Um dos livros que comprei
O bom da vida é que quase sempre há tempo para você mudar de idéia!
Antigamente eu tinha um certo preconceito com a metodologia Montessori, não sei bem por quê, acho que por ser estruturado demais, enfim, o típico pré-conceito de quem não entende nada e já sai julgando.
Bom, na verdade a minha visão mudou quando eu comecei a pesquisar o método Waldorf para a futura escola da Bella, fuxicando nas informações sobre Waldorf, acabei caindo no Montessori. Daí uma das minhas profes pediu que eu pesquisasse e comprasse alguns materais Montessori para nós criarmos um “recanto Montessori” na escola.
Não entrarei no método Montessori em si aqui no blog agora, pois na verdade acabei de começar a pesquisar sobre ele, mas estou super empolgada com a maneira como este método ensina os conceitos de matemática e geografia para crianças pequenas.
Muito, muito legal.
O legal de eu ter uma filha em idade pré-escolar é que tudo o que eu desejo em termos de boa educação e acesso aos melhores brinquedos e materiais para a minha filha, eu desejo para os meus alunos. O entusiasmo da Bella em aprender o alfabeto, por exemplo, faz com que eu me inspire ainda mais para incrementar o currículo da escola.
Quando eu encasqueto com algo eu me entusiasmo tanto que ninguém me segura:

  • Comprei 5 livros sobre o método criado por Maria Montessori, na Itália.
Um deles é este

 

Não me perguntem COMO eu conseguirei ler 5 livros, mas eu darei um jeito. Me dei até o final de setembro para criar e implementar um currículo Montessori para a escola. 
Dormir é para os fracos, é assim que se acha tempo para fazer as coisas, né?

  •  Começando a comprar brinquedos e materiais novos
O primeiro brinquedo Montessori da escola! Muita emoção!

 

Quem tem escolinha sabe, não se tem fundos ilimitados para gastar com brinquedos e outras compras extras, você tem que economizar pois os gastos com aluguel, folha de pagamento, alimentação das crianças, manutenção, etc etc etc usam quase toda a sua verba, BUT arrumei uma maneira de achar uma graninha extra para gastar em brinquedos e materiais sem culpa.
Nós temos o nosso número X de alunos e dentre estes alunos temos os “full time” ( 5 dias por semana) e os “part time” ( 4, 3 e 2 dias por semana) mas ás vezes os pais precisam que os alunos “part time” frequentem a escola em dias que normalmente não iria,, e quando isso acontece nós cobramos a taxa diária para o “drop in” de uma criança que não era esperada naquele dia. Então quando temos estes dias extras, os pais pagam a sua mensalidade normal e dão um cheque separado para este dia extra, então tenho começado a economizar estas “diárias” para gastar em brinquedos e materiais para a escola, sem ter que mexer no valor recebido de mensalidades, que é gasto nas nossas contas pesadas do mês.
Então está até engraçado:
“Rita, o meu filho pode ir a escola esta quinta-feira?”
Eu pensando: “Ô se pode, com o valor desta diária comprarei este brinquedo e aquele material”
hihihi…agora torço para estes dias extras, pois como eu comprei a escola em abril e ela era uma escola já bem antiga com tudo antigo lá dentro, dos móveis aos brinquedos, estava na hora de investirmos em novos materais.
Tenho pesquisado muito a internet para achar websites que vendam materais Montessori a preços justos. Como os materiais e brinquedos são de madeira maciça, de muita qualidade, eles são mais caros que um brinquedo comprado em uma loja. E como a maioria só é achado em websites, além do brinquedo, você tem que pagar quase o mesmo valor de frete. Dói viu?
Mas estou pesquisando os brinquedos essenciais dentro da filosofia Montessori e começando as compras com eles. Como esta “Sprindle Box” de madeira.
Comprei sexta passada a tardinha e hoje já recebi. Bellinha amou brincar com o primeiro brinquedo Montessori da escola. Fez as contas direitinho.
** Meninas
Infelizmente ainda não achei nenhuma empresa que venda materiais Montessori com preços especiais para escolas, então estou comprando de sites normais mesmo, como Ebay entre outros. Nada de site especial para escola por hora.**

  • Procurando na internet atividades para imprimir de graça ou baratinhas
Nem tudo é ter dinheiro para comprar pronto, infelizmente…hahaha. Muitas das atividades Montessori atuais, contam com você achar o material certo, imprimir, recortar e mandar laminar. O tempo que eu ando gastando com isso é indecente, mas não tem outro jeito. Comprei alguns materiais prontos no Etsy, darei o link aqui embaixo, e descobri sites fantásticos com materiais prontos para imprimir.
Uhu
O que não acho de graça, acho bem baratinho para comprar no Etsy. Por 5 dólares vale mais a pena eu comprar do que eu comprar materiais e gastar tempo para fazer.

 
Atividades em torno de $ 5 nesta lojinha.
  • Pesquisando maneiras de encontrar materiais interessantes em diversas mídias

Só 2 frases para vocês:

Little Passports
e
Worlwide Culture Swap

Guardem estes termos, escreverei mais sobre eles aqui no blog.
O máximo, para dizer o mínimo!

Bom meninas, então quando vocês pensarem “O que será que a Rita anda fazendo estes tempos” , agora vocês já sabem. Respirando Montessori pois já anunciei no site da escola que implementarei este sistema na escola, então bora trabalhar para fazer acontecer.

Dicas Montessori para mim?
Me escreva por aqui.
Me mande mensagem no facebook.
Me mande sinal de fumaça.
Qualquer coisa!

Precido de dicas.

7 Comments on O mundo Montessori na minha escolinha

  1. Paola Bernardino
    23/07/2013 at 11:29 am (4 years ago)

    Rita, recomendo esse grupo do facebook pra você https://www.facebook.com/groups/131727546931915/ tem várias dicas de brincadeiras e atividades montessori !

    Fiquei confusa com a distinção entre os métodos montessori e waldorf. Você poderia fazer um post sobre as diferenças entre esses dois métodos ?

    Beijos 😉

    Reply
  2. Rose Leme
    23/07/2013 at 1:03 pm (4 years ago)

    Oi Rita,
    Me sinto privilegiada, pois aqui em Holambra onde eu moro temos a escola com método Waldorf, num lugar escandaloso de charmoso, tem hortas.. etc…
    E temos na cidade vizinha Artur Nogueira, 12Km daqui temos o colégio Montessori, que tem esse tipo de método. Quando eu tiver bebes terei as 2 opções, o problema é que é em média 30% mais caro que o colégio Objetivo (conhece né?). Por exemplo, para uma criança de 3 anos o período full das 7am até as 5pm, custa R$1200, com refeições inclusas, e produtos de higiene tem que levar. Eu sei os valores pq uma amiga tem uma menina e foi ver pra por la.
    Muito legal você ter um diferencial na sua escola…Beijao Mari Leme (comentei com o email da minha mae, já tava logado!)

    Reply
  3. Gustavo Corrêa
    23/07/2013 at 2:28 pm (4 years ago)

    que orgulho da minha irmã… adoro teu entusiasmo. bjo!

    Reply
  4. Caroline Carvalho
    23/07/2013 at 5:24 pm (4 years ago)

    Olá querida, sou leitora de seu blog, nem sempre comento, pois como sempre ando na corrida entre escrever meu blog e cuidar dos gêmeos e assim vai, porém, assim que li o título do seu post no Feed precisei vim ler e poder lhe dizer que estou feliz em lhe ver falar sobre montessori.
    Sou uma Mãe Montessori, estudei na faculdade um pouco sobre ela e depois que virei mãe decidi aplicar o método em casa, li bastante, pesquisei um tantoooo, participo de grupos e aplico em casa com meus passarinhos.
    O que precisares de ajuda estou aqui, conheço sites americanos que vendem por um preço muito mais acessível do que o habitual, se desejares posso te enviar os links.
    Quando o assunto é Montessori super me interesso e vou adorar trocar mais experiências sobre o assunto.
    Beijos
    http://www.varaldospassarinhos.blogspot.com.br

    Reply
  5. Mamãe Nádia
    24/07/2013 at 12:36 am (4 years ago)

    Amo a vertente montessoriana, estudei muito na faculdade e combina bastante com a educação infantil. Estou sempre acompanhando blogs sobre o assunto. Boa sorte com as implementações na escolinha.
    Amei matar a saudade do teu blog…o tempo tá curto mas sempre que posso eu venho conferir tuas novidades.
    Tem post novo lá no meu blog…tá acompanhando o meu desafio "40 dias para demonstrar amor"? Tem post com fotos da primeira semana!
    http://www.asosmamaenadia.com
    Beijos!

    Reply
  6. Fernanda Fatio
    25/07/2013 at 4:51 am (4 years ago)

    Rita, aqui em Port Moody tem uma loja maravilhosa especializada em material educacional. Talvez eles tenham coisas que você está procurando. Chama-se Creative Children Educational Supply. O site deles é http://www.creativechildreneducational.com/.

    Outra sugestão é (mais) um livro. Chama-se The 100 Languages of Children, sobre a metodologia Reggio Emilia (que é da escola onde Valentina vai pro Kindergarten). O livro eh excelente, tenho no Kindle (será que dá pra emprestar Kindle books?). Reggio Emilia é uma metodologia italiana, também do pós-guerra, como a Montessori, mas menos "estruturada". Vale a leitura mesmo que você não implemente esta metodologia. As três, Waldorf, Montessori e Reggio estão interligadas de certa forma, ao sair do tradicional. Pra saber mais sobre o livro, dá uma olhada neste link: http://books.google.ca/books/about/The_Hundred_Languages_of_Children_The_Re.html?id=VpIJWvfdIewC&redir_esc=y

    bjs,
    Fernanda

    Reply
  7. Gabriela
    27/08/2016 at 6:46 pm (1 year ago)

    Oi Rita, descobri hoje o seu blog e estou encantada, parece que foi feito sob medida para mim. Tenho duas pequenas uma de 2 anos outra de 4 meses. E no final do ano estamos nos mudando para Vancouver.
    Todas as suas dicas com relação à maternidade, comprinhas, escola, roupas são de ouro!!!
    Fiquei interessada em saber mais sobre sua escolinha, onde fica localizada em Vancouver, disponibilidade, horários… Estou à procura de daycare para janeiro. Um Abraço,
    Gabriela

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *