Quando Jobs morreu, todos acharam que nenhum outro gênio apareceria tão cedo, mas a fila anda e o próximo gênio já apareceu: Elon Musk (pronuncia-se “Ílón Mãsk”)

Li uma citação hilária na internet:

“Elon para presidente do planeta…..deixa Marte para o segundo tempo!”
Pois os planos de Elon são tão grandiosos que Marte faz parte deles.

O cara é um gênio.

  • Já ouviu falar do Paypal? O sistema de pagamento mais famoso da internet? 

Ele criou.

  • Já ouviu falar da empresa automotiva Tesla? Que criou o primeiro carro 100% elétrico do mercado? 

Ele criou.

  • Já ouviu falar da empresa Space X? Que faz transporte E-S-P-A-C-I-A-L

 Ele criou.

  • Já ouviu falar da empresa SolarCity, que cria painés solares?

 Ele criou.

  • Sabem que é a inspiração atrás do filme O Homem de Ferro, com Robert Downey JR? 

Ele.

Este Sul Africano, naturalizado Americano, de apenas 42 anos já conta com o título de uma das mentes mais brilhantes do mundo.
Quando Elon vendeu a Paypal para o grupo Ebay em 2002, ele lucrou 1.5 bilhões e prometeu a si mesmo que caso conseguisse vender a empresa, ele criaria….cof cof cof….uma agência espacial.
Seu primeiro passo foi visitar a Rússia 3 vezes na tentativa de comprar um “foguete-míssel-algo do gênero” e depois da terceira tentativa ele se deu conta de que era tão caro, tão longe do que a sua fortuna podia pagar, que seria muito mais barato e “fácil” ele mesmo criar o seu próprio foguete.
Escuta, quem é que pensa assim? Quem resolve criar e investir em um foguete?
Ele.
E assim ele mudou o futuro da humanidade.
Com menos de 40 anos de idade.


Pára tudo? Não bastasse ficar bilionário com a venda da Paypal, resolveu abrir uma agência espacial? Elon diz brincando que é um dos poucos casos no mundo em que um bilionário passa de uma das pessoas mais ricas do mundo a talvez uma das mais falidas em um curto espaço de tempo. Disse que a empresa espacial Space X quase faliu em 2008 e sua conta bancária chegou a apenas 3 milhões de dólares (pouco para quem tinha 1.5 bilhão) em função da criação da SpaceX, mas depois de preencher um cheque com seus últimos 3 milhões para cobrir a folha de pagamento de suas empresas, ele finalmente conseguiu lançar ao espaço com sucesso uma de suas cápsulas e o inédito até agora, conseguiu recuperar a cápsula intacta depois que ela caiu no Pacífico, a primeira vez até agora.
O interessante deste empreendedor é que diferentemente de outros bilionários que vemos por aí, o seu sonho, a sua maior motivação, sempre foi criar um legado que enriqueça a vida do homem, que transforme o que conhecemos hoje em algo muito mais revolucionário: mudar o futuro do transporte (automotivo e espacial) e a forma como criamos e utilizamos energia, deixando de lado o petróleo e abraçando a energia solar.

Eu não conhecia a história deste físico e economista (o quê mais, meu Deus?), até o Bryan começar a falar sem parar  no carro Model S da Tesla. Eu não sou muito apaixonada por carros, mas ele fala nesta empresa tanto, mas tanto, que eu rapidinho descobri que o carro elétrico da Tesla é o queridinho, o sonho de consumo de todos os “geeks-nerds” do planeta.

Os carros da Tesla não sao carros para todos, ele ainda é um carro considerado artigo de luxo por causa do seu preço (e de seu sistema de bateria que ainda não está disponível no mundo todo), mas os plamos de Elon envolvem transformar a Tesla em uma marca para todos na próxima década.
Vejam a tragetória da Tesla em 3 versões:
Versão 1 – U$ 100.000 (alguns anos atrás)
Versão 2 – U$ 50.000 (a venda neste momento nos EUA e Canadá)
Versão 3 – U$ 30.000 (entrará no mercado daqui 3 ou 4 anos, será a versão popular da Tesla)
Por aqui já ouvimos falar dos carros híbridos, em que ao invés de somente gasolina, você carrega a sua bateria na luz em postos especiais para isso. Aqui no Canadá, em Vancouver ao menos, se vê direto postos elétricos, só na minha rua deve ter uns 4, inclusive no shopping. Você liga o carro num fio especial, vai no shopping e deixa o carro lá carregando a bateria por 40 minutos e paga-se…..cof cof cof….3 dólares. Ou seja, gasolina não é necessária.

 

Mas os carros da Tesla são diferentes, não são híbridos (os híbridos aceitam eletricidade OU gasolina) mas sim 100% elétricos e o futuro automotivo é este, daqui algumas décadas não existirão mais carros movidos a gasolina, o futuro é elétrico.
Curiosidade para os nerds de plantão: A Tesla anda 100 quilômetros com uma carregada de bateria, mas é preciso estar em uma cidade, ou em um país, em que existam postos próprios para carregar a bateria elétrica do carro. Por isso a Tesla só funciona nos EUA e Canadá até onde sei.
Diz-se que Elon fez mais pela indústria automotiva em 2 anos mais do que o mercado conquistou em 100 anos. Incrível. Ele…sozinho…..redesenhou o futuro automotivo mundial.
O carro Model S da Tesla ganhou o prêmio de melhor carro do ano (no mundo).

Mas não fica por aqui:
Elon é um dos principais concorrentes a construir o próximo ônibus espacial da Nasa, visto que com a “aposentadoria” da última Space Shuttle americana, os Estados Unidos não tem hoje nenhum meio de enviar astronautas para o espaço. Eu achei na minha ingenuidade de quem não entende nada do assunto, que o concorrente seria Richard Branson, o dono da Virgin, que também tem uma agência espacial, mas errei, Elon aparentemente está quase lá,um dos nomes no topo da lista da Nasa para tal feito.
Os entendidos dizem que Elon tem um intelecto altíssimo, combinando física com business, e um comprometimento com a sociedade, o que não é usual para grandes empreendedores. Ele é uma combinação de ciência com preocupação com o futuro da humanidade, e uma das poucas mentes na atualidade a se preocupar com o meio ambiente. Muitos se preocupam mas poucos fazem, e Elon….sozinho…..está colocando em prática maneiras de lidar com os problemas ambientais do século XXI.

Em uma entrevista, Elon foi perguntado como um homem sozinho, em um curto espaço de tempo, pode se aventurar em áreas tão distintas, e pediu que ele desse uma fórmula para seu sucesso:
“Eu trabalho muito”, foi a sua resposta.
O entrevistador vai além:
” Você tem
uma grande habilidade de pensar em um nível de design jamais alcançado,
quando levado em conta que você alia este talento no design e engenharia, mas também
tecnologia de ponta e empreendedorismo, em apenas um pacote que parece simples quando explicado por você.
Você tem tanta confiança na “simplicidade” dos seus projetos, que você toma riscos altíssimos e tudo o que você faz dá certo.”
Elon: “Eu
aplico as regras da física, uma das minhas especialidades, e para cada
projeto que crio, eu aplico não só a física mas também o ouvido aguçado
para as críticas negativas, principalmente para aquelas feitas pelas
pessoas que me conhecem.”
Em outra entrevista, Elon foi destacado como “Um homem que conquistou em sua curtíssima tragetória em engenharia espacial, mais do que os 4 ultimos governos americanos conseguiram.” Elon conseguiu sozinho, enviar dois foguetes para o espaço e não só isso, conseguiu com sucesso que os dois foguetes pousassem com sucesso na estação espacial em Marte.
Ele venceu a concorrência para receber 1.6 bilhões da Nasa para re-criar o sistema de transportes de cargo para o espaço. Seu sonho é transformar a forma como o espaço é visto, possibilitando que humanos possam ser transportados para estações espacias (caso você tenha dinheiro para isso). Uma das partes mais tocantes de uma entrevista que assisti com Elon foi quando a empresa Space X foi criticada por estes planos audaciosos. Ao saber que Neil Armstrong (pisou na lua, lembram?) criticou o seu trabalho, Elon chora na entrevista, pois Neil é uma de suas principais inspirações. Ele espera que o veterano veja o espaço como algo novo a ser conquistado e não algo inatingível como é até agora.
De acordo com Musk, viagens comerciais a Marte serão possíveis dentro de 30 anos.
Puxa vida, pesquisando sobre a história deste gênio, me sinto extremamente insignificante na minha vidinha por aqui. Puta merda, com o perdão da palavra. Me dá vontade de acordar as 2 da manhã para trabalhar, para ver se conquisto 0.000000000000000001 % do que ele já conquistou. Ele é uma pessoa que faz diferença na sociedade.
Um dos projetos de Elon, um super trem bala que fará San Francisco-LOs Angeles em menos de 30 min
E para finalizar, Elon vem de uma família de classe média: sua mãe, canadense, e seu pai, sul africano, moraram na África do Sul até Elon completar 17 anos, quando resolveram deixar a África para Elon não ter que se alistar no exército africano. Elon morou em Ontário, no Canadá, por dois anos até se mudar definitivamente para os Estados Unidos, onde criou seu legado e fortuna SOZINHO, sem a ajuda de ninguém. Não nasceu de uma família rica. É um auto-didata que aprendeu sozinho a criar foguetes e ônibus espaciais.
Quer alguém mais inspirador do que ele?
Difícil de encontrar.
Para quem achava que a mente brilhante de Jobs era umas das únicas lá fora, estes estavam redondamente enganados.
Para o Dindo Sabe Tudo (tem que ver hein?) e outros interessados, aqui os melhores vídeos com entrevistas com Elon. Vale muito a pena.
Agora quando vocês ouvirem falar no Brasil de Elon Musk vocês podem me agradecer 🙂

5 Comments on O novo Steve Jobs

  1. Vivi TodoDia
    27/06/2013 at 11:51 am (4 years ago)

    Rita eu devorei cada palavra desse artigo! O livro "A cabeca de Steve Jobs" me inspirou muito e nao conhecia esse cara que vc nos apresentou. Eu sou assim, eu acredito que a vida nao precisa ser convencional. Vc nao precisa nascer e morrer no mesmo lugar, bem como trabalhar de 9 as 5 e ter um chefe para viver bem. A primeira coisa eu ja fiz, a segunda desejo conquistar e pessoas assim, cheias de visao, me inspiram a acreditar que os sonhos sao possiveis de se tornarem concretos. Beijos

    Reply
  2. Gustavo Corrêa
    27/06/2013 at 12:27 pm (4 years ago)

    Bó, nunca tinha ouvido falar nele. Certamente irei assistir as entrevistas de noite. Fiquei bem interessado na história dele. Não adiante, tem gente que é especial mesmo…

    Reply
  3. rita
    27/06/2013 at 7:00 pm (4 years ago)

    Ju

    eu tambem nao conhecia ate semana passada, ignorantes de maos dadas eu e tu.

    Mas acho que por ele ser discreto na sua vida e pelas empresas dele focarem nos EUA agora (tirando Marte..haha), a gente nao ouviu falar dele no Brasil ainda.

    Mas eh legal conhecer estas pessoas com estrela, inspiram a gente

    Beijinhos

    Reply
  4. rita
    27/06/2013 at 7:00 pm (4 years ago)

    Gustavo

    Pois é, quem é especial é né?

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *