Vi esta tag em um blog americano e vou me inspirar nela.
Toda dona de casa tem suas manias, boas ou ruins, mas eu vou focar nas boas, pois de mania ruim o mundo está cheio, ninguém quer ouvir falar das do vizinho.
Já contei que sigo a teoria da casa organizada e sujinha , ao invés da casa limpa e bagunçada, mas isso não significa que a casa seja de todo sujinha, ela é bem limpinha, ok? Ainda mais agora que estamos nos dando o luxo de uma diarista a cada duas semanas.
Minhas manias:

Foto meramente ilustrativa do Pinterest

  • Lavar lençol todo santo final de semana
Eu achava que todo mundo lavava lençol todo final de semana, mas descobri que não, então estou classificando como mania minha. Toda sexta-feira a noite ou sábado eu lavo os lençõis de toda casa + os protetores de edredon.
Eu gosto de lençóis brancos ou estampados com fundo branco, então tem que ser lavado toda semana. Agora que eu tenho o cartão do Costco, loja daqui, eu compro o detergente de lavar e amaciante lá, são super baratos e muito cheirosos. Também uso alvejante para ficar bem branquinho. Os lençõis aqui de casa são sempre limpíssimos e cheirosíssimos, mesmo com o cachorro….cof cof cof…dormindo na cama as vezes sempre.

* Tambêm uso Resolve para tirar as manchinhas chatas….nem sabia que isso existia, até minha mãe me apresentar uns anos atrás.

Foto da minha casa
  • Toda bagunça tem seu lugar
Uma vez vi no programa da Oprah um organizador profissional dizendo que a regra dele é: saia pela casa com 1 sacolinha plástica, se você caminhar pela casa e avistar bagunça, vá guardando no seu lugar, mas se pegar na mão algo que está bagunçado, atirado num canto e você simplesmente não sabe onde aquilo deveria ser guardado…..LIXO.

 Desde então, anos atrás, é isso o que eu faço. Sem dó nem piedade.
A foto acima é a minha sala. Temos uma sala bem comprida, e como não temos um quarto extra para virar escritório, visto que temos 3 quartos, mas um é o quarto de hóspedes da vovó quando ela vem nos visitar, tivemos que adaptar e criar um home office na sala mesmo. É super difícil organizar os papéis da escola e deixar tudo bonito de se ver esta estante aberta que temos, mas por hora estou conseguindo.Este ano quero comprar um tapete geométrico preto e branco para dividir o “escritório” do restante da sala.
Quartinho da minha filha

  • Brinquedos meticulosamente organizados
Eu tenho uma escola, trabalho com criança, tenho filho, mas nem por isso eu aceito que casa (ou escola, ou seja lá que ambiente for) deva ser uma bagunça de brinquedos.
Nunca.
Never.
Ever.
Do ponto de vista dos adultos da casa, nós merecemos morar em um lugar asseado, organizado, com um ambiente que dê vontade de sentar e relaxar no final do dia. Brinquedos bagunçados e jogados pelo chão, pelos cantos da sala, em cima do sofá, debaixo da cama, são um deserviço para os adultos da casa e também para as crianças, que crescem vendo que “bagunça é ok, é aceitável”.

Quartinho da minha filha
 
Dá sim trabalho organizar brinquedos, mas se você comprar algumas cestas ou caixas na loja de 1,99 e você criar o hábito de ensinar seu filho a limpar tudo depois dele brincar, é muito fácil manter uma casa arrumadinha.
Minha filha sabe que “brincou, guardou” e que sair de um ambiente e deixar tudo bagunçado não é aceitável.  Ela pode fazer a maior bagunça que quiser, mas quando cansar de brincar, arrumará tudo.
Entrada da minha casa, cama do Butters e tapete nos tons alaranjados
  •  Escolher uma palheta de cores para a casa e tentar seguir com ela

Vamos ser sinceros: quem tem dinheiro para ficar investindo na decoração da casa seguidamente? Eu que não. Um móvel comprado, uma mantinha de sofá, tudo é comprado para durar muitos anos, e não para serem reciclados pouco tempo depois.

Somente agora, na minha casa dos 30 anos, cheguei a conclusão que o meu gosto pede beige, marrom e cinza….e deu. A minha casa inteira é nestas cores. A prova de enjôo, da minha parte. Mas como não dá para ficar somente nestas cores meio “sem graça” (que eu amo), eu defini o laranja como cor colorida para os detalhes da sala. Já meu quarto é todo nas cores beige e branco, o meu banheiro é beige, cinza e um azul pálido, e o quarto da minha filha sim, é BEM colorido.

Definir as cores que a sua família gosta e investir em peças que combinem entre si é importante para você não ficar constantemente gastando com novos acessórios a cada vez que “enjoar” de uma cor.

Foto ilustrativa do Pinterest

  • Velas

Meu marido fala que eu não bato bem, que eu sou obsecada por velas e ele nem sente o cheiro delas.
Aff….ninguém merece!
Mas eu adoro velas e para mim chegar em casa a noite e acender uma vela cheirosa dá um clima de descanso e aconchego na casa. Eu, como dona de casa que sou, como sou eu mesma que limpo e organizo, o mínimo que eu espero é que eu me sinta bem na minha casa arrumada com cheirinho de “chuva no campo” e “bálsamo fresco”.

 E vocês meninas, quais são suas manias de dona de casa?

4 Comments on Organização: manias de dona de casa

  1. Laura
    23/12/2013 at 11:56 am (4 years ago)

    Jura que tem gente que não lava os lençois toda semana? Eu sempre fiz isso…rsrs. Também concordo com a paleta de cores, no máximo muda a cor das almofadas de vez em quando, pra dar uma variada. Também tenho uma diarista a cada 15 dias, então ela faz o faxinão e a gente vai mantendo nos proximos dias, mas sempre mantendo a ordem, pq eu odeio bagunça!

    Beijão

    Reply
  2. Larissa ViviTodoDia
    23/12/2013 at 12:44 pm (4 years ago)

    Amiga eu tenho muitas manias. Uma delas eh nao conseguir ser muito madura, as coisas que compro sao geralmente fofas e cutes, minha mae veio auqi pela primeira vez esse ano e disse que minha casa parece casa de boneca kkkkk. Tb lavo meus lencois e fronhas toda semana, faca chuva ou faca sol. Bjos

    Reply
  3. Patrícia Gomes
    25/12/2013 at 10:33 pm (4 years ago)

    Olá! Você não é a única que troca a roupa de cama aos sábados. Iniciado o Verão, comecei a trocar aos sábados e quartas. Noooossssaaaa também amo velas e tenho vários "castiçais" pela casa. Na verdade não são castiçais, são protetores das velas. E descobri que casca seca de laranja exala um cheiro maravilhoso!

    Reply
  4. Anonymous
    26/12/2013 at 3:44 pm (3 years ago)

    Eu lavo os lencois toda semana tambem e acredito que grande parte dos brasileiros também ajam dessa forma. Pelo menos minhas amigas, minhas tias, minha mae faz assim 🙂
    Aqui onde moro, EUA, eu ja nao sei. Mas nao tem sensacao mais gostosa do que deitar em lencois limpinhos e cheirosos. ADORO!
    Sobre a organizacao, sou meio neurotica e tenho definitivamente TOC. Tudo precisa estar no lugar, nao aguento ir para a cama deixando bagunca espalhada pela casa. Bjs
    Mari

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *