Ontem fomos a biblioteca no final do dia pegar os livros semanais que levamos para a escola, e Bella escolheu dois livrinhos para levar para casa, um deles é tão lindo e uma mensagem tão importante para os pais que até virou assunto para o blog.

Aqui a tradução do texto acima:

“Todos nós amamos nossos filhos mais do que tudo no mundo. Nos seus primeiros anos nós os alimentamos para que eles crescam. O levamos ao médico para nos certificarmos de que eles estão sadios. Colocamo-os nas suas cadeirinhas do carro para garantir a sua segurança.
Mas uma das coisas mais importantes nos primeiros anos é o desenvolvimento da mente e do esírito. É neste momento que seu filho apremderá a amar e a confiar, a falar e a ouvir.
Depois dos dois anos de idade, estes ensinamentos ficam mais difíceis de serem aprendidos e ensinados. Confiar nas pessoas, cantar, dar risadas e fazer uso da linguagem são os pontos mais importantes na vida de uma criança.
Por isso estes ensinamentos precisam vir primeiro da mãe e do pai. Aqueles primeiros anos na vida de uma criança passam e você jamais poderá voltar no tempo. Por isso arrume tempo para criar um espaço silencioso e cheio de paz na sua casa, um cantinho em que você dedicará apenas 20 minutos para ler para seu filho. Coloque se flho no seu colo e leia para ele em voz alta.
As páginas de um livro são como umas “mini-férias”, momentos especiais de intimidade e amor intenso.
Não custa caro…..20 minutos bastam, assim como a carteirinha de uma biblioteca.
Ler para o seu filho é como depositar moedas de ouro na sua poupança. Este “valor” renderá frutos para uma vida inteira. Sua filha aprenderá, usará a sua imaginação e será uma menina forte que acredita em si mesma. Seu filho irá prosperar e retribuirá seu amor para sempre.”
Li o livrinho para a Bella ontem a noite e até chorei. Mãe sensível, né? Mas realmente me tocou me dar conta de que as coisas mais importantes na vida dos nossos filhos não precisam custar caro, sequer precisam ser compradas.
Vinte minutos do nosso dia bastam, vinte minutinhos antes de colocar seu filho para dormir. Sabemos que minutinhos extras durante o dia corrido de pais que trabalham fora fazem falta, mas sempre dá para apressar a janta ou a novela para dedicar um tempo precioso para ler com o seu filho. Sei que livro são tão caros no Brasil, mas pode-se pegá-los na biblioteca ou pedir livros como idéia de presentes nas festas de aniversário e demais datas especiais. Brinquedos enjoam rápido, livros são lidos repetidas vezes por anos e ficarão na memória do seu filho para sempre!

6 Comments on 20 minutos bastam

  1. Wera Correa
    15/05/2013 at 9:25 pm (4 years ago)

    Lindo o texto. Eh a mais pura expressao da verdade. Se cercares teu filho de amor, ensinares o amor pelo livros "nao tem como dar errado". Como disse uma das meninas, num comentario do post anterior. A mesma frase que eu uso ao longo da vida: o fruto nao cai longe do peh. bj da mommy.

    Reply
  2. Flicka
    16/05/2013 at 1:26 am (4 years ago)

    JA falei isso pro Alan.. quero ler pro nosso filho, fato! Ele nao teve esse habito, mas eu lembro que minha vó lia pra mim e sempre me incentivava a leitura.
    Acho que sempre temos que reservar um tempo gostoso só pra esse momento. <3

    Reply
  3. Nine Copetti
    17/05/2013 at 12:16 am (4 years ago)

    Amiga… escrevi um baita comentário pra postar aqui e quando cliquei em publicar ele simplesmente sumiu!!! Que raiva eu tenho do iPhone às vezes… Não consigo comentar em quase nenhum blog!

    Agora, ao assunto do blog, amei! Tu sabes o quanto sou louca por livros e levanto a bandeira da leitura desde cedo, embora minha luta com meu sobrinho não esteja rendendo tanto – tenho procurado livros com temas que possam interessar mais a ele, mas tá tão difícil, amiga… ele se desliga fácil, não concentra, só quer saber de esportes – mesmo assim a luta continua, e sempre que vejo as crianças pegando amor pelos livros, abro um sorrisão de felicidade, porque sei que eles levarão só coisas boas dali pra vida! Adoro as fotinhos que tu posta da Bella na biblioteca, me orgulho muito mesmo nem conhecendo ela de pertinho!

    Essa questão de separar um tempo para a leitura, de ler juntos ou ler para – isso tem um poder enorme de transmitir o amor pelos livros às crianças, lembro que meus pais não liam pra mim, mas a empregada da minha madrinha lia quando eu ia dormir na casa dos meus primos, e esse simples gesto fez grande diferença no que sinto pela literatura, tem livros lidos naquela época que até hoje lembro das histórias e me emociono!

    Que bom que mesmo em meio a correria toda que é a vida de vocês, ainda conseguem e dão valor pra esses momentos, sorte da Bella!!!

    Beijão enorme pra ti!!!
    E Caribe vem aí, é… uhuuu!!! Quero ver fotos, fotos e mais fotos!!! 😉

    Reply
  4. Debby
    17/05/2013 at 4:43 pm (4 years ago)

    OI Rita
    Adorei esse post.

    O João Victor, meu caçula, tem 3 anos de idade.
    E toda sexta a escola manda um livro infantil.
    Gosto desse momento com ele, mas tem semanas que chego tão, tão cansada em casa que esqueço mesmo.
    E ler esse seu post me fez ver a importância desses 20 minutos.

    Adorando seu blog
    Debby 🙂

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *