Eu moro no Canadá há quase 10 anos, então tive 8 invernos em Calgary e 2 em Vancouver, sei quase tudo de inverno.

Aqui tudo é muito barato, roupas, eletrodomésticos, brinquedos, tudo de tudo, mas uma boa jaqueta de inverno custa caro, ao menos caro para os padrões canadenses. Se comparado ao preço super-duper-inflacionado do Brasil, é de graça, mas quando digo caro, me refiro se comparado aos preços normais que vemos por aqui.

Ano passado no Boxing Day me dei uma super jaqueta de inverno, ou melhor, achei que tinha me dado uma super jaqueta de inverno. Paguei $ 150 pela jaqueta belíssima, estava metade do preço, e 1 mês depois quebrou o zíper. Pensa no ódio? Trocar o zíper de uma jaqueta aqui custa 1/3 do valor de uma jaqueta.

Bom, daí que há anos ouvia falar que existe uma marca que faz jaquetas de inverno divinas, de altíssima qualidade e muito bonitas, com acabamento perfeito e mil elogios que vocês podem imaginar. Logo pensei que se tratava da The North Face, outra marca muito boa e famosa por aqui, mas não, a marca em questão era Eddie Bauer.

A melhor jaqueta de inverno EVER (na minha opinião) se chama Yukon Classic Down Jacket 1942
É um dos modelos mais clássicos e antigos da marca, mas que foi repaginada nos acabamentos para ficar com um visual mais moderno e feminino.
Por que ela é tão ótima?
Não…volta tudo, primeiro preciso explicar como é o frio do Canadá:
O inverno do Canadá se resume em – 30 ou – 50 graus de frio em províncias como a da Alberta e Manitoba, respectivamente, ou em torno de – 10 a + 10 em British Columbia. Toronto? Não sei, faz friozão lá também, acho que em torno de – 20? Não lembro agora, nunca morei em Toronto.
Bom, então o inverno pode ser terrivelmente frio com – 30 graus ou frio chato com -5 ou + 5 graus.
Quando eu morava em Alberta, na cidade de Calgary, as temperaturas eram frias de verdade no inverno, a ponto do rádio fazer Plantão de Emergência Frost Bite, ou seja, não saia na rua meu amigo, senão seu nariz ou qualquer outra pele exposta será necrosada (falando sério). Já em vancouver não, o tempo é chato, murrinha mesmo, úmido, chuvoso, mas não é tão frio.
Ok, por que a jaqueta é tão boa?

  • É feita para aguentar até – 30 graus
Dá para aguentar as temperaturas gélidas de países frios de verdade. O website fala que a jaqueta aguenta até – 17 graus, mas a vendedora da loja disse que já viveu em Alberta e tinha esta jaqueta a anos, e mesmo com – 30 graus ela se mantinha quentinha.

  •  É muito leve e fininha
Não é pesada como as outras jaquetas que eu já tive por aqui, que eram pesadas até para carregar. Esta não, pelo pluma, literalmente.

  • Tem versão curtinha ou longa
Em Calgary eu só usava jaqueta bem comprida, quase no joelho, pois eu sentia muito frio (jaqueta errada, falei!) mas aqui para usar em Vancouver, comprei a versão curtinha da foto.

  • É “repelente” a chuva
Termo esquisito que eles usam, mas é quando a jaqueta não é 100% impermeável, mas é um meio termo, pois protege e faz com que os pingos não absorvam de todo.
  • Capuz com pêlo longo e gola com pêlo curto 

 

Pergunte a um canadense como deve ser uma jaqueta de inverno e ele dirá que o pêlo tem que estar presente. Você coloca uma jaqueta aqui com o pêlo no capuz e se sente em um filme no Alasca. É o chamado Lodge Style. Quem já foi a um país de inverno com neve já deve ter sentido aquele clima de lareira, botas pesadas de inverno, chocolate quente e uma jaquetona com pêlo. 
Jaqueta sem pêlo perde um pouco em estilo, por assim dizer.

  •  Proteção de manga e zíper
Os bons casacos de países de frio tem uma proteção da manga no pulso, para o ar gelado não entrar por dentro da jaqueta.  A da jaqueta Yukon (Yukon = Província do Canadá) é de Fleece grossinho mas bem macio, uma delícia.
A minha maior implicância…o zíper! 
De ótima qualidade, dá para ver de cara. E ainda vem com um detalhe bonito em couro.

  •  Tem que ser justa no corpo
Puxa, pena que não me deram esta dica 10 anos atrás. Mas descobri que jaqueta de inverno PRECISA ser justa ao corpo. Eu achava que a jaqueta tinha que ser um pouco mais larguinha para servir junto com a camiseta + cardigãzinho por baixo, mas não minha gente, se você quer ficar quente de verdade, compre a jaqueta do tamanho exato, e use apenas uma blusinha fina por baixo (ao menos nos países frios que tem calefação)
A jaqueta custa em torno de $ 300 dólares no Canadá (com os impostos), mas comprei no Black friday por metade do preço.
Vale muito a pena, aconselho a TODOS comprarem se puderem, se morarem aqui ou se forem ao exterior de férias, vocês não vão se arrepender (inclusive os Porto Alegrenses que tem frio úmido no inverno).

Quem viajar para um país com esta loja, não deixe de comprar se possível e se morar em uma cidade fria no Brasil 🙂

9 Comments on Melhor jaqueta de inverno EVER

  1. Adriana
    05/12/2013 at 2:45 am (4 years ago)

    Ri,
    Na minha opinião o pelinho no capuz não tem só a função fashion não… Qdo vc coloca o capuz ele faz uma barreira pro vento e vc sente menos frio no rosto. Isso foi o q reparei qdo uso um casaco de pelo no capuz ou qdo saio com um casaco sem pelo.
    E a tal marca da moda Canadian Goose (é esse o nome?)? Caro pra dedéu, mas tenho visto bastante…

    Reply
  2. Patricia QS
    05/12/2013 at 4:55 am (4 years ago)

    Ritaaaaa, minha pena eh que estas jaquetas down sao de pena de ganso….tirados vivos na China…eu sei por amiga Chinesa e tambem o peta cansa de falar…comprei na Suiça e tenho algumas que eh o que esquenta, quando soube disso me deu um aperto no coraçao, achava que retirassem do animal ja morto, para ser consumido etc…quanto o pelo do capuz, quando nao eh falso, na sua maioria sao o rabo do Fox….que eh retirado do animal…cruelmente tambem…aff quando comprei a minha comprei sem este pelo no capuz…e esquenta do mesmo jeito…beijos obrigada pelo post. Patriciaqs

    Reply
  3. Patricia QS
    05/12/2013 at 4:58 am (4 years ago)

    ah olhei o site o capuz eh detachable faux-fur ruff 🙂 menos mal

    Reply
  4. rita
    05/12/2013 at 4:59 am (4 years ago)

    Pois é amiga, é dureza, eu sei.
    Mas o pêlo é falso, faux esta na etiqueta.
    Eu tento ser o mais consciente possivel, tento usar o maximo tudo organico e natural sem prejudicar os bichinhos, mas li uma matéria a pouco que diz que nem tudo o que lemos quanto a como as penas são retiradas do animal é verdade, que nem todos os processos são assim.

    Fica dificil abrir mão de tudo senão daí voce tem que ser 100% vegan em todos os aspectos, senao ate o leite da vaca é sacanagem né?

    E depois de 10 nos ficando doente com frio nos invernos daqui, tive que abrir mão dos produtos testados em animais, mas quanto a pena eu vou tentar acreditar que esta loja não extrai desta maneira cruel.

    Beijinhos

    Reply
  5. Patricia QS
    05/12/2013 at 5:21 am (4 years ago)

    Ri, obrigada pela resposta e concordo com voce totalmente…pelo menos nao usariamos casacos de pele nem que fossemos milionarias nao eh ?¨ 🙂 realmente soh as peninhas para esquentarem no inverno rigoroso! Adorei o post para variar 🙂 beijos!!

    Reply
  6. rita
    05/12/2013 at 5:25 am (4 years ago)

    Ah não, pele NUNCA, nem couro eu compro mais. As minhas bolsas são faux e botas tambem, tenho 2 Uggs, mas primeiros e talvez unicas, da minha fase pre-saber-mais-sobre-o-assunto. Vivendo e aprendendo. Eu queria descobrir mais sobre este assunto, pois esta materia que vi, numa revista impressa aqui de propaganda dada no laboratorio, dizia que hoje estao exagerando no terrorismo quanto a pêlo de ovelha, plumas, e afins, que existem empresas e empresas e nem todas machucam os bichinhos, assim como existem laboratorios e laboratorios.

    Como sera que se descobre mais sobre isso?

    O Pêlo inteiro de uma raposa e afins so sacrificando o animal, mas quando é pêlo de ovelha, de llama ou plumas a revista dizia que nem todos sao terroristas.

    Seria legal saber mais.

    Beijos minha amiga, vou dormir zzzzzz

    Rita

    Reply
  7. Patricia QS
    05/12/2013 at 5:33 am (4 years ago)

    Meu marido me proibiu de ficar vendo estas coisas dos bichinhos na internet…O problema eh que sempre morro de chorar lendo e vendo fotos, nao tenho estado emocional para isso, to chorando ate com filme do beethoven(cao) na TV hahahahaha que vergonha!Sofri na minha viagem para a China, eles realmente matam o que se mexe…triste.Assim como o Canada eh campeao em matar foca para casaco de pele a pauladas… 🙁
    Se quiser saber disso, cuidado com fotos e videos, sao fortissimos…entra no site da peta!
    beijos e boa noite para voces! xx Patty

    Reply
  8. rita
    05/12/2013 at 5:37 am (4 years ago)

    Sou como tu, depois do Butters eu nao consigo mais ver estas coisas, a ponto de deletar os feeds de quem fica postando fotos de animais mal tratados no Facebook.

    Nem aquele filme do Richard Gere com o Akita eu tive coragem de ver ainda, sendo que sei que eh lindo.

    Aff…..que nem tu com Bethoven

    Menina, nem me fale, obvio que sei do exterminio das focas, nao entendo. Eu sei que o numero de focas é enorme demais e o meio ambiente não está fazendo sua seleção natural, então tadinhas, vivaram como pragas, mas vao achar um jeito mais "humano" de sacrificar os bichinhos se for preciso, e nao do jeito que fazem….ABSURDO. Prefiro nao ver os videos pois eu sei o que fazem, morro por dentro.

    Teu marido eh de onde? Brasileiro? Nao lembro se tu ja me disse um dia.

    Beijos, agora vou dormir que 5:30 to de pe de novo…

    Reply
  9. Patricia QS
    05/12/2013 at 6:03 am (4 years ago)

    Ele eh suiço da gema kkkkkk ama animais tambem! senao nem casava com ele hahahahaha ok beijos boa noite

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *