Eu só tive um cachorro na vida, nunca tive gato, então as minhas dicas de hoje são sobre como cuidar muitíssimo bem do seu cãozinho!
Dicas minhas, que funcionam aqui em casa. Dicas vindas do seu veterinário, da criadora de 
buldogues e minhas mesmo.
Em ordem de importância:

  • Ração de boa qualidade

 

Ração do Butters, feita por uma empresa de British Columbia


 

Existem rações que você compra na Pet Shop, rações que você compra no veterinário e rações “alternativas”, feitas por “Pequenas Empresas”, que são feitas quase que manualmente, com produtos mais naturais. Na ordem de preço, elas também seguem esta ordem.
Pet shop – barata
Veterinário – mais carinha
Alternativas orgãnicas – bem mais caras
Tudo depende da raça do seu bichinho, quanto mais pedigree o cachorro tenha, mais cheio de tri li li ele será, mais problemas com alergia. Vira lata é a raça mais forte que existe, comem de tudo, assim como raças-misturadas, mas se você tiver um cachorro de raça pura….seja lá qual ela for, ele será mais propenso a alergias. Não me perguntem por que, foi isso que ouvi de veterinários nos quais já levei o Butters.
Portanto invista em uma ração de qualidade, pois fará toda a diferença no organismo do seu bichinho, de dentro para fora.

  • Limpe os ouvidos do seu cachorrinho

 


 

 Nada de loucura com cotonete, mas limpe a parte de fora do ouvido com um paninho limpo, não deixe encher de cera, é uma das coisas que mais incomodam o cachorro, coça muito e ele pode até se ferir de tanto coçar. Dizem que problemas de ouvido frequentes são sinal de alergia, e isso sempre acontece com o Butters. O ouvido é o espelho da saúde dele, se ele está com o ouvido limpo tudo certo, quando não está, é sinal de que a barriga está com alergia, pêlo caindo, enfim. Há de se atentar para o ouvido.
  • Banho

 


 

Assunto pelêmico entre os veterinários e entendidos. Há os que digam que cachorro não precisa tomar banho, ou não deve, ou só deve tomar banho a cada 6 meses, ou 1 x por mês……não existe resposta certa pelo visto, dependerá do seu animal. Aqui em casa o Butters tem livre acesso a todos os lugares da casa, sofá, cama (menos a da Bella), então ele toma banho toda semana. Depois de 7 anos de vida, nós vimos que nada cura a alergia dele melhor que uma boa ração e um bom banho. Só a ração não tem o mesmo efeito que com o banho junto.
Não compramos Xampus cheirosinhos de Pet Shop, geralmente compramos uma marca do veterinário, para garantir que o xampu que esta sendo usado limpe mesmo.
Embora tenha 7 anos, Butters tem o pêlo MUITO macio, parece pêlo de filhote. Tu passa a mão dele e é uma coisa tipo urso de pelúcia mesmo, e isso só se consegue minha gente com BANHO!

  • Visite o veterinário

 


 

Até seus 5 anos de idade levávamos o Butters ao veterinário todo ano, depois mudamos de cidade e nunca mais achamos um veterinário de confiança com experiência com buldogues. Até 2 meses atrás. O nosso novo veterinário é maravilhoso, bem sensato, foge dos exames e procedimentos que já vimos outros vets tentarem por aqui. 
A visita ao veterinário é imprescindível, assim como o seu sexto sentido.
Não gostou do vet? Mude
Não está vendo melhora na saúde do seu cãozinho? Mude
Mude até achar o profissional certo. Veterinário tem que ser como o seu próprio médico, de confiança.
  • Corte as unhas regularmente

 


 

Nada me incomoda mais que ver cachorros na rua com uma unha imensa. Coitadinhos! Deve doer gente!
A gente aqui gostaria de cortar até mais, mas o Butters não gosta, se treme todo, mas mesmo assim o marido corta 1 ou 2 x por mês, para manter o mais curta que conseguimos.
  •  Lave a caminha do seu cachorro

 



Eu comprei uma cama nova para o Butters, bem simples, paguei 30 dólares, sem nada demais, mas adorei o tecido que não adere pèlo e é fácil de botar na máquina para lavar. Não adianta nada você lavar, dar banho no seu cachorro, e ele dormir numa caminha suja!
Lavo a cama do Butters ao menos 1 x por mês, só para garantir.

  •   Saia para passear
Dependendo da raça do seu cachorro, ele vai querer caminhar na rua mais ou menos. Buldogue é o “bicho preguiça” em pessoa, então meu marido o leva para caminhar 1 x por dia, de manhã cedo. 
Uma coisa que o Butters AMA desde filhote é passear de carro, é uma alegria que eu tento proporcionar para ele de vez em quando, pois ele fica feliz que chega a sorrir tadinho…hahahaha. Levo ele no supermercado, shopping ou para buscar a Bella, mas lógico que em dias de mais frio em que ele possa ficar dentro do carro com segurança sem se sufocar com o calor.
  • Não exponha seu cachorro ao sol e calor
Calor demais pode matar um cachorro. Ainda mais se ele for da família dos focinhos achatados. Em dias de muito calor eu não tiro meu cachorro de casa, ele fica no fresquinho do ventilador. Por isso resista a tentação de sair para passear com seu cachorro na praia na beira-mar com 40 graus na rua.

 Uma dica boa de verão é colocar gelo no pote de água para ele se refrescar.

  • Não deixe seu cãozinho de lado
A família aumenta, mas não deixe que a atenção ao seu cãozinho desapareça por completo. Lógico que o foco muda, que o filho obviamente ganhará mais atenção, hello né? Mas não esqueça que foi você quem trouxe seu bichinho para a famíla, portanto não o exclua dela.
Parece bobo falar isso, mas tem gente que o faz.
Aqui em casa deixamos que o Butters participe dos nossos momentos em família, brincando, vendo filme da Disney, saindo para andar de patinete, enfim, ele é parte ativa da nossa família e Bella sempre pergunta “Cadê o Butsy?” , quando não o vê junto da gente.

2 Comments on Cuidados com seu cachorrinho

  1. Mãe da Loly
    30/10/2013 at 10:06 am (4 years ago)

    Muito lindo seu carinho com ele Rita, parabéns pela dedicação!!!!
    Eu moro em um apartamento pequeno e não paro em casa aos finais de semana, por isso ainda não fui atrás do meu cachorrinho pois quero que ele viva numa casa maior, mais arejada… e que eu possa levar pra onde for nos finais de semana…
    Sempre quis um Pug, mas agora tenho visto tanto o Butters que já fico na dúvida se não seria melhor um bulldogue!! rsrs
    Beijos,
    Dani http://www.maedaloly.blogspot.com.br

    Reply
    • rita
      30/10/2013 at 5:27 pm (4 years ago)

      Dani querida

      Muito obrigada!
      Butters é filho mesmo, cheio de cuidados….ele me ve com um paninho ou lencinho de papel e pica a mula, foge, pois sabe que é hora de limpar as orelhas.

      hahaha

      Tadinho.

      Pugs sao muito fofos tambem, mas eu sou suspeita para falar, nao existe nenhum igual ao Bulldog ingles 🙂

      Beijocas

      Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *