As minhas Mason Jars novinhas!

Quem mora no exterior conhece as famosas Mason Jars, tão usadas nos Estados Unidos e Canadá.
Em 1913 os irmãos Ball criaram a o vidro “perfeito” para armazenar compotas, frutos do trabalho árduos dos fazendeiros ( e suas mulheres, que ficavam em casa cozinhando e criando receitas caseiras que passavam de geração em geração).

Segundo a marca, o trabalho árduo da plantação e da colheita, resultavam em frutas e legumes que as donas de casa usavam para criar receitas de família, armazenadas então nestes vidros criados especialmente para isso.  As compotas alimentavam famílias inteiras e soldados em terras distantes, já que os vidros eram mandados para as zonas de guerra, para alimentar os homens em batalha.
Um século passou e os vidros Mason são parte da cozinha norte americana. 

A última moda é usar os vidros Mason para armazenar quantidade individual de salada verde ou salada de fruta. Como este vidro é próprio para compotas, quando você fecha a tampa (que é especial para isso), ela veda super bem e conserva a comida fresca por muitos dias.

Os vidros são encontrados em diversos tamanhos e com tampas no modelo tradicional ou mais moderninhas e delicadas, e por serem fortes e fofas, acabaram virando mania em jantares especiais e festas, pois você pode transformar a sua receita e acondicioná-la em um vidro Mason, que a deixará ainda mais charmosa.

Aqui em casa não somos tão inventivos e usamos os vidros Mason para tomar chá gelado e água!

As Mason Jars vistas acima, as azuis da nova coleção American Heritage, foram descontinuadas durante a primeira Guerra Mundial. Quando voltaram a serem produzidas depois da primeira guerra, voltaram em outro formato. As azuis só foram trazidas de volta agora, em 2013, quando a primeira coleção foi criada, há 100 anos!
A coleção American heritage em azul é uma edição limitada e logo logo sairá do mercado, eu já garanti as minhas, pois amo estes vidros!

Imagens: Pinterest

5 Comments on Mason jars

  1. Aline Neves
    02/08/2013 at 12:58 am (4 years ago)

    Oi Rita! Toda vez que você fala sobre prematuros, fico emocionada!
    Minha filha também foi prematura e também sou da área de Educação! Se puder veja meu blog.
    Estou louca para ver suas postagens sobre Montessori. Bjs

    http://deixecrescer.blogspot.com.br/

    Reply
  2. Dea Mattos
    02/08/2013 at 6:19 am (4 years ago)

    Oi Rita!

    Tem gente que usa para fazer coqueteis tbm… aqui em Montreal tem um lugar chamado La Destilerie que vende os drinks neles!

    Beijos!

    Reply
  3. Isabela
    02/08/2013 at 11:11 pm (4 years ago)

    Rita, adorei !!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *