Fonte: Pinterest
Depois de vários alarmes falsos em que o computador pifou e eu quase infartei achando que tinha perdido todas as minhas fotos, a cada ano fui amadurecendo a idéia de começar a revelar as minhas fotos para valer. Convenhamos que desde que a câmera digital apareceu nós revelamos menos fotos, perdemos muitas delas por problemas de computador ou desleixo nosso em não saber onde gravamos e depois acabamos deletando-as por engano. Pois bem, nestes dois anos de Vancouver já tentei revelar anos de fotos várias vezes, mas nunca consegui partir para a prática.
Não sabia por onde começar e depois de 1 hora perdida olhando arquivos e mais arquivos, desistia. 
Não mais!
Chega desta babaquice de confiar na tecnologia, de achar que podemos relevar depois, amanha, daqui 5 anos. Melhor começar agora.
Há uns mil anos 4 anos atrás, lembro que ainda nem tinha engravidado, comprei um álbum que na época era lançamento, chamado Project Life. Ele foi criado por uma scrapbooker (hoje milionária) que resolveu inovar – ou seria simplificar – e largar de mão o scrapbooking tradicional de antigamente;
Aquele caro.
Cheio de adesivos.
Enfeites.
Mil técnicas para aplicar os enfeites.
Mil ferramentas para usar as técnicas para aplicar os enfeites.
Enfim…..caro, e que consumia tempo de mais na nossa vida corrida.
Pois a idéia da gênia Becky Higgins foi simplesmente criar um álbum, os plásticos e cartões fofos e coloridos onde você pode escrever suas histórias em um formato que já é decorado, simples e fofo.
Pronto.
É barato?
Não, mas muito mais barato do que o scrap tradicional.
E mais fácil de fazer, até para quem trabalha, tem filho, e não tem tempo para nada.
 
Idéia de preço:
Um álbum $ 29 dólares
A caixa do “core kit”, com os cartões decorados = $ 40 dólares
A caixa com os plásticos no tamanho certinho de fotos e dos cartões = $ 40
+ revelar as fotos, eu revelei ontem 200 fotos e paguei $ 40 dólares
O total de um álbum dá seus $ 150 dólares ao todo, o que não é barato.
BUT…..tudo são prioridades.
Se você adora bater fotos, se você adora documentar as suas viagens, o seu dia a dia, as coisinhas fofas que sua família e filhos fazem, preservar estas memórias deve ser importante para você.
Para mim é….e muito.
Bom, chega de filosofia “scrapbústica”, vamos ver este álbum de uma vez.
Vou mostrar para vocês hoje o meu último projetinho: 
O álbum de fotos da nossa viagem a St. Maarten, no Caribe, este ano.
Fui na Michaels, a loja que vende os kits Project Life no Canadá, e comprei um álbum, o core kit chamado Honey, bem colorido e alto astral, e a caixa de plásticos para colocar as fotos.
Meio caminho andado.

A parte mais difícil, porém, é escolher que fotos revelar. Bati mais de 2 mil fotos em 7 dias de férias no Caribe….Deus me ajude!

Mas vou explicar para vocês a minha linha de raciocício para álbum de viagem:

  • Quantas vezes você viaja na vida?
No meu caso, eu não sou uma pessoa viajada, infelizmente, somente agora estou tendo condições financeiras de poder viajar. Então se eu não viajo muito, e justamente pelas viagens que eu faço serem tão especiais para mim, eu quero sim ter todas as fotos lindas que eu julgo importantes para estar no álbum.

  • Como você bate suas fotos?
 Cada um bate fotos de um jeito, e isto é um sinal da sua personalidade, de como você observa a vida e as coisas a sua volta. Há quem somente tire foto das pessoas, há quem somente tire foto das paisagens, e há quem gosta de tirar foto dos dois, o meu caso. E para complicar ainda mais eu sou daquelas chatas que ama tirar foto de detalhes: de comida, do pézinho da filha, dos ladrilhos da cozinha do restaurante, e por aí vai, por isso eu bato milhares de fotos, pois tenho interesse em registrar e lembrar de tudo depois.

  • Hora de revelar
Eu escolho as fotos mais bonitas e as fotos que contem uma história, ou que quando eu as veja daqui 20 anos, lembrarei de um momento especial que eu não quis esquecer. É esta linha de pensamento que uso para revelar fotos. 
Vale levar em consideração que na época atual, você P R E C I S A aprender a “let go” e não ter pena de não revelar certas fotos. Impossivel fazer um álbum do Caribe com 2 mil fotos, portanto a maioria não será revelada. E pronto….e segue-se a vida sem olhar para atrás, sem pensar na morte da bezerra que não teve suas fotos reveladas.

200 fotos no envelope, peguei o laptop e abri as pastas da viagem para pegar as datas e a ordem cronológica das fotos (pois eu devo ter TOC, tudo tem que ser cronológico, senão me irrita, ainda mais em sequências de viagem).
Parti então para montinhos de cada dia.

A Paty, brasileira-canadense que ama scrap e fotos como eu foi o P É S S I M A influência que me disse sutilmente que hello…..por que não adicionar alguns adesivos de verdade ao álbum. Pra quêêê?
hahaha
Lá fui eu a Michaels para ver se existiam adesivos no motivo praia do Caribe. Óbvio que tinha. Me muni de dois cupons que davam 40% de desconto e fui lá, confiante no meu auto controle. Saí da loja correndo, somente com 4 ou 5 pacotinhos de adesivos. Poderia ter comprado uns 20 facinho!
A idéia que tenho é criar algumas páginas 12 x 12 de scrap digital contando em maior profundidade sobre certos aspectos e lugares da viagen e dai usarei os adesivinhos nestas páginas especiais.

Eu queria um álbum de couro preto, mas óbvio que não tinha, e mais óbvio ainda que a minha ansiedade não me permitiu adiar o projeto, eu precisa de um álbum para ontem. Escolhi um preto e branco então.

Há 4 anos quando comprei o kit Project Life quando ele ainda era só vendido online, eu me empolguei e comprei do site que esqueci o nome (sorry), vários plásticos legais para incrementar os meus álbuns. de todos os tamanhos.
Acima um envelope para guardar os souvenirs de viagem.
Abaixo mini plásticos para guardar cartões postais.
Viagem sem cacareco não tem graça, eu coleciono TUDO em viagens.

Vamos começar a colecionar plaquinhas de todos os lugares que visitarmos, então por hora guardarei esta aqui no álbum.

Aqui como o álbum está se formando. Comecei ontem, portanto teremos umas boas semanas até eu escrever tudo nos cartões do Project Life, até criar as páginas de scrap digital e revelar tudo.
Adoro esta “textura” de ter um álbum todo misturado com várias coisinhas, tamanhos de plásticos e diferentes “mídias”.

Aqui exemplo dos cartões “decorados” da Becky Higgins.
Eu escolhi o core kit honey baseada nas cores do Caribe, bem colorido com o mar turqueza….então o kit honey foi o mais perfeito.

Olha eu aí com as fotos de comida, detalhe da Bella tomando fruit punch…

E exemplo das memórias que eu gosto de registrar. Ela se esbaldou brincando na piscina com o meu irmão Dindo Sabe Tudo e com o amigo dele, que ela carinhosamente chama de “Nenguiwú”, e a brincadeira favorita era “tubarão”. Fotografei a sequência do ataque, pois foram os momentos mais queridos da Bellinha nesta viagem, com a nossa família.
Estou super feliz e orgulhosa de mim mesma pois estou conseguindo devagarinho revelar as minhas fotos. São o meu bem mais precioso, as memórias da minha família, se eu não as guardar, não as escrever, como minha filha poderá lembrar quando adulta? Eu gostaria que ela pudesse ver a sua vida na infãncia, saber o quanto nós a curtimos, quantas boas fizemos em família.
Acho que vale a pena o tempo e o investimento gasto.
E vocês?
Não é impossível, eu sou SUPER ocupada, trabalho o dia inteirinho, tenho filho para cuidar, janta para fazer e casa para limpar,  não tenho tempo para nada, mas estou conseguindo fazer….você também conseguirá, basta querer!

9 Comments on Organização: minhas fotos com Project Life

  1. Mãe da Loly
    20/01/2014 at 11:00 am (4 years ago)

    Eu ameeeeeei isso Rita!!!!
    Tb adoro tirar fotos e separo td por dia, por lugar, por td, tem que tá "categorizado"!! rsrsrs
    E acho a coisa mais linda do mundo os álbuns de scrap, mas além de ser carésimo, quase não ter nd no Brasil eu nem tenho espaço pra guardar milhares de cortadores e td a "parafernalha" que precisa para poder montar os álbuns… esse Project Life parece ser a solução para os meus problemas!!! rsrsrs
    Eu já ouvi falar dele mas online, daí me falta tempo pra aprender a montar td direitinho… então esse parece realmente o ideal!!! Vou procurar por aqui…
    E por fim, seu álbum está liiiiiiindo!!!! Lindas as fotos, as paisagens, td!!!!
    Beijos,
    Dani
    http://www.maedaloly.blogspot.com.br

    Reply
  2. **Lih**
    20/01/2014 at 12:08 pm (4 years ago)

    Oi Rita,

    Amei os post, eu amo fotografia. Também sou dessas que tira trocentas fotos em uma viagem ou evento. Gosto muito, mas revelo pouco. Das férias tenho revelado 5 ou 6 algumas vão para o porta retratos outras para a tela de fotos e outras ficam engavetadas em qualquer lugar, e a maior parte confiada as mídias…

    Beijos!

    Reply
  3. Silvana Alves
    20/01/2014 at 12:53 pm (4 years ago)

    preciso revelar as minha tbém, estão todas dentro do computador e vivo pensando que pode pifar.. aiaiaia

    Reply
  4. Larissa ViviTodoDia
    20/01/2014 at 12:59 pm (4 years ago)

    Amiga que linda a sua iniciativa, eu preciso fazer a mesma coisa e revelar varias fotos que tenho em casa. Geralmente eu sempre nao revelo por causa da grana, mas como vc falou tudo eh prioridade e vc esta certissima em organizar e decorar de uma forma linda as memorias da sua familia. Beijos

    Reply
    • rita
      21/01/2014 at 3:22 am (4 years ago)

      Verdade amiga, é caro sim, mas pensa que se a desgraçeira do computador morrer (como ja aconteceu comigo), não da dinheiro que pague as lagrimas. O remorso é grande demais.

      Reply
  5. Gustavo Correa
    20/01/2014 at 5:46 pm (4 years ago)

    bah humilhou né? tenho trocentas fotos para revelar, mas dá uma preguiça. Acho que agora vou criar vergonha na cara, revelar e organizar álbuns legais! Bjos!

    Reply
    • rita
      21/01/2014 at 3:21 am (4 years ago)

      Hahaha….Pega umas 2 viagens e faz num susto. Se pensar muito nao sai, dá preguiça. Se eu morasse ai fazia todos os albuns para ti….peninha 🙁

      Reply
  6. Gabriella Andrade
    20/01/2014 at 6:49 pm (4 years ago)

    Olá!

    Passando pra fazer uma visitnha e deixar um grande beijo!
    Tô de volta com o blog, passa lá pra conferir…

    Beijos,
    A Mãe da Estela.

    Reply
  7. Marlene Casagrande
    22/01/2014 at 5:41 pm (4 years ago)

    Vou me inspirar em você, meta pra 2014: revelar fotos urgentemente!!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *