Com a minha vida corrida, chegar em casa, abrir a geladeira e ter que pensar no que fazer de janta é um pesadelo. Percebi que quando já chego em casa sabendo o que cozinharei, consigo fazer a janta em meia horinha, o que é uma maravilha, pois a minha filhota janta e dorme cedo.

Como comentei aqui no blog, paguei a assinatura do site Super Healthy Kids, de receitas saudáveis fantásticas para famílias que querem organizar seu cardápio semanal com antecedência.
Hoje é feriado aqui no Canadá e já defini o nosso cardápio. Não seguirei o cardápio semanal oferecido pelo site a risca, mas peguei as receitas de jantar que me apeteceram e vejam o que teremos de janta esta semana (idéia para vocês também):

  • “Fried Rice and Chicken” (arroz “frito” com frango e veggies)
  • “Mushroom Risotto with Salmon” 
  • “Baked Pasta with Spinach and lemon” (Casserola de massa com espinafre e limão)
  • “Green Pea Penne” (Massa “verde” de ervilha, abacate, espinafre e amendoim)
A nossa semana será curta, de apenas 4 dias, e eu não costumo pensar no jantar de final de semana, as vezes comemos fora, as vezes o Bryan cozinha, então no final de semana eu relaxo no planejamento.
O bacana das receitas deste site é que levam ingredientes acessíveis, tudo baratinho, nada de extravagante que você vá comprar e só usar para aquela receita. Estou tentando conter os gastos de supermercado aqui em casa, pois confesso que muitas vezes eu compro as coisas e acabam estragando na geladeira, então estou preferindo comprar somente o básico: vegetais, frutas, carnes, e seguir receitas que não levem ingredientes extravagantes.

Tambem costumo comprar uma revista de culinaria por mes, assim tenho receitas novas para incluir nas nossas refeicoes. 

Faço muitas receitinhas vegetarianas, mas neste caso eu tenho um truque para dar carne para a Bella: sempre compro um frango assado no supermercado e assim quando a receitinha veggie é servida, ofereço junto o franguinho para ela. Também estamos tentando diminuir o consumo de carne vermelha e aumentar o consumo de frango e peixe. E as vezes eu faço o jantar de maneira que tenhamos todos os grupos alimentares, mas não necessariamente carne (outra proteína), não acho que comer carne todo dia seja necessário, contanto que você siga um cardápio completo que inclua a proteína de outra forma, uma receita vegetariana 2 vezes por semana é bastante saudável. Nao sou radical e para a Bella sempre temos uma carninha, nao se preocupem.
Agora é verão, então caprichamos nas frutas da estação, sempre ofereço para ela de sobremesa….mesmo que depois ela peça um sorvetinho, contanto que ela coma a sua comida saudável, um mimo de vez em quando não faz mal.
Fotografarei minhas receitinhas da semana e postarei elas aqui para servir de idéias.

Este site nao eh para comidinhas de crianca, eh para familias que querem comer uma alimentacao saudavel, com receitas simples e gostosas que possam ser implementadas na sua casa de maneira rapida depois de um dia de trabalho.

2 Comments on Cardápio semanal

  1. Cantinho charmoso da Giu
    21/05/2013 at 12:28 am (5 years ago)

    Rita… Depois que comecei a seguir seu Blog e Face, confesso que me estimulou a iniciar uma alimentação saudável para minha família e principalmente porque tenho uma bebê de um ano e quatro meses…. Fico ansiosa esperando suas receitas…. Obrigada pela ajuda e que ajuda…. bjs

    Reply
  2. Sandra Peres
    21/05/2013 at 1:47 pm (5 years ago)

    Adoro ideias de cardápios, vivo fazendo rascunhos antes de fazer as compras da semana e também prefiro receitas mais baratas e saudáveis, com ingredientes simples e que sejam praticas de preparar.
    Quero ver seus pratos! Isso inspira muito a ir pra cozinha.

    Beijão

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *