Ano passado fiz um workshop super interessante sobre “Fairy Gardens” – jardins de fadinhas. A professora que deu a aula pincelou um pouco sobre a história de onde vem as fadinhas e eu fiquei encantada, não fazia a menor idéia, fadinha para mim era a sininho da Disney e só. Mas existe mais as fadinhas:
Diz a lenda que as fadas são pessoas pequeninas, porém com asas, e que possuem poderes mágicos. Além disso elas tem a capacidade de voar e viver uma vida longa. Alguns acreditam que elas são arteiras por natureza, gostam de pregar peças e fazer brincadeiras, já outros as tem como má sorte. Diferentes culturas e países vêem o mito das fadinhas de forma diferente. Acredita-se que elas tenham a sua origem na Irlanda.

Uma das palestrantes disse que os jardins das fadinhas é parte da cultura da Irlanda, e adultos e crianças criam jardins com materiais da própria natureza para que as fadinhas tenham onde pousar quando querem descansar:

O mais apaixonante do workshop foi ouvir as palestrantes falarem em como é importante para nós acreditarmos no místico, principalmente para as crianças. Confesso que enquanto ela falava eu até dei uma choradinha, pois eu trabalho com crianças e sei como elas são lindas e inocentes, em como acreditam na fantasia: papai noel, coelhinho da páscoa, fada do dente. Ela dizia que a nova geração precisa resgatar o que foi perdido com a tecnologia atual: ter mais contato com a natureza, enxergar além dos olhos, acreditar nos mitos e lendas que enchem nosso coração de alegria e esperança, e para os irlandeses, acreditar nas fadinhas é isso.

Um dos meus maiores desejos como mãe é literalmente dar asas para a imaginação e inocência da minha filha. Quero sim que ela seja criança de verdade, que possa brincar e acreditar nas coisas lindas da vida, sejam elas reais ou não. Este ano resolvi nos dar de presente, para mim e para ela, um jardim de fadinhas, que construiremos juntas quando a primavera chegar.
Ano passado, logo depois do workshop, me entusiasmei e fui a loja de jardinagem pesquisar sobre o assunto. Como a cultura irlandesa é forte no Canadá, assim como tudo o que envolve natureza, percebi que os jardins e casas de fadinhas não são novidade por aqui, existem lojas-boutiques de jardinagem que vendem coisinhas inacreditáveis para fadinhas. Mas achei caro. Não me deixarei  abater e começarei a pesquisar o Pinterest com idéias para construir nosso jardim de fadinhas sem gastar muito, usando na sua maioria, objetos da natureza:
Pedrinhas coloridas.
Pedacinhos de madeira, de tronco de árvore.
Madeirinhas.
Palitinhos
Pedras…que podem ser pintadas e decoradas e virarem casinhas.
Tantas idéias lindas que não precisam de grande investimento, que qualquer pessoa poderá fazer para a sua casa.
O mais interessante que descobri, é que aqui a onda aqui no Canadá, e acredito que principalmente na Irlanda, os jardins de fadinhas não são coisa de criança não, são projetos lindos que adultos, homens ou mulheres, podem criar para a sua casa, apartamento ou jardim. Vou mostrar para vocês algumas versões mais adultas, para quem não tem criança, e algumas versões mais fofas e infantis para estimular ainda mais a curiosidade e imaginação delas:

A maioria dos jardins são feitos com suculentas, plantinhas que não crescem muito e não precisam ser podadas. 
Uma das “regras” do jardim das fadinhas é não decorá-lo com a fadinha, pois esta é exatamente a idéia, que ele seja o local onde a fadinha….mística….vá pousar quando cansar de voar. Você não deverá ver a fadinha, mas sim cuidar do seu jardim para que ela sinta vontade de visitá-lo. Não é lindo isso?

Quando fui a loja pesquisar as coisinhas para os jardins, vi vasos lindíssimos para comprar, já próprios para isso, mas são caros e lembro de ter pensado na época: “Que pena, não poderei fazer o jardim este ano, será muito caro.”, mas vou parar de pensar deste jeito, desta maneira mesquinha de pensar que só com dinheiro podemos fazer as coisas que queremos. Posso muito bem usar a minha imaginação, pesquisar e usar materais que estejam de acordo com o meu orçamento. 
Vejam que graça de jardim que esta pessoa criou com aqueles vasos bem simples de plástico que achamos em qualquer loja:

O workshop não chegou a nos ensinar a fazer as coisinhas especiais para os jardins, mas deu idéias de como deixá-lo mais especiais:

  • Madeirinhas encontradas em uma caminhada podem virar escadinhas, pontes…por exemplo
 Meu plano é colocar a família inteira para curtir este projeto. Como meu marido diz, ironicamente, “amo quando tu usa a tua imaginação e me obriga a colocá-la em prática”…hahaha. Quem nunca?
Mas meu plano é a Bella, a vovó Wera e eu sairmos para caminhadas no nosso bairro para colecionar tesouros para nossos jardins. Temos 2 pátios em casa, um atrás que é aberto, e poderemos encher de vasos legais para criar os jardins “naturais”, já na frente na entrada que é coberta, ajudaremos a Bellinha a criar os seus jardins, que terão motivos infantis, com casinhas, pontezinhas, cogumelos, pintaremos pedras para serem casinhas e por ai vai.
Aqui algumas versões infantis:

Terra, pedras que viram calçadinha, plantinhas verdes, suculentas, madeirinhas, é muito amor, já estou apaixonada.

Eu vou pirar na batatinha brincando de paisagista. Imagina plantar as plantinhas, musgos, e depois fazer as calçadinhas de pedrinhas! Querem coisa mais relaxante do que sentar numa tarde e criar uma fofurice destas?

Amei esta idéia do vaso alto e do vaso baixo, com uma escadinha para a fadinha poder curtir os dois jardins. 
Esta foto será eu, Bella e vovó este ano, com a mão na massa com nossos jardins de fadinhas.

Que idéia genial: comprar uma casinha de passarinho de madeira na lojinha de 1,99 e pintá-la e decorá-la com pedrinhas. Amei.

Como vocês podem ver, estou super duper entusiasmada com nosso projeto em família para 2014.
A minha idéia é depois pegar alguns livros na biblioteca sobre fadinhas, para eu e Bella lermos antes de iniciarmos este projeto. Assim ela terá mais em mente para quem estaremos construindo tantas coisinhas lindas.
 
E vocês amigas canadenses não precisam agradecer não, tá? Mas achei uma das melhores lojas que vendem acessórios para jardins de fadinhas aqui no Canadá, com todas as coisinhas lindas e a preços bem baratinhos (tirando as casas que são mais caras, claro). Eu gostaria de criar os jardins eu mesma, com a Bella e Vovó, construindo as escadinhas de madeirinhas, decorando as casinhas e tudo o mais, mas compraremos alguns acessórios fofos para nosso projeto ficar ainda mais mágico.
Vamos fazer meninas?
Você pode fazer no Canadá, no Brasil, se morar em casa ou apartamento, é só usar a imaginação e as mãos para fazer um artesanato básico e criar jardins fofos.

4 Comments on O Jardim das Fadinhas

    • rita
      31/01/2014 at 6:17 pm (3 years ago)

      Ai Flávia eu vou amar o presente, vou aceitar muito feliz. Estou redecorando o quartinho da Bella em tons coloridos com vermelho e um quadro bem lindo dela de fadinha ficaria lindo demais!! E depois vamos fazer um post bem lindo no blog para divulgar o seu trabalho, pois eu nao conhecia este tipo de montagem. Acho uma ótima opção para maes que querem decorar o quartinho dos filhos ou dar de presente para as avós, né?

      Te achei digitando pel Google, pois a página do face não está funcionando, me passa novamente? Nao puxou o seu nome quando digitei no face.

      Me passa seu email para a gente conversar sobre que roupínha tu achas que a Bellinha deveria usar para a foto? Beijocas
      e muitissimo obrigada pelo presente, vou amarrrrrr
      Rita

      Reply
    • Flavia Cabral
      31/01/2014 at 11:14 pm (3 years ago)

      Oi Rita fico feliz q aceita meu mimo,eu farei em alta resolução,assim você manda fazer a ampliação no tamanho que desejar,para minhas clientes eu amplio no tanho 30×40,nem muito grande e nem muito pequeno!

      Meu email é flaviabiazi@bol.com.br
      No facebook minha página é Flávia Cabral Arte Digital

      Beijos

      Reply
    • Jennifer Wall
      08/09/2016 at 6:12 pm (10 months ago)

      How can I purchase this adorable fairey with the rabbit?!

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *