pois a criança demora um pouco até começar a focar de verdade, quando focou…acabou.
Esta nova escola tem 1 hora de música cantando e dançando, tocando instrumentos e fazendo atividades de movimentos. Depois tem 10 minutos de pausa para um lanchinho (levado de casa na merendeira) e mais 30 minutos de aula na mesinha com um mini-órgão e um monitor de computador, onde a criança começará a aprender a ler música e a tocar piano.

  • Tem aulas no final de semana, o que é imprescindível para mim
Acho uma injustiça a maioria das escolas só terem aulas durante a semana. E os filhos dos pais que trabalham fora o dia todo? 
Falei que não matricularei minha filha em aulas demais, pois quero que ela seja criança e brinque muito, mas quando ela demonstra bastante interesse em algo, acho que neste momento convém investir nesta aptidão da criança.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *