Eu sou uma mãe bem radical para algumas coisas, como comer bem e dormir sozinha na caminha e cedo, mas sou bem liberal para certas coisas, como fazer a transição para a cama de criança grande e tirar a chupeta. E até agora a minha intuição deu certo para tudo.
Como boa ex-prematurinha que é, minha filha é bem mignon. Não sei se porque ela foi prematura e ainda não alcançou 100% o tamanho de crianças da sua idade ou se porque eu sou mignon, tenho 1,62 de altura e sou magrinha, mas Bella ainda cabe no berço. Com sobra e tudo.
Vamos fazer uma pequena introdução sobre o sono da Bella:

  • Bella chegou em casa depois de mais de 3 meses de hospital e dormiu 2 meses no COLO durante a noite
  • Depois de 2 meses Bella foi dormir no berço
  • Lá pelos 6 meses (ajustados) de vida, Bella começou a chorar na hora de dormir, queria brincar e fazia mãnha. 
  • Fiz o TEMIDO deixar chorar por 2 ou 3 noites (5minutos chorando e eu voltava e assim fomos por meia hora)…..e depois de 2 ou 3 dias minha fiha aprendeu a dormir 12 horas por dia sem acordar nenhuma vez.
  •  Bella seguiu dormindo maravilhosamente bem até agora aos 3 anos e meio….e sim, no berço.
  • Ela nunca tentou fugir ou pular do berço.
Então para que mexer em time que estava ganhando?
Eu sentia uma grande pressão em tirá-la do berço, tanto é que parei de dizer para os outros que ela ainda dormia no berço.
Bobo, né?
Mas existe esta pressão para a mãe tirar a criança do berço que é sinal de ….cof cof cof…o quê mesmo? 
Eu particularmente não entendo em nada a pressão para apressar as coisas e iniciar a transição do berço para a cama cedo, se a criança ainda cabe no bercinho e não apresenta maiores problemas.

 O meu instinto me dizia para esperar e o meu instinto de mãe não falou ainda, portanto acreditei nele. Eu achava que a Bella ainda estava imatura para passar para a liberdade de uma cama de menina grande. Muitas mães estão fazendo esta transição cedo, logo com 1 ano ou 1 ano e meio de idade pelo que venho percebendo e a grande maioria que conheço reclamou da criança dar trabalho para dormir, então as antenas da minha intuição sempre diziam :”Ainda não, a hora não chegou ainda.”
Um belo dia, há 3 semanas, olhei para a Bella e disse : “Amanhã temos uma surpresa, tu vais ganhar uma cama de menina grande!!”
Uhuuu
Fiquei super empolgada por ela, empolgada pela minha intuição ter chegado neste belo dia e me dito que a hora tinha chegado.
Fui ao Walmart e comprei um jogo de cama novo para ela, lençol, fronha e edredon das princesas. Comuniquei o marido que no dia seguinte iríamos a loja de móveis Ikea comprar uma grade para a caminha, assim como alguns outros acessórios.
E o dia chegou…..bye bye berço!
De manhã quando ela acordou o daddy desmontou o berço e montou a caminha e a reação dela foi impagável: pulou na cama, se deitou com uma pilha de livros e se recusou a sair de lá por umas 2 horas! Morri de emoção.
Quando ela concordou em se levantar fomos a loja, compramos os acessórios que eu queria e voltamos para casa a tempo dela tirar a soneca. Eu chegava a estar com frio na barriga de tanto imaginar o pior, ela se recusando a deitar na cama, tentando fugir, chorar e gritar por ter que ficar na cama quando a liberdade estava ali do lado.
Logo que tudo estava pronto para a soneca, eu disse para ela duas regras básicas:
  • Não se brinca na cama! Cama serve para dormir e para ler….só isso.
  • Quando a mamãe te colocar para dormir, tu não pode levantar, só se for para fazer xixi.
Já havia lido em alguns artigos de revista que não se deve deixar a criança brincar na cama, para que ela não associe a brincar e não a dormir. O mesmo dizem para adultos, para não se ter televisão no quarto, pois o lazer da TV faz com que nós tenhamos dificuldade em dormir. Bom, então esta regra foi a primeira que passei para a minha filha.
Ela já está dormindo na sua cama nova há quase 1 mês e quantas vezes fugiu?
Nenhuma.
Quantas vezes brigou para dormir?
Nenhuma.
Fiquei pasma com o anjo que eu tenho em casa.
Será sorte ou será que quem sabe acertei em esperar o momento DELA estar pronta para tirá-la do berço?

Não faço a menor idéia, só sei que a nossa experiência foi fantástica.
A hora de dormir segue sendo facílima, a Bellinha deitar para dormir entre 7 e 7:30 e fica lendo na cama até as 8 em média. Antigamente ela já estava dormindo as 7:30, mas agora não, as 8 virou o horário dela.

Comprei esta luminária fofa na Ikea e botei do lado da cama exatamente para ela poder ler antes de dormir. Ilumina bem legal para a leitura, mas não é forte demais. Ela lê uns 3 ou 4 livrinhos ela mesma, depois fica conversando com ela mesma, cantando e depois pára de falar e dorme. Facinho assim.

Não sei se fiz alguma coisa de certo, mas como o anjo aqui em casa colabora demais, acho que vale a pena eu dividir as “dicas” com vocês!

Agora rumo ao “bye bye” chupeta. Ela só usa para dormir e no minuto que acorda ela tira, mas já tenho um plano e já comecei a contar para ela do plano, então daqui 1 semana ou 2 será bye bye para sempre mesmo!

9 Comments on Grande passo: Caminha de menina grande

  1. Pâmela
    15/04/2013 at 4:36 am (5 years ago)

    Que mocinha!!! Parabéns Bella, parabéns mamãe!

    Olha Rita, cada dia que passa eu acredito mais e mais na intuição materna…

    Vivi isso na pele com a questão da escola, eu estava incomodada, inquieta desde a matrícula, dito e feito, má experiência, mudei rapidinho para não dar tempo dela se apegar muito a prof, as coleguinhas. E tudo foi maravilhoso no novo lugar!

    Aqui a grande novidade veio com a mudança de casa, quarto novo, e CAMA, ela curtiu muiiito. Como a Lara nunca foi fã do berço, dormia melhor até no chão rsrs , a mudança foi ótima. Ainda resiste em dormir sozinha, mas sinto ser a necessidade dela… Vou lá fico junto um pouco e ela já dorme ou saio quando ela está quase dormindo e pronto.

    Aqui a Lara nunca quis chupar chupeta, mas mamadeira… me pego pensando, como tirar a bendita?! Lara com seus 3 anos e quase 4 meses e eu pensando se já não deu não rsrrs

    Bjoss

    Reply
  2. Mayatividaderosa
    15/04/2013 at 4:46 am (5 years ago)

    Que gracinha!!!
    Ela é fantástica.

    Estou nesta fase de transição aqui em casa, a diferença é que minha pequena está com 18 meses e meio. Resolvemos que essa seria a hora , pois em julho o irmãozinho dela chegará e essa pequena independência ( ela dormia na minha cama e o berço desmontável que fica no meu quarto vazio, rs #Mãegrude) será fundamental para a nova rotina.

    Encantei com a Bella lendo o livrinho sozinha, aqui sempre compro para ir incentivando 🙂

    BJs

    Reply
  3. **Lih**
    15/04/2013 at 11:58 am (5 years ago)

    Oi Rita,

    Adorei o post! Tudo tem seu tempo!

    Beijos!

    Reply
  4. Bruna
    15/04/2013 at 1:43 pm (5 years ago)

    Oi Rita!
    Que linda da Bella!
    Achei o máximo ela com os livrinhos tão pequerrucha assim!
    Dá até vontade de morder.
    Que legal sua maneira de tirar ela do berço e colocar na cama, tudo sem traumas e tranquilamente! Isso ai!
    PS: Eu sou a Bruna que te mandou email! Rs Agora ando entrando aqui diariamente, mas fico mais na moita!
    Beijos!

    Reply
  5. Juliana Leal Valera
    15/04/2013 at 3:54 pm (5 years ago)

    Que lindas vcs duas!!
    Vc foi genial! Acho que sempre devemos confiar nos nossos instintos.
    Imagino que vc esteja super orgulhosa mesmo, e com razão. Parabéns!
    Beijos

    Reply
  6. Carine Gimenez
    15/04/2013 at 4:20 pm (5 years ago)

    Bella está cada vez mais linda!
    Assim como você concordo que cada criança é única e tem seu próprio ritmo, embora eu receba cobranças em relação ao meu filho eu não o apresso em nada.
    Adorei essa luminária.
    Beijos.

    Reply
  7. Mamãe Nádia
    16/04/2013 at 12:19 am (5 years ago)

    A Bellinha está de parabéns, que momento importante na vida dela!
    Vim te desejar uma ótima semana, antes tarde do que nunca!
    Que venham muitos posts aqui no blog!
    Beijos!

    http://www.asosmamaenadia.com

    Reply
  8. Ju Denzler
    16/04/2013 at 3:19 pm (5 years ago)

    Que gracinha, a minha ganhou a caminha dela no início do ano passado, com uns 3 anos e 4 meses e deu tudo certo também.
    Ultimamente ela está uma safada, com 4 anos e meio, no meio da noite ela faz uma visitinha na minha cama e eu já nem sei o que fazer. Pq isso tem atrapalhado muito meu sono…

    beiJUs
    http://feiffercereja.blogspot.com.br/2012/11/vinho-viii.html

    Reply
  9. Marcela Macedo
    16/04/2013 at 5:44 pm (5 years ago)

    Posso dizer para todas aqui, que graças a vc Rita, a Valentina dorme sozinha em sua caminha, e aprendi com suas dicas tb a habituar a Valentina a dormir cedinho.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *