Hoje vencemos mais uma vez uma das possíveis sequelas da prematuridade extrema!
Este post é dedicado a outras mães de prematurinhos extremos que ainda estejam na UTI ou que já tenham recebido alta e passaram pelo que passamos.
 
Bella nasceu prematura de 25 semanas e como a maioria dos bebês prematuros extremos como ela, desenvolveu a doença ROP (inglês), Retinopatia da Prematuridade.
Entenda melhor a doença:

” Retinopatia da prematuridade ocorre por que o olho do bebê prematuro ainda não terminou o desenvolvimento necessário quando saiu da barriga da mãe. Os vasos que nutrem a retina (que é a parte do olho que capta a visão) ainda não terminaram o desenvolvimento na hora em que o prematuro nasceu, e vão ter que crescer em um ambiente diferente daquele controlado no útero da mãe. Assim, alguns podem desenvolver vasos frágeis que sangram dentro do olho e a retina pode descolar da esclera (casca branca do olho), causando a perda da visão. Quanto mais prematura a criança e quanto menor o seu peso ao nascimento, maiores chances de o bebê desenvolver a retinopatia da prematuridade.” (Dra Rosane C Ferreira)
Desde as primeiras semanas de vida tinha seus olhinhos examinados por uma médica oftalmo bam bam bam de Calgary, com aquela coisa terrível de abrir as pálpebras, enfim, um exame que eu fugia rapidinho quando podia, mãe nenhuma deveria assistir seu filho passar por este exame, ainda mais uma vez por semana, meses e meses de tortura. Minha filhota foi para casa e 5 meses depois da alta a oftalmo concluiu que sim, que ela teria que se submeter a cirurgia de Retinopatia, pois seu quadro estava piorando e o perigo desta doença é perda da visão. Choreiiiiiiii que nem sei. Para eu chorar não preciso muito, vocês já devem ter percebido.

Lá foi a dona Bellinha bem petitica se internar por 1 dia no Hospital Da Criança de Calgary para tratar dos seus olhinhos. Cirurgia bate e volta, rápida, o bebê recebe anestesia geral mas leve, em 1 hora o procedimento já estava feito e Bellinha já estava fazendo charme para sua equipe médica. Nada que uma chupeta, um mordedor e um bichinho de pelúcia novo não sarassem. Tá para nascer criança mais forte do que a Bella, ela não se abala com nada, com procedimento algum, com dor nenhuma. Quando bebê então, Bella simplesmente não chorava. NUNCA.
Desde então a nossa ex-prematurinha visitava a sua oftalmo a cada 6 meses para acompanhar a recuperação da ROP e para saber se o uso de óculos seria necessário. A cada visita uma Rita mais ansiosa e nervosa. Não sabia explicar bem o porquê de tanto medo em ver a Bella usar óculos, afinal, eu mesma uso óculos a vida toda e não tenho problema algum com isso, mas hoje tive um “A-ha moment” ao me dar conta de que o medo era na verdade de aceitar que se Bella tivesse que usar óculos tão cedo, a prematuridade extrema estaria vencendo, uma das sequelas mais comuns desta prematuridade estaria vencendo.
Mas hoje eu me senti vitoriosa ao sair da consulta da Bellinha!
4 anos de muita saúde.
4 anos sem precisar deixar a prematuridade vencer.
4 anos sem precisar usar óculos.
O meu medo não é o óculos, acho um charme criança pequena usando óculos, mas o meu trauma é enxergar na minha filha mais uma sequela, mais uma cicatriz daqueles tempos difíceis. É um trauma para toda uma vida eu acho. Uma pena que tenha que ser assim, este coração machucado para sempre.
Quando a médica disse lindamente:
“She has BEAUTIFUL optical nerves” eu e o Bryan gritamos de alegria, no maior momento ganhamos a loteria. A médica não deve ter entendido nada, mas a nossa alegria foi contagiante mesmo.
Quando ela disse que a sua visão era 20/20 e que ela não precisaria usar óculos nós até batemos palmas.
Êêêêêêê…clap clap clap, lagriminha caindo.
Só um pai e uma mãe prematura sabe a vitória que é ouvir estes resultados médicos, que parecem bobagem para outros (grande coisa usar óculos, certo?), mas são uma vitória para a gente. Bellinha não fazia idéia do que estava acontecendo, que bom, ela não precisa saber mesmo.

Óculos?
Por hora só de sol.

14 Comments on Mais uma vitória contra as sequelas da prematuridade

  1. Pâmela
    08/05/2013 at 1:30 am (5 years ago)

    UHU!!!! Muito feliz por vocês Rita!

    Estava pensando em vocês desde que li você contando a respeito! Te entendo perfeitamente!

    Mas por hora, só vitórias! Que seja sempre assim! Sempre torcendo por vocês!

    bjo bjo

    Reply
  2. Anonymous
    08/05/2013 at 2:16 am (5 years ago)

    Rita, por quanto tempo a Bellinha ficou internada após nascer?

    Reply
  3. Vera Moraes
    08/05/2013 at 2:35 am (5 years ago)

    Parabéns a todos! Bellinha é iluminada! Parabéns!!!! Feliz por vcs! Lindo post! bjaum!

    Reply
  4. rita
    08/05/2013 at 3:18 am (5 years ago)

    Obrigada gurias!!!!

    Reply
  5. rita
    08/05/2013 at 3:19 am (5 years ago)

    Ficou internada por 138 dias, 3 meses e meio

    Reply
  6. Sandra Nogueira
    08/05/2013 at 11:11 am (5 years ago)

    Querida Rita,
    por incrível que pareça Helena desenvolveu grau 1 de Retinopatia que retrocedeu sozinho e ela não precisou de óculos, mas agora provavelmente irá usar porque está com um leve estrabismo…chorei horrores…hehehe…e ninguém entendeu nadica de nada, mas somos assim e seremos sempre. Parabéns para a Bellinha e para nós pais prematuros que apreciamos cada ínfima vitória da vida!!!!

    Reply
  7. Gustavo Corrêa
    08/05/2013 at 12:20 pm (5 years ago)

    Uhuu, que coisa boa.

    Reply
  8. Mamãe Nádia
    08/05/2013 at 12:31 pm (5 years ago)

    Ô meu Pai, mais um post que leio chorando! Também estou feliz pela Bella, e não pelo óculos em si, pois eu também acho um charme, mas consigo imaginar o que você sente, sei que é uma vitória você poder olhar pra ela todos os dias e não precisar ver sequelas, sinais que te lembrem o que passou.
    Deus é bom demais, a Bella é um milagre…Estar crescendo forte e saudável sem nenhuma sequela da prematuridade, é algo incrível!
    Parabéns mamãe!
    Beijos!

    Reply
  9. Maria Carolina
    08/05/2013 at 5:01 pm (5 years ago)

    Oi Rita!
    Que presentão às vésperas do Dia das mães hein!!!
    Fiquei muito feliz por vocês!
    Deus é maravilhoso!!!

    Beijão!!!

    Reply
  10. Isabelle Joanne
    08/05/2013 at 8:45 pm (5 years ago)

    E viva a essas conquistas maravilhosas, como Deus é maravilhoso, como Ele é sábio, como Ele cuida das nossas crianças! E que venham mais vitórias por ai, mais conquistas… Muito amor, SAÚDE e paz!

    Beijos
    http://irmacorujando.blogspot.com.br/

    Reply
  11. alinepacheco
    08/05/2013 at 9:02 pm (5 years ago)

    Que bom Rita!
    Fico feliz com a vitória da Bella e a alegria de vocês! Que Deus abençoe sua pequenininha e suas histórias dêem forças para os outros pais que estejam passando por isso!
    Beijo grande.

    Reply
  12. Aline
    08/05/2013 at 10:28 pm (5 years ago)

    Lagriminhas por aqui também!! Que felicidade!!! Mai uma vitória da família!!!

    Reply
  13. Anonymous
    09/05/2013 at 12:57 pm (5 years ago)

    Que emoção até mesmo pra nós aqui tão distantes, graças a Deus que lea esta bem e muito saudável, parabéns!!!! E um maravilhosos dias das mães pra todas nós… Amém!!!
    Camila Mazzucatto

    Reply
  14. Ana
    10/05/2013 at 8:34 pm (5 years ago)

    A Bella é abençoada e vitoriosa, Rita! Feliz demais por vocês!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *