Estava conversando com uma amiga canadense que não tem filhos e não sei como começou o papo de gastos com filhos. Quando não se tem filhos, não se sabe direito, no dia a dia, onde se gasta, então vamos lá.

  • Escola


Acredito que em média, seja Canadá ou Brasil, podemos concordar que a média de uma creche nas grandes cidade é $ 1.000 por mês. Sei que existem escolinhas no Canadá que custam 2 mil mensais para um bebê, como existem creches feitas de ouro em SP que custam 2.700 o mês. Mas há também escolinhas que cobram $ 300 por mês, então fica por aí.
Bella irá, porém, para uma escola pública este ano em setembro, então não teremos gasto com a escola em si, mas como a escola aqui começa as 8:30 da manhã e vai até 2:30 da tarde, teremos o gasto com o “after school”. São escolinhas que tem “before & after” school, para pais que tem que trabalhar antes das 8:30 e depois das 2:30. No caso da minha filha, a propria escola tem a escolinha “before & after” acoplada a ela, só que é particular. Ouvi rumores que só para ficar na escola depois das 2:30 até as 5 por exemplo custa $ 400 mensais. É um valor que teremos que pagar.

  • Comida


Filhos em casa custam mais no “rancho” do mês. Não acredito que o valor seja substancial quando são pequenos, mas você tem que comprar mais frutas, mais leite, coisinhas para fazerem lanchinhos, e por aí vai. O valor mensal gasto no super é maior com filhos.
Dica: Ensine seu filho a comer de tudo desde bebê, isso facilitará na hora de você fazer comida no dia a dia, tendo todos comendo as mesmas refeições. Eu hoje não faço mais comidinha separada para a minha filha, ela come o que nós adultos comemos.
  •  Roupinhas
Criança cresce e as roupas ficam pequenas logo. Coisas como calças, meias e sapatos são os itens que precisam ser repostos com mais frequencia, já camisetinhas mais curtinhas ainda dá para usar mais um pouco. O meu truque é sempre comprar as camisetas, casacos de moleton e casacos de inverno 1 número maior, para poder aproveitar mais. Bella tem 4 anos, mas blusas e casacos compro para 5 anos. Já calça compro para 3 ou 4 anos senão ficam largas nela que é mignon.
Eu não compro roupas caras para ela, e mesmo assim o gasto é grande. 
Dica: Compre roupinhas de tons que combinem entre si. Assim você não precisará de tantas roupas para combinar.

  • Fraldas


Até os 2 anos você gastará bastante em fraldas.E fraldas são caras. E você troca e a criança faz xixi no mesmo segundo….maior desperdicio…hahaha.
Dica: Não faça como eu que gastou horrores com seu bebê testando todas as fraldas do mercado. As baratas são baratas por algum motivo, então escolha 2 marcas de “nome” e boa reputação, teste somente duas, e use somente a escolhida. O que eu joguei de pacote de fralda fora pois deram alergia, assadura e por aí vai.

  •  “Fórmula” ou leite

Se você por qualquer motivo não conseguir amamentar, terá que comprar leite artificial, aqui chamamos de fórmula, e é bem cara. É um gasto substancial no mês, principalmente se seu filho tiver algum tipo de alergia e o leite tiver que ser especial. Lembro quando minha filha saiu do hospital, prematurinha alergica a proteina do leite, até ela completar 1 ano de vida, quando a alergia passou e ela começou a tomar leite de vaca NORMAL (não Ninho ou estas coisas), nós gastávamos 200 dólares por SEMANA somente com o leite artificial dela.  

  •  Consultas médicas
Aqui pagamos $ 138 dólares trimensais para a nossa família de 3 ter direito a saúde. Dizemos que é de graça, mas na verdade paga-se este valorzinho irrisório. Isso dá direito a tudo, consultas médicas e qualquer coisa em caso de problemas de saúde: raio x , ressonancia magnética e cirurgias, leito de hospital, tudo. 
 Em outros países o seguro médico é caro e tomam uma parte substancial do seu orçamento.

  • Medicamentos
Remédios não são cobertos por nosso SUS daqui não. Tem que pagar. Mas isso assim…..agora, quando Bella nasceu e tomou dezenas de remédios na UTI, não era cobrado. Mas se seu filho ficar doente e precisar de antibiotico, você vai pagar.

  • Aulinhas extra-curriculares


O meu maior dilema…hahaha
Como mãe, quero que minha filha tenha acesso a tudo, como professora acho um exagero comprometer horas no final de semana para levar as crianças em mil aulas….cadê o tempo de brincar? Minha filha vai a escola das 7 da manhã as 4:30 da tarde todos os dias, o quanto ela precisa de ballet, aula de arte, música, etc etc aos 4 anos de idade? É um debate forte para quem trabalha com educação infantil, estamos tirando mais e mais o tempo da criança brincar. Neste inverno resolvi ir contra a maré e tirei minha filha de todas as suas aulas. Final de semana? Para brincar e pronto. Na primavera vou perguntar se ela gostaria de fazer alguma aulinha especial. Acredito que na primavera e verão ela voltará para a natação.

 Mas se você quiser matricular ser filho em atividades extra-curriculares, acredito que custem em média 100 dólares por mês cada uma.

  •  Poupança para a faculdade


Queremos que nossa filha tenha a oportunidade de fazer faculdade e gostáriamos de proporcionar isso para ela, então desde os 2 anos fizemos uma poupança e a cada mês depositamos $ 100 dólares para isso. É uma poupança especial feita através de uma empresa de investimentos, um tipo que rende mais juros e que permite que o futuro adulto retire este valor SOMENTE para fazer faculdade.

Pensamos que é melhor começar contribuir agora do que depois, quando já estivermos aposentados ou perto de nos aposentarmos. Assim a maior parte da faculdade estará paga, se precisar coloca-se um valor complementar mais lá na frente.

  • Seguro de vida para os pais
Nós dois temos, é bem caro, mas é importante para, bate na madeira, caso algo aconteça a algum de nós, o outro terá condições de quitar a nossa casa e ter condições de criar a nossa filha com tranquilidade. Ninguém gosta de pensar nisso, mas é muito importante.
  •  Valor mensal para passeios

Cinema. Teatro. Férias. Tudo custa caro e sempre há gastos com isso.

  •  Presentes para os amiguinhos


 Nossa vida social é parada se comparada a de quem mora no Brasil e tem família e muitos aniversários para comemorar. Mas vejo que com 4 anos a agenda social da Bella até que já está agitadinha, com 1 ou 2 festinhas por mês. Com elas os presentes de aniversário dos amiguinhos. Eu estabeleci que $ 20 em presente está bom, não preciso gastar mais. Eu, modéstia a parte, sei escolher presente para criança, então consigo escolher um bem legal por $ 20 e deu.

  • Corte de cabelo


Tá aí um custo que eu pago feliz, que eu tenho implicãncia com criança com franja ninho de rato cortada pela mãe…hahaha. Pago em média $ 15 dólares para cortar a franja da minha filha ou $ 25 pelo corte inteiro. Como a cabeludinha aqui tem cabelo comprido, é 1 corte por mês, no mínimo, ou 2 para a franja.

  • Dentista


Nossos esforços para escovar os dentinhos dela bem 2 x por dia estão sendo recompesados, ela nunca precisou fazer obturação nem nada, mas fazemos um check up anual com o dentista. Em torno de $ 130 dólares.

  • Materiais de arte

 Papel, lápis de cor, canetinhas, sempre temos materiais legais aqui em casa.
Sempre compro UM livro daqueles de colorir, para não ter pilhas e pilhas de livros inacabados, e sempre olho para ver se os lápis de cera estão inteiros (se estiverem quebrados demais as criaças não usam), e se as canetinhas estão com cor ainda, senão compro novas. Materais de arte não são muito caros, dá para renovar seguidamente.
  • Livros

Meu investimento para seu futuro. Gasto em média 15 dólares com novos livrinhos para ela todo mês. Livros aqui são baratos, graças a Deus. A cada livro novo, doo um antigo para não termos uma bilioteca pública em casa.
  •  Brinquedos
Cada vez mais acredito que quanto menos brinquedo, melhor. Como professora e como mãe. Não precisamos de uma casa entulhada de brinquedos. Observe de verdade com o que seu filho brinca. Aposto minha vida como seu filho brinca apenas com 2 ou 3 brinquedinhos por fase. 
Dica: Observe seu filho e compre APENAS 1 ou 2 brinquedinhos por vez, e sempre doe os antigos. Mantenha sua casa LIMPA e organizada, fazendo assim com que seu filho foque sua atenção nos brinquedinhos novos, e brinque e os aproveite de verdade. Ter 150 brinquedos em casa só causa bagunça e a criança não brinca com nada.
Eu sei pois trabalho com criança. Por isso minha casa é impecável com relação a brinquedos e nada de bagunça, e nossa escolinha é igualmente impecável e organizada. Assim podemos observar os gostos da criancaça, com bagunça você não consegue enxergar nada.
Confiem em mim neste ponto. Dica de mãe. Dica de professora de educação infantil.
Que mais?
E aí, meninas? Me ajudem.
Com o que mais gastamos com os filhos?

6 Comments on Onde gastamos com os filhos

  1. Anonymous
    03/02/2014 at 6:19 pm (4 years ago)

    Rita, voltei ao tempo lendo este seu post….meus filhos tem agora 19 e 20 anos respectivamente e que saudades me deu deste tempo em que eram pequenos. Nasceram e foram criados nos Estados Unidos e so aos 12 e 13 anos e que nos mudamos para o Canada. Eu nao trabalhava fora de casa, eles iam meio periodo pra pre escola entao faziam muitas atividades. Eu sou formada em educacao infantil e naquela epoca era super importante pra mim matricula-los em tudo o que eles mostravam interesse. Passei minha vida dentro de uma mini van..O gasto era grande sim, mas como era divertido. Uma coisa que fizemos pra os dois que vc menciona e eu assino em baixo foi a "poupanca" pra o College Funds. Comecamos nos Estados Unidos quando eles nasceram e abrimos um outro aqui no Canada, ou seja, eles tem as duas opcoes.Isso foi a MELHOR coisa que fizems pela educacao deles. Hoje em dia eles estao na universiade sem susto. Tudo o que precisam pra educacao sai do college funds. Melhor investimento EVER!! Amei este seu post. Mesmo nao tendo mais filhos pequenos eu amo "viajar" na sua experiencia de mae. Bjs e tudo de bom pra voce e sua familia.

    Reply
  2. rita
    03/02/2014 at 6:23 pm (4 years ago)

    Aiii cade seu nome para eu saber quem tu es???
    🙂

    Que delicia de comentario, adorei.
    Concordo contigo, se os filhos vao para a escola meio turno dai sim, da para fazer mil atividades, mas no final de semana eh cruel….com a crianca que ta sempre dentro do carro e com os pais. Nao sobra tempo para nada.
    Aqui a minha realidade eh esta de escola integral, por isso minha opiniao forte quanto a isso 🙁 vamos ver na primavera se consigo matricula-la em algo que ela queira fazer (nao eu)..haha

    Mil beijos

    Reply
  3. Mariana
    03/02/2014 at 6:30 pm (4 years ago)

    neste momento calculo em R$ 3.000,00 o gasto com o filhote aos 6 anos por mes.

    Reply
    • Rita
      03/02/2014 at 11:46 pm (4 years ago)

      Jura Mari?
      Que caroooo
      Obvio que eles valem cada centavo. Nunca fiz a conta na ponta do lapis aqui, mas no canada acho que nao chega a 3 mil mensais não.
      Beijinhos

      Reply
  4. Alyne Afonso
    03/02/2014 at 8:28 pm (4 years ago)

    Ah, Rita, muito bom esse post…Um gasto que lembrei que tenho aqui em casa é produtos de beleza. Sim, elas tem 7,6 e 3 anos, e eu não deixo usarem maquiagem ainda, só batom…mas são quase 500ml de shampoo E condicionador por mês, protetor solar (que é básico, na verdade) hidratante…Isso fora as tiaras e chiquinhas (que sempre somem do nada) e por aí vai…e olha que aqui só o pai trabalha,por enquanto!

    Reply
    • Rita
      03/02/2014 at 11:48 pm (4 years ago)

      Alyneeeee

      Guria, certo, esqueci deste ponto.
      Aqui em casa é xampu e condicionador organico para a Bella, mas com 1 menina em casa, acho que é 1 frasco a cada 2 meses eu acho.

      E sim, elasticos de cabelo, usam 1 x e perdem, ou o buraco negro dentro de casa engole, estou constantemente comprando maria chiquinhas e passadores.

      Aff….e tiarinha *arquinho* que poderia durar mais ela nao gosta que cai da cabeça.

      Hidratante compro um potão de um sem cheiro recomendado pelo medico, um branco espesso proprio para pele sensivel e ressecada do Canada….e filtro solar somente 1 por ano pois aqui o verao eh meia boca, nao faz tanto sol e calor assim, 1 frasco da para o verao todo.

      Tu tem blog? VOu la olhar e pegar ideias e dicas, com 3 meninas tu tem muitooooo pra me ensinar.

      Beijinhos
      Rita

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *