Em uma sociedade ideal, onde não existe julgamento e pré-conceito, ninguém julgaria ninguém, mas sabemos que as coisas não são assim, portanto temos que atentar para certos cuidados se queremos causar uma boa impressão nas pessoas.
Não sei se vocês já se deram conta, mas assim como a sua própria aparência e atitude causam boa ou má impressão em terceiros, o seu filho poderá causá-la para você sem que você se dê conta. Não sei se me fiz entender, mas vamos lá!
Seu filhote cresce e começa a ir para a escola e a sua vidinha começa a ser observada não só por coleguinhas como pelas suas professoras. A maneira como VOCÊ manda o seu filhote para a escola, afetará a maneira como as pessoas verão não só seu filho mas também a sua família como um todo.
Aqui algumas dicas práticas para que seu filhote e sua família causem sempre uma boa impressão nas professoras e coleguinhas e que assim, sua família também seja vista da maneira como você gostaria que ela fosse:
Atenção: Todas as “dicas” aqui não são dicas, são mero bom senso e sei que 99% de vocês cuida destes detalhes básicos, mas sempre convem lembrar o óbvio:

  • Criança limpinha
Sabemos que a garotada é bagunceira e adora rolar no chão, brincar com terra e pintar e bordar em todos os sentidos, mas cabe atentar que a primeira impressão que fica é a aparência da criança, se é limpinha ou mais estilo “Cascão”.
* Não esqueça de lavar o rostinho antes de ir para a escola, afinal bigode de Nutella de manhã cedo ou bigode de molho de tomate depois do almoço podem ser vistos de cara.
* Corte sempre as unhas bem curtinhas e veja se elas estão limpinhas. Mão de criança é sempre sujinha de canetinha, terra e afins, mas às vezes a sujeirinha é um pouco demais. O mesmo para as unhas dos pés! Nada pior do que uma professora ter que tirar a meia para avaliar um machucado e se deparar com unhas dos pés compridíssimas, um sinal e tanto de desleixo com a criança.
  • Criança penteada para ir a escola
Nada pior do que receber um aluno com o cabelo todo embaraçado, cheio de nós e espetado para cima. Se você mãe ou pai não saem para a rua assim, não permitam que seu filhote saia. Criança nenhuma gosta de pentear o cabelo de manhã cedo antes de ir para a escola, mas dá para facilitar o processo molhando o cabelinho antes de começar a penteá-lo. Aqui em casa comprei um spray desembaraçante para evitar lágrimas cedo da manhã.
Minha filha está sempre penteadíssima para a escola, com Maria Chiquinha, passadorzinho ou trancinha. Assim além de uma aparência cuidada, facilitará a vida da criança durante o dia quando ela poderá fazer suas atividades sem cabelo caindo no rosto.
P.S – Não mandem suas meninas de tiara (arquinho) para a escola, cai da cabeça, elas tiram durante o dia, se perdem, não adianta nada. Elástico ou passador são sempre mais eficientes.
  • Roupa limpa
Criança não precisa ir enfeitada para a escola, o menos é sempre mais neste quesito, uma camisetinha qualquer e uma calça de moleton ou legging são sempre melhor do que roupas com frufrus ou jeans desconfortáveis, mas cuide para que seu filho vá para a escola de roupa limpa. Mesma regra do cabelo penteado: se você não sai na rua de roupa suja, não deixe que se filho seja visto desta forma.
Não me refiro a manchinhas, afinal, bota o dedo aqui quem acabou de comprar uma camiseta para o filho e na primeira usada ele já a manchou? Bella é campeã de fazer estas coisas, mas contanto que a roupa esteja limpinha e a mancha não seja muito indecente, mande seu filhote de roupas limpas para a escola.

P.S – Cuequinha e Calcinha.

Neste caso não mande seu filho para a escola de cuequinha ou calcinha manchados, não é legal, os amiguinhos percebem e seguido dizem :” Tu fez cocô ou xixi na calça” e a criança não fez, a roupa esta apenas manchada. Vamos evitar constrangimento para os pequenos .

  • Sapato limpinho
De novo, se você não sai de casa com sapatos embarrados, não deixe que seu filhote chegue assim na escola. Se a botinha de chuva estiver embarrada, dê uma boa limpada de noite, e se o tênis estiver encardido demais e/ou com odor de suor, o coloque na máquina de lavar roupa para uma boa lavada.
Sapatos podem causar uma boa ou má impressão em uma criança…cof cof cof….na sua mãe. Lembre-se disso, é sinal de higiene e de cuidado com seu filho.

  • Lancheira limpinha…..sempre!
Acho que esta é uma das maiores implicâncias das professoras e elas sem dúvida julgam VOCÊ, a mãe, por isso. Nada pior do que abrir uma lancheira da hora do almoço e ver que ela está toda suja e melecada por dentro.
O verdadeiro “No No” em uma sala de aula. Tenha consideração pela professora que irá manusear os potinhos de comida do seu filho. Todos os dias quando chego em casa, a primeira coisa que faço é esvaziar a lancheira da Bella, colocar os potinhos para lavar e limpar a lancheira com esponja e sabão. Lavo bem direitinho até ela ficar 100% limpa. Com o tempo a lancheira fica meio manchadinha e tudo bem, faz parte, mas ela está sempre limpa.
Dica importantíssima não só de higiene, mas também para que você não seja considerada uma mãe relaxada pelas professoras do seu filho.
P.S – Frutas na lancheira
Sempre que mandar fruta na lancheira, a coloque em um saquinho, a enrole em um guardanapo de papel ou a coloque em um potinho plástico. As frutas geralmente são culpadas pelas melecas dentro da lancheira.

Viram mamães, dicas simples e práticas para que seu filho, você e toda a sua família sejam vistos de forma positiva pelas professoras da escola. Não adianta nada querermos passar uma imagem quando na prática demonstramos que a correria do dia a dia venceu e não temos tempo para cuidar da aparência dos nossos filhos.
Nada melhor do que ver uma criança cheirosa e arrumadinha na escola!
Lembre-se…..se você não estiver nem aí para a opinião das professoras, lembre-se que os coleguinhas do seu filho fazem julgamentos muito mais diretos e dolorosos e nada passa em branco aos olhos de uma criança honesta (demais), portanto o cuidado com o seu filhote gerará apenas comentários legais dos coleguinhas.

4 Comments on Boa impressão na escola

  1. Anonymous
    23/05/2013 at 9:05 pm (5 years ago)

    Ótimas dicas!! Sempre observo tudo na minha filhota, limpo o tênis todos os dias, lavo uniforme… Só me preocupou o arquinho, a minha pequena ama arquinho e usa até pra dormir… snif, snif Aline

    Reply
  2. Marieli Lucena
    23/05/2013 at 10:08 pm (5 years ago)

    Oi, Rita!
    Gostei muito do post.
    Concordo com o que vc disse, as pessoas julgam mesmo.
    Mas acredito que muito mais importante do que causar uma boa impressão em outras pessoas é demonstrar (com essas pequenas ações que vc enumerou acima) respeito, zelo e carinho para com o seu filho; afinal de contas ele é o personagem principal de toda essa situação. Se vc tratar o seu filhote com o devido valor e atenção, a consequencia será um julgamento justo das outras pessoas (pelo menos é o que se espera). Bjs

    Reply
  3. Roseli Rosa
    24/05/2013 at 1:09 pm (5 years ago)

    Oi Rita
    Gostei muito das dicas, e se a gente pensa que os filhos cresceram é hora de deixar por conta deles? né não.
    Meu filho está com 21 e minha filha com 11 anos estou sempre pegando no pé dos dois, sobre a questão da higiene e boas maneiras.
    Beijinhos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *