“Você pode guiar uma criança até o banheiro, mas não pode obrigá-la a fazer xixi”

Resolvemos criar uma política mais completa no que diz respeito ao desfralde na escola. Depois de algumas situações, decidimos que era a hora de endereçar certos problemas de uma vez por todas, e acredito que as dicas que fizemos para os pais, serão úteis para outras mães também!
Sabemos que a nossa vida corrida é complicada, passamos pouco tempo com nossos filhos, o pouquinho que temos queremos aproveitar, brincar, dar colo e carinho, e não ficar de bi-bi-bi por causa de xixi e cocô, mas a questão é:
É responsabilidade dos P A I S desfraldar uma criança!
Não é missão da avó.
Nem da professora da escolinha.
É dos pais e ponto.
Somente os pais conhecem seu filho de verdade, sabem sobre seu desenvolvimento físico e psicológico, dois fatores que influem na preparação para o desfralde de uma criança. Eu entendo que as crianças às vezes passam mais tempo na escola do que em casa, mas “too bad”, ainda assim é responsabilidade dos pais.

Por quê?

  • Porque só você conhece seu filho 100%
  • Porque você sabe desde o início se ele mostra sinais de interesse pelo desfralde
  • Porque você conhece os sinais, as expressões que ele faz quando vai fazer xixi ou cocô
  • Porque você e seu filho tem um vínculo afetivo que não pode ser comparado com a outra pessoa
  • Porque existe confiança entre um filho e uma mãe e um pai
Você pode argumentar que os fatores acima podem ser visto na relação entre seu filho e a avó, babá ou professora, mas não é a mesma coisa, mãe é mãe e isso influenciará demais no sucesso (ou não) do início do desfralde.


Sinais que a criança está preparada para o desfralde:

  • Sinais verbais:

1- A criança fala que fez xixi, que a fralda está molhada
2- A criança fala QUANDO está fazendo xixi (Mamãe, estou fazendo xixi) – reconhece que está molhando a fralda.
3- A criança avisa quando sente vontade de fazer xixi

Olha, dentro de toda a minha ignorância, antes da minha filha chegar nesta fase, ninguém nunca me disse que existiam sinais verbais a serem observados. Eu cedi a pressão de todos e desfraldei a minha filha aos trancos e barrancos quando ela não se mostrava preparada. Se eu soubesse destas dicas antes, tudo teria sido tão mais fácil para ela e para mim.

  • Sinais físicos

1- A fralda fica sequinha por periodos longos de tempo – consegue segurar o xixi e cocô
2- Faz cocô regularmente, geralmente na mesma hora todos os dias
3- O adulto consegue identificar pelas expressões faciais quando a criança está fazendo xixi e cocô na fralda.
4- A criança sabe se vestir e se despir sozinha.
5- A criança pede para usar o vaso sanitário e pede para usar calcinha-cuequinha.
6- A criança se mostra emocionalmente pronta para tentar o desfralde e aprender.
7 – A criança consegue entender instruções de 3 a 4 “passos” (xixi, se limpar, dar descarga e lavar as mãozinhas)

Cof cof cof…..
Só de lembrar o jeito que desfraldei minha filha tenho vontade de sentar no cantinho e chorar até amanhã.
De novo…..cedi a pressão de todos que diziam “Que absurdo esta menina com 2 anos e não está desfraldada ainda” e a pressionei, fui chata, fui braba, fui uma mãe sem nenhuma competência em ajudar a minha menina a desfraldar. E daí o que aconteceu? Ela demorou quase 2 anos para desfraldar 100%. 
No Brasil, acho, até onde lembro, que há uma pressão maior ainda para desfraldar, vemos crianças com 1 aninho, 1 aninho e meio já ouvindo pressão para desfraldar. Claro que existem exceções, mas a maioria não está preparada para desfraldar aos 2 aninhos, na maioria das vezes todos os sinais acima só se mostram com 2 aninhos ou mais, por isso nós mães sofremos tanto, pois forçamos uma coisa que a criança não está preparada ainda para fazer
Uma vez a criança mostrando-se pronta para o desfralde, daí existirão 2 fases importantíssimas e é aí que a escola deve ser comunidade que os pais estão iniciando o processo do desfralde:
  • “Toilet Trained”  (To Train = Treinar)
  • “Toilet Learned” ( To Learn = Aprender)
Existem dois termos que as escolas usam por aqui para esta época de desfralde. Quando a criança mostrar os sinais de que está psicologicamente e fisicamente para iniciar o desfralde, ela passará pois duas fases distintas.

  • “Treinada a ir ao banheiro”
Nesta fase a criança tem a capacidade de ir ao vaso sanitário fazer xixi e cocô, mas é o ADULTO que é “treinado” para levar a criança ao banheiro. Nesta fase a criança precisa de ajuda para ir ao banheiro, para tirar a roupa e para colocar a roupa de volta. Assim como se limpar.
Muitos acidentes ocorrem nesta fase.
  • “Aprendeu a ir ao banheiro”
A criança não só é capacitada para usar o vaso sanitário como ela tem a habilidade de expressar que precisa ir ao banheiro fazer xixi ou cocô.

Acidentes acontecem mas raramente.

SOMENTE NESTA FASE é que a escola deve começar a ajudar os pais a treinar a criança.

A regra da nossa escola é que a criança precisa estar sequinha, sem acidentes, por 3 semanas inteiras antes da escola aceitá-la usando calcinha e cuequinha. Até então se tem que usar a fraldinha Pull-Up.
Lembrete:
A escola ajuda os pais nesta importante fase do desfralde, mas lembre-se que uma professora tem muitos alunos para cuidar, portanto desfraldar ela mesma um aluno, não é justo e não é viável. Nós pais temos apenas nossos filhos em casa, temos muito mais disponibilidade de desfraldar do que uma professora com uma rotina apertada cheia de crianças para cuidar.
Temos que ser realistas quanto a isso, para evitar desconforto na escola e brigas em função de desfralde, acidentes ou expectativas irreias de como o desfralde deveria ser.
A escola está a disposição para ajudar os pais neste processo, mas quem deve iniciar são os pais, as professoras seguirão com o desfralde quando ele já estiver quase no final do processo.

4 Comments on O desfralde e a escola

  1. Mãe da Loly
    06/11/2013 at 11:37 am (4 years ago)

    Adorei o post Rita!!!!
    E sim, aqui no Brasil as crianças com um pouco mais de 1 ano já são desfraldadas!!! Para as que já estão preparadas, ótimo!!! Mas acho que para a grande maioria é uma judiação!!!
    Lembro que uma colega de trabalho reclamava pois na escolinha do filho eles não deixavam ele mudar de turma pois ainda não estava desfraldado, mesmo tendo idade para estar em turma diferente… complicado né??
    Eu comecei o desfralde da Loly na semana passada (ela está com 2 anos e 8 meses) e como não vai a escola ainda, consegui esperar até o momento que acredito que seja o certo… por enquanto tem dado certo, mas é muito cedo para dizer que ela já está desfraldada!!
    Mas comprei o penico assim que ela fez 2 anos, pq escutava que criança de 2 anos já estava desfraldada… porém percebi que ela ainda não estava preparada e dei tempo ao tempo, não tive pressa… vou escrever um post sobre isso tb (estou com vários posts atrasados!!rs)
    Acho que se ela já estivesse na escola eu tb tiraria a fralda "na marra", sabe?
    E já cansei de responder aos outros que sim, ela ainda usa fralda!! Parece uma criança de outro mundo por usar fralda e não ir a escola ainda!!
    Enfim… o desfralde é mais um processo que os pais tem que enfrentar na criação dos filhos e concordo que a obrigação é dos pais e a escola é coadjuvante!!
    Cada vez mais as pessoas estão confusas em relação ao que é dever dos pais ou da escola…
    Beijos,
    Dani http://www.maedaloly.blogspot.com.br

    Reply
  2. cristiane de paula goiatá goiatá
    06/11/2013 at 5:01 pm (4 years ago)

    Oi Rita, que duvida cruel!! Desculpa ir entrando assim…em sua casa!!
    Adorei esse post pois meu filho tem 2 anos e 9 meses e não vejo interesse dele em tirar a fralda. Ele ainda não vai a escolinha mas queria que ele tivesse essa vontade pois está grandão. Já tentei deixa-lo de cuequinha e ele quis colocar a fralda, tenho cedido um pouco e não quero força-lo.
    Estou numa duvida cruel!
    Aproveito para convidá-la a visitar meu blog, vai gostar do meu cantinho!!
    Aguardo!! Seguindo você!
    Beijinhos
    Cris
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br

    Reply
  3. Anonymous
    07/11/2013 at 8:27 pm (4 years ago)

    Oi Rita, depois desse post me senti à vontade para pedir uma opinião tua, que pra mim vale muito. Meu pequeno está com 2 anos e meio e há uns 2 meses tirei a fralda durante o dia. O xixi ele sempre pede, só escapou umas 2 vezes. O problema é o cocô que ele quer fazer na cuequinha. Até já sentou no vaso com o redutor de assento, mas depois de ter feito cocô na cueca. Ele diz que tem medo de cocô no vaso, embora eu mesma vá ao banheiro com a porta aberta e ele tem livre acesso, rsrsrs. Sempre dizemos que logo ele também terá que fazer cocô no vaso, igual papai e mamãe e tal…Pretendo colocá-lo na escolinha ano que vem, mas sei que não aceitarão se eu disser que ele faz cocô na roupa. Não quero pressioná-lo, mas o tempo está passando… O que você acha disso tudo? Que abordagem eu poderia tentar? Bjão.

    Reply
  4. Fernanda Fatio
    08/11/2013 at 6:28 am (4 years ago)

    Me metendo por aqui. Um sinal, MUITO interessante aliás, é a criança conseguir subir e descer escadas sozinhas. Isso porque os músculos que ela usa pra subir e descer escadas são os mesmos que controlam o esfíncter.
    É bem comum a criança desfraldar do xixi, mas não do cocô. Se a criança tá com medo do vaso, use um piniquinho. E se mesmo assim, continuar com medo, coloque a fralda sem medo. Ao seu tempo, ele vai tirar a fralda.
    Quando alguma pessoa diz que o desfralde foi sofrido e com muitos acidentes, é sinal claro que a criança não estava preparada. Quando ela tá pronta, ele acontece de maneira muito rápida. Claro que acidentes acontecem, principalmente se a criança está tão entretida com alguma brincadeira, que segura até não conseguir mais. Isso faz parte do aprendizado, da criança conhecer o próprio corpo e seus limites.
    A impressão que eu tenho é que no Brasil desfralda-se mais cedo por uma série de fatores. Fraldas com preços absurdos, muita gente usando fralda de pano, das tradicionais mesmo, e por aí vai.
    Hoje entende-se que antes dos 2 anos e meio, é raro ver uma criança pronta. A média é entre 2 e meio e 4 anos, e muitos desfraldam só de dia, mas continuam a ter acidentes à noite até os 4-5 anos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *