Pinterest
Não sei se sou maluca ou corajosa, mas decidi tirar a chupeta da Bella + o uso do Ipad de uma vez só.
Tem certas coisas que só ” a lá Band-Aid”, senão não fazemos nunca. 
Saca tirar Band-Aid?
Dói…mas dói menos quando arracando de uma vez só!
A chupeta.
Bella começou a chupar chupeta por indicação dos médicos quando nasceu. Sim, de 25 semanas com 800 gramas, a chupeta era 5 x maior que ela. Quando um prematuro nasce ele não sabe respirar-sugar-engolir, então o uso da chupeta é na verdade um tratamento, para que o bebê aprenda e fazer estas 3 coisas tão fáceis que nós adultos, crianças ou bebês nascidos de 9 meses nem nos damos conta: respirar + engolir saliva+ sugar (para tomar leite) é quase impossível para um prematurinho.
Então Bellinha sempre chupou bico. Conforme foi crescendo ele ficou restrito a soneca e hora de dormir a noite.
Eu sou uma mãe muito dura e disciplinadora em tudo, mas embora a maioria diga não a chupeta, mamadeira e afins, eu não tenho o menor problema. Chupar um bico a noite, tomar 1 mamadeira de leite, não vai matar ninguém, então eu não tive e não tenho o menor problema com isso. Mas minha filha fará 4 anos e chegou a hora de dar adeus ao seu adorado bico.
A chupeta é um conforto para a criança e uma bengala para os pais, fato, mas eu vou dizer uma coisa para vocês…sem fazer propaganda para a chupeta, mas a minha filha foi um bebê que mesmo com tantos problemas quando nasceu, com apenas 4, 5 meses de vida dormia a noite inteirinha sem acordar (muito menos chorar), foi uma toddler de 2-3 anos que jamais me deu problema para tirar soneca a tarde ou dormir a noite, e hoje é uma menininha de 4 anos que dorme na sua cama sozinha, sem jamais levantar, nem brigar para dormir, e dorme das 7:30 da noite as 6 da manhã sem jamais acordar.
Pode ser que eu tenha ganho na loteria, é possível, ou pode ser que a chupeta desse um conforto tão gostoso para ela, que ela não sentia necessidade de acordar, perambular pela casa na madrugada ou chorar. 
Eu li uma porção de dicas de como tirar a chupeta mas no final das contas não usei nenhuma. Um belo dia eu disse o seguinte discurso:
“Meu amor, amanhã a Bellinha dará adeus a chupeta. Já vai fazer 4 anos, terá a sua festa de pirata, ano que vem irá para a escola, então está na hora de dormir sem biquinho.” Repeti este discurso por 2 dias, em todos os momentos que eu pude. O belo dia chegou e eu fiz o que prometi, escondi o bico. Ela deu uma choradinha e não conseguia dormir, então quando vi que ela não ia consegui dormir, dei o bico. O bico venceu nesta noite.
Na noite seguinte falei o mesmo e dai não me dobrei, ela foi deitar sem bico. Chorou um pouquinho, mas eu disse: “Então faremos assim, você pode ligar o seu abajur e ler alguns livrinhos antes de dormir….sem bico. Sem bico, mas com leitura na cama”
Resmungou, deu mais uma choradinha conforme foi ficando cansada, mas dormiu. Me senti vitoriosa. Eu e sua professora decidimos que ela não teria a chupeta na escola, na hora da soneca, e assim foi. E em apenas 2 dias….depois de 4 anos, a nossa mocinha parou de chupar a chupeta. Sem drama. Sem stress. Se chantagem. Sem trauma. E sem nem ter que dar o bico para o Papai Noel.
Segue dormindo as 7:30 da noite, segue dormindo sem jamais acordar até as 6 da manhã, segue inclusive dormindo a sua soneca de 2 horas na escola, que eu achei que talvez a falta do bico fosse colocar em risco. Mas não, sua vidinha e seus hábitos seguem exatamente iguais.
Fico me perguntando se esta ótima adaptação a vida sem bico não se deu por ela já estar preparada para deixá-lo, ao invés de tirar a chupeta com 1 ou 2 aninhos, causando um maior stress na criança, perturbando assim seus hábitos de sono.
Não sei, mas este foi o meu feeling de mãe.
E eu SEMPRE sigo o meu “feeling”, eu raramente me deixo levar pelos conselhos dos outros, se eu acho que minha filha não está preparada, não faço.
Aguarde o próximo post sobre o “rehab” que fizemos com o maldito Ipad….ao mesmo tempo em que estávamos tirando o bico, tudo sem traumas.

3 Comments on Parte I : Tchau Tchau Chupeta

  1. Aline Neves
    02/08/2013 at 5:29 pm (4 years ago)

    Não se Culpe Rita ! As vezes precisamos tomar essas atitudes mesmo! Estou ansiosa para ler sobre o Ipad ! Aqui também estou na luta contra tanta tecnologia ! O pior aqui é a TV! Bjs

    Reply
  2. Isabela
    02/08/2013 at 10:43 pm (4 years ago)

    Rita, que saudades de ler seu blog e comentar né. Hoje fica tão difícil colocar a leitura dos favoritos em dia…rs
    Quando Nina nasceu comprei 6 chupetas, para deixar 1 em cada canto e ela não pegou…rs
    Eu em compensação chupei chupeta, escondido do meu pai, até uns 8 anos…hahaha que horror.
    Aqui Nina dorme bem, sempre dormiu né, mas quando está comigo, em algum lugar e com sono, quer ficar colocando a mão no meu colo…e fica brava se não deixo.
    Bjs

    Reply
  3. Gustavo Correa
    03/08/2013 at 1:37 am (4 years ago)

    Muito bem, fiquei orgulhoso das duas.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *