Recebo tantas perguntas sobre a famosa e temida hora da soneca na escola que resolvi transformar em post para o blog.

Cada escola tem o seu sistema, vou contar para vocês como funciona na nossa escolinha:

  • Almoço = soneca boa
O almoço dos nossos alunos começa as 10:50 para os bebês (pois eles demoram para comer), 11 horas para os toddlers (21 meses até  3 anos) e 11:15 para a turminha da Bella (de 3 a 5 anos). Nós tentamos não apressar as nossas crianças na hora de comer e é política da nossa escola ajudar os nossos alunos a comerem.

Ponto importantíssimo!
Vamos lembrar que uma coisa depende da outra, criança que ainda está com fome não vai dormir, então todo o nosso time sabe que embora nós estimulemos os nossos alunos a comerem sozinhos desde bebezinhos (comendo com a mãozinha) nós ajudamos sim a criança a comer, damos na boca, fazemos aviãozinho, qualquer negócio pros picurruchos comerem.
Nem todas as escolas tem esta política, mas nós temos e seguiremos tendo-a, como mãe eu sei que o pior pesadelo de uma mãe é pensar que seu filhote não está comendo na escola e só de pensar em mandar o almocinho e ele voltar intacto na lancheira me dá calafrios. Então nos primeiros 10 minutos de almoço nós deixamos as crianças comerem sozinhas e depois quando eles começam a diminuir o ritmo as profes entram em ação. 
Nós temos as nossas táticas infalíveis para a hora do almoço. Temos 3 mesas na sala de aula da Bella e 14 alunos no máximo, então nós dividimos os 3 grupos que sentarão na mesa de acordo com a necessidade de ajuda que eles precisam. A Bella e a melhor amiguinha dela são devagar quase parando para comer, então elas sentam uma ao lado da outra na mesma mesa e uma das profes senta no meio das duas para ajudá-las a comer. Na mesa do meio sentam mais 2 crianças que precisam de ajuda e na terceira mesa procuramos colocar os alunos que comem bem e não precisam de ajuda. Outro ponto importante é não colocar na mesma mesa dos alunos que demoram a comer, crianças que costumam reclamar do almoço (não quero isso, não gosto daquilo), assim evitamos que os “reclamões” influenciem negativamente os “demorados” .
Não sei como funciona nas outras escolas (adoraria comentários de vocês sobre isso), mas na nossa escola funciona assim. Quando uma criança não come a sua comida nem com a ajuda da profe nós conversamos com a mãe ao final do dia e a avisamos que o almoço não foi bem sucedido, portanto capriche na janta. Também acho legal avisar as mães que a criança não está comendo bem, assim a mãe não ficará chocada e chateada quando chegar em casa e abrir a lancheira.
Resumão de tudo isso:
Criança que não almoça direito não vai dormir a soneca pois estará com fome!

  • Que horas é a soneca? Em geral é o horário é parecido em todas as escolas.

Bebês ( 12 a 21 meses) = das 11:30 as 14:30

Toddlers (21 meses a 3 anos) = Das 12 as 14:00

Big Kids ( 3 a 5 anos) = Das 12 as 14:00

  • Onde é a soneca?

 

Esta é a nossa caminha, cada criança traz sua roupinha de cama de casa

 No Canadá cada província tem as suas regras sobre o funcionamento de uma escola e em Britith Columbia as regras são “poderosas”, eles não deixam passar nada, não perdoam nada, tudo tem que ser feito do jeito exato que a lei manda. Existe uma nova lei que estipula que crianças tem que dormir em nap rooms ao invés de na sua própria sala de aula. Porém dentro das regras impostas para todos, poderá haver 1 ou 2 exceções no máximo que a lei faz dependendo do espaço físico que a escola tem.

No nosso caso os nossos bebês dormem nos bercinhos da sua própria sala de aula, visto que é mais silencioso e nós (professoras e mães) queremos que eles durmam a soneca deles bem sossegados, o máximo de tempo que eles quiserem.
Já os Toddlers e os Big Kids começaram a dormir em uma sala da soneca, uma sala bem grande e escurinha (delícia de dormir lá) e as caminhas são colocadas no chão toda as manhãs, a roupa de cama é colocada no meio da manhã e eles dormem juntos. Separamos a sala e os 8 toddlers dormem em um lado e os 14 Big Kids dormem no outro.

  • Qual é o método para fazerem eles dormirem?
A nossa escola é mais família, nós somos mãezonas e fazemos de tudo para que os nossos alunos não só aprendam, mas também se alimentem e durmam bem. Para terem uma idéia do quanto de carinho que nossas professoras tem pelas nossas crianças, a Bella só consegue dormir na escola se a profe favorita dela fizer carinho nas costas.
E não é por que a Bella é minha filha e a profe quer nos agradar, nós fazemos o mesmo com todas as crianças que precisam de uma ajudinha a mais para pegar no sono.
As professoras sempre sentam primeiro no meio de dois alunos que precisam de mais ajuda para dormir. Uns gostam de carinho no cabelo, nas costas ou segurar a mão da profe, já outros dormem sozinhos, é só virar de lado e PUFT, já estão dormindo.
  • Todos dormem?

 

Não.Todos os bebês dormem, todos os toddlers dormem, mas algumas das crianças mais velhas de 4 e 5 anos não dormem.

Mas e daí, fazem o quê?

A regra na nossa escola é que elas tem que descansar ao menos por 1 hora. Tem que ficar quietinhas na cama, abraçadas com seus bichinhos de pelúcia descansando. Não são forçadas a dormir obviamente, mas não podem brincar e nem conversar. É hora de “quiet time” como as escolas chamam a hora da soneca para os que não dormem.

A 1 da tarde quando metade das professoras voltaram da hora de almoço, daí eles podem se levantar e ir fazer as suas atividades de ABC na sala de aula…..em silêncio, sem gritaria, pois os pequenos podem dormir até as 14:30, então correria e gritaria não são permitidos nesta hora de quiet time.

  • E se os bebês ou toddlers acordarem e não quiserem mais dormir mas ainda é hora da soneca?
As nossas profes são treinadas para tentarem ajudá-los a voltarem a dormir. Sentamos do lado, seguramos a mãozinha, fazemos carinho nas costinhas e observamos se eles voltam a dormir. Em 95% dos casos eles voltam a dormir, quando não dormem dai eles (os bebês) vão para a sala de aula com alguma das professoras. Já os toddlers tem que ficar na caminha quietinhos até 1 hora da tarde.

Hoje por exemplo eu estava almoçando na sala de aula meio dia e meia quando um dos bebês acordou e não teve jeito de dormir, resultado = Tia Rita e Baby brincando de carrinho na sala de aula. Entre uma brincadeira e outra a Tia Rita comia uma garfada de almoço.



  • “Meu filho não ficará deitado de jeito nenhum, e agora?”
Crianças pequenas aprendem rapidinho com observação. Se eles verem que todos os coleguinhas estão dormindo e descansando e ninguém está tentando se levantar e sair correndo, ele não tentará fazer isso. Eles são muito mais inteligentes e observadores do que nós imaginamos.Nós mães é que gostamos de nos iludir achando que os nossos filhos jamais aceitarão dormir sozinhos na escola. É muita pretensão nossa mamães!
Se a criança ainda assim não aceitar ficar deitadinha e comportadinha a professora vai se sentar do lado dela e dar a mão, carinho nas costinhas, tudo aquilo para que ela esteja confortável aguardando a hora do descanso acabar para ela se levantar.

  •  O que é permitido levar para ajudar a dormir?

Nós temos um cd DIVINO que toca enquanto as nossas crianças dormem. Gente, vocês não tem noção, aquele cd começa a tocar e se eu piscar 2 vezes eu dormiria na hora. É som do mar com música clássica super suave, uma coisa dos deuses, juro! A músiquinha sempre dá um clima para as crianças dormirem.
 

Mas na nossa escola nós aceitamos:
* Chupeta
* Ursinho de pelúcia
* Cheirinho
* Botamos pijaminha nos bebês para eles entenderem que é hora de dormir (o pijaminha ajuda bastante os pequenos a entenderem a troca de rotina, de acordado para dormir)
* Cobertorzinho especial
Como os nossos alunos levam lençol e cobertinha de casa + bichinho de pelúcia que eles amam, a rotina de dormir a soneca é muito mais fácil, eles adoram deitar na caminha e se aconchegarem com as suas coisinhas favoritas de casa.
A hora de domir não é hora de stress na escola, as crianças sabem desde bebezinhas que é assim que funciona e logo entram no ritmo, dá 11:50 e quase todos já estão esfregando os olhinhos, até as crianças de 5 anos. É tudo uma questão de rotina, criança AMA rotina, se sentem confortáveis e confiantes com uma rotina onde sabem o que acontecerá depois.

Cada escola tem as suas regras e eu sei que nem todas são “família” como a minha escola, mas é importante você tentar entender como a hora da soneca funciona na escola do seu filho. Se você não entender o por quê das regras, pergunte até entender, nenhuma escola estipula regras do nada, sempre tem uma explicação. No nosso caso, por exemplo, as crianças que não dormem tem que descansar pois é de meio dia a 1 que metade das professoras tiram a hora de almoço, então nós não temos professoras o suficiente para cuidarem das criançs na hora da soneca + estarem na sala de aula brincando com os acordados, então sempre há um porquê.
E aí, meninas? Como funciona a hora da soneca na escola dos filhos de vocês?

Me contem tudo please.

Á….qual o número de professoras para o número de crianças?

Aqui no Canadá é:

4 bebês – 1 professora
4 toddlers – 1 professora
8 Big Kids ( 3 a 5 anos) – 1 professora

10 Comments on A hora da soneca na escola

  1. Anabel Binotto
    11/04/2013 at 4:00 am (5 years ago)

    Como é o nome do dvd que vocês tocam na hora da soneca?

    Reply
  2. Anonymous
    11/04/2013 at 5:34 am (5 years ago)

    Post dedicado a mim, hahahaha.
    Me deixou mais tranqüila. Melissa dorme muito a noite, acorda tarde todo santo dia. Quando começar a creche e ter que acordar cedo, acho que entra na rotina. Reza por mim 😉

    Beijo

    Raquel

    Reply
  3. Carol P
    11/04/2013 at 10:54 am (5 years ago)

    Aqui a media eh esta:
    CURRENT
    Under one and one-year-olds – 1:3
    Two-year-olds – 1:4
    Three-year-olds and above – 1:8 or 1:13 (teacher-led)
    Estao tentando mudar para
    PROPOSED
    Under one and one-year-olds 1:4
    Two-year-olds – 1:6
    Three-year-olds and above – 1:8 or 1:13 (teacher-led)

    Acho 1 prof para 6 crianças muito pouco. Espero que nao aceitem a mudanca. Isto eh para baixar os custos, mas sinceramente nao vai baixar muito ja que a media de uma nursery em Londres eh £1400 por mes. Por isto muitas maes param de trabalhar.

    Quanto a sonecas, as criancas de 3-5 nao dormem mais, so as que mudam de sala e ainda querem ou os pais querem. A C quando mudou de classe segui dormindo por umas semanas e depois fiacava com um olho aberto e outro fechado para levantar. Atualmente ela nao dorme de tarde nem no final de semana se a programacao nao for intensa.

    Quanto ao numero de professores, como as criancas do after before school vao para aula as 12:30 muitas vezes esvaziam as salas ateh elas voltarem da escola. E os professores vao para outras salas para cobrir o almoco.

    Nao sei o q vc considera escola "familia", mas acredito que tem profs q tem mais carinho com os alunos q outras. E algumas vezes eh bem dependente da pessoa e nao da escola. A C foi na escolinha em POA e aqui em Londres, e em ambas sempre foi tratada com carinho, mas claro aqui o pessoal eh mais reservado.

    Eu sou do tipo se minha filha esta feliz, e gosta da escola ou escolinha, eh o que eh importante. Ja as regras necessariamente nao funcionam para todas as criancas. Minha filha sempre demostrou gostar ou nao, e posso contar nos dedos de uma mao as vezes que ela nao quis ir na escolinha .

    E claro ninguem cuida melhor de uma crianca que a propria mae.

    Reply
  4. Marieli Lucena
    11/04/2013 at 1:45 pm (5 years ago)

    Rita,
    Adorei a riqueza de detalhes na sua descrição. Concordo com você, eles são muitos observadores. A Luna me imita muito, imagino que ela ao ver os amiguinhos quietinhos, tentando dormir, faria o mesmo 🙂
    Ela ainda não vai à escolinha, mas estou ansiosa para quando ela começar.
    obs: Deu até vontade de me mudar para Vancouver só para poder colocar a Luna na sua escolinha. Alguma chance de você abrir um filial aqui nos EUA? 🙂
    Bjs e obrigada!

    Reply
    • Anonymous
      11/04/2013 at 3:18 pm (5 years ago)

      Oi Rita, como eu gostaria de uma escola assim aqui emNiterói… coloca fotos da sua escola para matar nossa curiosidade! Beijos, Aline

      Reply
  5. Mamãe Nádia
    11/04/2013 at 3:27 pm (5 years ago)

    Que legal a organização da sua escola…amei.
    Uma ótima quinta-feira pra você, minha amiga!
    E ânimo, pois o fim de semana já está chegando!!!
    Beijinhos!

    http://www.asosmamaenadia.com

    Reply
  6. Anonymous
    11/04/2013 at 4:41 pm (5 years ago)

    Carol

    Quando falo em escola familia me refiro ao oposto da filosofia "corporate" que as escolinhas tem hoje.

    A maioria não permite mais chupeta, nem cheirinho, nem bichinho de pelucia e nem as profes darem comida na boca.

    Comeu, comeu, nao comeu, janta em casa.

    Nem todas as escolas sao familia, a maioria esta seguindo uma filosofia mais corporate onde ha regras e todos seguem as mesma regras, as professoras nao abrem excecao para quase nada.

    Rita

    Reply
  7. Isabela
    12/04/2013 at 9:38 pm (5 years ago)

    Adorei !!!
    Ano passado, quando Nina entrou na escola, acho que dormiu 2x a sonequinha na escola.
    Hoje já não dorme mais, dificilmente dorme quando chega em casa…e acaba dormindo mais cedo.
    beijão

    Reply
  8. Carolina Vicente
    14/04/2013 at 4:35 am (5 years ago)

    Aiii…acho q mes que vem aminha ja começa…ainda nao achei uma escolinha desse nivel ,as que tem sao MTOOOO caras…e por enquanto não da…queria essa segurança que vc passou…tenho medo delas nao terem paciencia pois a Vivica é beeeeeeeem eletrica e dificil de dormir…
    Quero ver quando chegar minha vez…coração na mão….

    Reply
  9. Mariana
    16/04/2013 at 4:58 pm (5 years ago)

    Rita, adorei suas explicações!! Na escola da Manu também tem soninho e considero também uma escola mais família. Segue a linha sócio construtivista (vc deve entender disso mais do que eu!!rsrs) e em sua aparência lembra uma casa de vó! Os pais recebem uma agenda onde marcam se comeu tudo, quase tudo etc, se dormiu, se tomou banho, etc. Além disso, podemos levar e buscar na porta da sala, o acesso dos pais à escola é livre (o que não é permitido em alguns lugares), permite um ótimo contato com as professoras e até com a cozinheira da escola. Já tive alguns problemas com a alimentação quando a Manu era pequena e passou da alimentação pastosa para a mais seca (comum), e como ela não aceitava, me deram total assessoria, chamaram a nutricionista, a cozinheira servia de modo especial a comidinha dela. Acho que este cuidado, para nós que trabalhamos fora, não tem preço!! Lá cada criança também tem uma mochilinha da escola só para a sua roupa de cama, tem uma necessaire com pasta, escova e toalha e tem um squeeze para água, com seu nome. No final de semana levamos tudo para casa, para higienização e para que a criança possa aprender a cuidar de seus pertences. Há lá não tem apostila, são realizados projetos. Toda a sexta-feira tem a troca de livros entre os amigos e cada semana levamos um diferente para casa. Adorei saber como funciona por aí! Conte mais!! bjoss

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *