Eu amo ser brasileira, tenho um orgulho imenso da nossa cultura, da nossa gente, da nossa natureza, da nossa música, dança, sotaques, cheiros e gostos, da nossa alegria, irreverência e sim, até do famoso jeitinho brasileiro que pode ser ruim, mas na maioria das vezes é bom e faz de nós este povo tão rico e tão amado no mundo todo.
Pergunte para um estrangeiro se ele gosta do Brasil e ele abrirá o maior sorriso, em qualquer parte do mundo. Os estrangeiros não conhecem a fundo os nossos problemas políticos, eles apenas lembram de tudo o que temos de bom, de lindo e de único, tudo aquilo que faz com que o Brasil seja o…..Brasil, ou seja, especial.
Eu me tornei muito mais patriota depois que me mudei para o Canadá.
Patriota e crítica, muito mais critica.
A corrupção incomoda a gente, revolta, a violência machuca o nosso coração, mas o orgulho do que fomos e do que podemos ser é maior.
A esperança do nosso potencial é maior do que tudo para mim.
E além de ser brasileira ainda sou gaúcha.
Não sei por que nós gaúchos somos tão regionalistas, mas nós somos. Lembro direitinho do dia em que na segunda série, no Colégio Das Dores, a professora escreveu no quadro a letra do Hino do Rio Grande do Sul. Lembro como se fosse hoje, tão estranho isso.
E aquela turminha de segunda série aprendeu aquela música com tanto fervor e tanto orgulho que hoje sei o Hino Riogrande de cor, o que não posso dizer o mesmo sobre o Hino Brasileiro (longo, complicado,vocês sabem).
Enfim, não podia deixar de vir deixar a minha homenagem a nossa semana Farroupilha, tão enraizada em todos nós gaúchos.
As músicas nativistas do Rio Grande marcaram a minha infância, com meus pais ouvindo os discos nos finais de semana.
Aqui as minhas favoritas, muitas vezes toco elas em casa para a Bellinha crescer com memórias brasileiras e gaúchas, eu faço questão que a minha filha conheça a nossa cultura, afinal, ela também é brasileira! Comigo não tem esta de só tocar música POP em inglês em casa, quero minha filha crescendo com raízes, mesmo que estejamos longe. Ouvimos muita música brasileira, amamos.
Aqui as minhas melhores memórias gaúchas de infãncia.

  •  Leopoldo Rassier

Uma das minhas músicas favoritíssimas: Gardênio 7 Luas

  •  Luiz Eugênio

Lembro com muito carinho deste cantor, adorava o disco dele, e infelizmente ele se foi muito cedo, em 1989, assassinado em um assalto (eita Brasil, uma pena).

Um vídeo raro de Luiz Eugênio, sem dúvida a minha música favorita!
Puxa, até rolou uma lagriminha, lembro muito de mim criança ouvindo esta música.

Para vocês que não conhecem a história do Rio Grande, não deixem de ir aos cinemas assistir ao filme O Tempo e o Vento, que está para ser lançado este ano.

5 Comments on Orgulho de ser brasileira, orgulho de ser gaúcha

  1. Anonymous
    16/09/2013 at 2:55 pm (4 years ago)

    Oi Rita!!
    Sou paranaense, mas de pais gauchos, ou seja, pra mim não exite domingo sem churrasco com música gaudéria, final de tarde sem chimarrão nem setembro sem semana Farroupilha!!
    Adoro a tradição gaúcha, mesmo morando longe do RS (hj moro em SP). É uma cultura muito rica e única, tenho orgulho de um estado que nem é meu de nascimento, mas é meu de coração!! Orgulho de ser do Sul!! Abraço e boa semana Farroupilha pra ti!!
    Raquel

    Reply
  2. Gustavo Correa
    16/09/2013 at 7:14 pm (4 years ago)

    Tri!!
    Mostrei a pouco tempo este mesmo vídeo do Luiz Eugênio para a Ju, hehe.
    PS: pelo que li o caso do Luiz Eugênio não foi assalto, parece que ele saia com a mulher de alguém.
    Bjos!!

    Reply
  3. Anonymous
    16/09/2013 at 10:30 pm (4 years ago)

    Rita, tb adoro as musicas gauchas! O caso do Luiz Eugênio foi crime passional (sei pois sou amiga da família)! Uma tristeza mesmo esse nosso Brasil. E nosso Rio Grande ta afundando junto nesse mar de corrupção. Mas, não ta morto quem peleia! Bora lutar por um país melhor! E bora comer um churrasco para enaltecer esse Rio Grande amado!
    Bjs,
    Rê.

    Reply
  4. Jéssica Zborowski
    17/09/2013 at 1:40 am (4 years ago)

    orgulho de ser gaúcho é algo que não tem como explicar… só tem como sentir.
    Leopoldo rassier canta com a alma de um gaúcho, e me faz sentir arrepios de emoção ao ouvir ele cantando…

    Reply
  5. Anonymous
    31/07/2015 at 12:25 am (2 years ago)

    INICIO DE CARREIRA EM PASSO FUNDO PROGRAMA CLUB DO TITIO LUIZ EUGENIO PAULO HENRIQUE (uma lagrima sucesso da Rca Victor E WILSON RICARDO E SEUS DINAMITES SUCESSO NA PRE JOVEM GUARDA NO RIO TRES AMIGOS DE SUCESSO

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *