Embora as amizades apareçam naturalmente, estamos ensinando a nossa filha a ser uma boa amiga. Confesso que a nossa pimentatinha malagueta é osso duro de roer, muito geniosa, muito líder, muito cheia de vontades, muita personalidade para uma criança só.
Quando a colocamos na escola em 2011, a sua professora na época, hoje supervisora da escola, me disse que a a determinação da Bella em sobreviver quando nasceu, é um traço que jamais será deixado para atrás, aquela determinação de bebê se transformou em uma personalidade muito forte de se lidar, então eu e seu pai ( e suas professoras, coitadas) estamos sempre discutimos como educá-la, como guiá-la, como lidar com seus maus comportamentos e com a relação dela e de seus amiguinhos.


Bella é uma líder, não há o que discutir. Sua professora diz que ela é um quebra cabeça, assim como os médicos a chamavam, que ela está sempre 2 passos na frente da professora, a cada coisa que ela apronta, a sua professora tem que analisar qual estratégia será tomada para domar aquela leoazinha. Nós não queremos ficar podando a menina o tempo todo, não queremos tirar a sua espontaneidade, mas também achamos importante educá-la.

Bom, mas e cadê a amizade do título?
Crianças de seus 3-4 anos fazem amigos como trocam de roupa, o tempo todo, e o fulaninho que era melhor amigo, já perdeu seu posto no dia seguinte. É um tal de melhor amigo mudando de título que você nem dá mais conta de quem é amigo de quem, mas isso faz com que crianças mais sensíveis fiquem chateadas de serem colocadas de lado. Daí se você pega uma criança cheia de personalidade e a coisa complica.


Como ensinar uma criança a ser uma boa amiga:

  • Ser educada com os amiguinhos
  • Ser gentil com os amiguinhos
  • Dividir seus brinquedos com os amiguinhos
  • Nunca usar as mãos quando está incomodada, e sim as palavras (não bater, conversar)
  • Abraçar e dar a mão a um amigo
  • A não dizer palavras maldosas aos amiguinhos

Ninguem nasce sabendo ser amigo, voce aprende atraves dos pais, de exemplo, copiando o que ve na sua frente. Voce observa a maneira como seus pais se tratam em casa e exemplifica este comportamento na rua. Poxa, escrevendo isso fica parecendo entao que eu e meu marido nos tratamos aos trancos e barrancos em casa, o que nao eh verdade, mas o aprendizado sobre como construir e manter amizades inicia-se na primeira infancia. Logico que a personalidade da crianca conta, existem as calminhas e as mais rebeldes, voce observa e aprende a como guiar seu filho.
Se voce ouvir reclamacoes de que seu pequeno nao trata seus amiguinhos da maneira como deveria, nao deixe passar em branco. Observe o seu ambiente e tente desvendar por que ele esta agindo assim. Converse com seu filhote e ensine como ele deve se comportar perante os amigos. 
Ninguem nasce sabendo, tudo eh aprendido, inclusive a ser amigo!
Aprende-se a se doar, a ser parceiro para as horas boas e ruins, mas tambem temos que ensina-los que a amizade tem que ter dois lados, a felicidade e a tristeza tem que ser divididas, mas sem abuso, tem que ser construida e regada para ser uma coisa boa, um sentimento de troca, que acrescente na vida da gente. Isso se aprende desde cedo.
Imagens Pinterest

1 Comment on Cultivando amizades

  1. Telma
    07/08/2013 at 8:51 am (4 years ago)

    Oi Rita, realmente é muuito importante ensinar as crianças a lidarem com os seus amigos, a cultivarem as amizades e sim, esse ensinamento passa pelos pais. Um óptimo tema. Beijinhos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *