Um dos maiores luxos que um estrangeiro pode ter no exterior, na minha opinião, é ter uma diarista. Qualquer prestação de serviço é muito cara aqui no Canadá e depois de 10 anos faxinando no Canadá, esta semana tivemos nossa primeira experiência com uma diarista!
Fogos de artifício!
Coral de anjos cantando aleluia…
Quando comprei a escola sabia que a minha vida de mãe que trabalhava fora que já era corrida, ficaria ainda mais complicada. Vejam bem: acordo as 5:30 da manha todo santo dia, trabalho o dia inteiro, chega a noite e eu cuido da Bella, do jantar, do almoço da Bella do dia seguinte e depois de colocá-la para dormir, lá pelas 8 horas, eu às vezes preciso trabalhar na burocracia da escola. Vou dormir lá pelas 11:00-11:30 e no dia seguinte começa tudo de novo. No final de semana tiro 1 manhã ou tarde para ir ao supermercado comprar a comida para o cardápio da escola, vou a escola descarregar tudo, então vejam bem, que horas mesmo eu tenho para faxinar?
Nunca, né?
Eu sou da teoria de que casa organizada e sujinha é melhor que casa mega bagunçada e limpa, então o meu tempo livre é gasto guardando as bagunças de todos, para ao menos morarmos em uma casa organizada, onde a cama é feita todas as madrugadas (5:30 da matina) e onde, dentro do possível, a casa está apresentável se alguém tocar a campainha e eu ter que abrir a porta. Eu sempre limpava um pouco cada dia, mas com casa grande estava ficando dar conta de tudo.
Falei da minha angústia (hahaha) para o marido e ele disse para procurar e ver quanto uma diarista cobrava. Comecei a função da pesquisa e depois de 5 ou 6 consultas desisti. Muito caro para nosso orçamento. Aqui existem empresas de diaristas, você contrata a empresa, paga por hora e eles mandam duas moças para limpar a sua casa por x horas que você contratou. Mas os preços eram em torno de 85 dólares a hora, daí eu literalmente sentei e chorei no cantinho. 

Procurei, procurei e desisti. Meses se passaram até que conversando com uma das mães da escola ela disse que tinha uma diarista e eu :” Quê??? Pára tudo! Como assim, me conta mais, me da o telefone pelo amor de Deus”
Lá fui eu ligar para a senhora pronta para ouvir um :”Já tenho cliente demais, agenda lotada, sinto muito”. Mas não, o universo conspirava ao meu favor quando a senhora, dona do negócio, foi super simpática e disse que ela estava “agendadíssima” mas que mandaria uma das suas funcionárias me ajudar e…tchan tchan tchan….ela cobrava apenas 25 dólares por hora!

Resumindo…

Sexta-feira vieram as duas senhoras aqui em casa, a dona do negócio se apresentar, olhar a casa, e me apresentar a sua funcionária, as duas super receptivas com o Butters (tem empresas de diaristas que não aceitam cachorros na casa, e colocar o pobre cão na garagem com – 5 graus fica difícil), mas as duas não se importaram. Depois a dona foi embora e voltou no final das 3 horas combinadas.
Minhas observações sobre diaristas fora do Brasil….a título de curiosidade para outras meninas que moram fora:

  • Não existe diarista como uma brasileira
Assim como já é de conhecimento no mundo tudo que não existe manicure melhor que no Brasil, o mesmo vale para diaristas.
A atenção aos detalhes é ímpar, não existe igual.

  • Limpou ok e rápido
A faxina não ficou 100% para o nível brasileiro, alguns cantinhos ficaram mais ou menos, mas a senhora calculou direitinho as 3 horas que contratei e conseguiu limpar muito bem a casa toda, e é uma casa grande de 2 andares, com carpete, com tudo branco, inclusive carpete branco (loucura, eu sei.

  • O que ela limpou primeiro?
A dona disse que aqui funciona assim, elas limpam de cima para baixo, do andar de cima para baixo, pois a poeira baixa e assim é mais fácil. Começou pelo andar dos quartos pelos banheiros. Limpou tudo, depois aspirou o carpete, tirou pó até do luste Chandelier da Bella, santa senhora, e daí foi limpando os outros banheiros e quartos.

Eu percebi que ela ficou mais tempo lá em cima (carpete é F*&%#&)  e sobrou apenas 1 hora para a sala, lavabo e cozinha, e foi embaixo que ficou mais a desejar, mas a dona apareceu na última hora e explicou que como a casa nunca tinha tido diarista e a dona da casa não tinha tempo de limpar (hahaha), estava meio sujinha e a moça focou nas áreas que precisavam de uma limpeza maior.
Ela disse que na próxima vez, daqui 2 semanas, será mais fácil pois ela já conhece a casa, já sabe os lugares onde ficam os malditos pêlinhos do cachorro, então a faxina vai ser mais rápida e eficiente.

  • Dá para escolher onde limpar?
Eu e a dona do negócio conversamos e ela disse que 1 vez por mês ela limpará os boxes de vidro dos banheiros, 1 x por mês ou 1 x a cada 2 meses ela limpará as janelas, ao menos 2 vezes por ano ela limpará as persianas, e por aí vai.
  • Sujeirinhas de cachorro
Ela disse que uma vez iniciando este processo de faxina a cada 2 semanas, a senhora poderá focar nos pontos (a casa inteira) onde o meu excelentíssimo buldogue lambe as paredes e portas e ficam aqueles sujinhos chatos. Tadinha, ela vai morrer limpando estas coisas, mas fiquei feliz de ver que ela percebeu que estava sujinha e se desculpou pois não deu tempo de limpar.

  • Produtos de limpeza
Elas trazem sua malinha com seus produtos de limpeza.
Nas próximas vezes eu deixarei disponível coisas como Brasso, para polir a pia e torneiras, lenços umidecidos para limpar eletrodomésticos de aço inoxidável, e produto para polir tampos de granito. Nada de mais, mas acho que ela não tinha estas coisinhas que facilitam na hora de limpar certas coisas.

  •  Qual o valor?
Olha, aqui em Vancouver a média é 70-85 dólares a hora em uma empresa de limpeza, que é onde você acha contato mais fácil, mas há também as senhoras que fazem limpeza elas mesmas, ou tem pequenos negócios com algumas funcionárias, que é o caso desta que encontrei.Neste caso $ 25 dólares.

  • Se paga como?

Cartão de crédito – para as empresas mais profissionais ( e caras)
Cheque
Cash

Conclusão:
Fiquei satisfeita com a limpeza, a casa ficou limpa e cheirosa, não ficou perfeita, mas eu já sabia que não ficaria, então minha expectativa foi bem realista. Garanti um horário na sexta-feira que sei que é disputadíssima, para ter a casa limpinha no final de semana.
E como diz o sábio Bryan “Nada como uma motivação para tu manter a casa arrumada e limpa para a diarista”…hahaha…mas é verdade, Deus me livre a diarista achar que eu sou porquinha, deixarei a casa bem arrumada para ela 🙂
Nota 8 para a faxina dela, mas se comparada a casa limpada por mim, seria nota 10 ++++

3 Comments on Momento solene: minha primeira diarista no Canadá

  1. Patrícia Gomes
    24/11/2013 at 1:28 pm (4 years ago)

    Surpresa! Aqui no Brasil não há mais diaristas com anteeessss!!!! Esqueça deixá-la sem inspeção pq qdo você for olhar as teias e aranhas estarão vivendo normalmente como antes da chegada da diarista. Esqueça geladeiras bem limpas e janelas transparentes. Aliás…desde os bolsas-família-tudo, procuram-se diaristas com lupa!

    Reply
  2. Juliana Leal Valera
    25/11/2013 at 1:31 am (4 years ago)

    Que legal, Rita…
    Claro que ninguém limpa a casa como nós, brasileiras, especialmente quando somos a dona da casa… Mas uma ajuda é sempre bem vinda, né?
    Aqui em NY encontra-se várias faxineiras brasileiras, todas as minhas amigas brasileiras têm faxineiras brasileiras (menos eu, que não tenho nenhuma). Pelo que ouço falar, elas cobram em média 100 US dólares por um dia, acho caro, bem caro! Todos os serviços são caros.
    Também vejo carros de empresas pelas ruas, e até estacionados na frente do meu prédio, senhoras entrando e saindo com aspirador, balde e um monte de produto de limpeza.
    Muito bacana seu post.
    Beijo

    Reply
  3. Carol Pascual
    25/11/2013 at 1:04 pm (4 years ago)

    Desde q me mudei para Londres tenho diarista, agora com crianca em casa ela vem mais vezes por semana pois nao troco o tempo de estar com minha filha para limpar a casa. Mas obvio que temos que fazer as coisas basicas para manter a casa em um estado normal. Sempre contratei brasilerias, que tem mais olhos para o detalhe, mas ja tive varias brasilerias q limparam do mesmo nivel que a empresa que contratei uma epoca que fiquei sozinha. Aqui tanto agencia como as brasileiras cobrarm £10 por hora. No momento eu igonro a roupa mal passada e o po que so que fica embaixo do safa. De tanto em tanto levanto a bandeira e digo ta sujo aqui ou ali, e pelamordedeus nunca deixa louca limpa na maquina. No final do mes nao sai barato mas eh um stress a menos na minha vida. Aproveita !!!!!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *