Ontem foi um dia muito importante, o dia mundial da conscientização ao Autismo.
Incrível como atualmente a maioria de nós conhecemos alguém tocado pelo autismo no nosso círculo de familiares e amigos, não é mais um diagnóstico lá longe, ele bateu na nossa porta e com isso é importante que saibamos os fatos que o envolvem.
  • Afeta 1 em 88 crianças, 1 em cada 54 meninos
  • Estes números sobem a cada ano
  • O autismo custa em torno de $ 60.000 a cada família afetada….POR ANO!
  • O autismo recebe apenas 5% dos fundos destinados a pesquisa se comparada a outras doenças infantis.
  • Meninos são 5 vezes mais propensos ao autismo.
  • Não há como evitar o autismo
  • O autismo não tem cura
Qualquer mãe e qualquer pai afetado pela sombra de um diagnóstico sério como o do autismo tende a dar para trás, ter medo de descobrir um diagnóstico final, ter medo das dificuldades futuras e da injustiça em ver seu filho ser uma entre 88 crianças, mas eu acredito demais que nós pais somos os melhores defensores dos direitos dos nossos filhos.
Quando Bella nasceu e teve toda a gama de problemas médicos que ela teve, passado o choque, eu e Bryan internalizamos que nós éramos os melhores defensores dos direitos da nossa filha, os maiores conhecedores da Bella e dos direitos que ela tinha de ter acesso a tudo o que fosse possível para salvá-la, e embora os diagnósticos que ela tinha eram completamente diferentes do autismo, a angústia e esperança de mães e pais é exatamente igual.
Passado o medo e o choque com o diagnóstico, só nos resta tomar nas nossas mãos o que nos cabe, a luta pelos melhores tratamentos para os nossos filhos. Não é fácil, dó DEMAIS, mas se nós pais nos sentirmos fortes para buscar os melhores times, as melhores terapias para os nossos pequenos, existe esperança sim de proporcionarmos uma vida rica para nossos filhotes.

O meu irmão Dindo Sabe Tudo me enviou este vídeo lindíssimo que tenho que compartilhar com vocês. Fiquei super emocionada e se nos colocarmos no lugar desta mãe e deste pai, podemos sentir apenas um pouco da confusões de sentimentos que eles devem sentir. Não minto dizendo que entendo o que eles sentem, mas posso ter uma vaga idéia da profundidade do desespero e da imensidão da esperança.
Como mãe eu sei que o maior pavor das nossas vidas é ver nossos filhos sofrendo, mas como mãe eu sei por experiência própria que não existe força maior no mundo do que o amor incondicional de uma mãe e de um pai, simplesmente não existe diagnóstico aterrorizador no mundo que impeça uma mãe ou um pai de acordar, respirar fundo e lutar pela vida do seu filho.
O meu coração está junto de toda mãe e de todo pai autista que entrega sua energia e sua força para a luta de vida do seu filho tocado por este transtorno, que não os torna menos normais, e sim mais especiais.

Compartilhe este vídeo você também e
vamos buscar uma maior conscientização para este transtorno de
desenvolvimento que embora não haja cura, há sim uma gama de terapias
que fará sim com que uma criança tocada por esta síndrome tenha a
esperança de uma vida rica, de uma vida inclusa na sociedade.
Quanto mais rápido o diagnóstico, maior o prognóstico!

3 Comments on Dia da conscientização mundial sobre o autismo

  1. mundodepalavras
    04/04/2013 at 4:27 am (5 years ago)

    Olá Rita! Esse assunto é muito interessante e deve ser amplamente divulgado… Lindo o vídeo! Já compartilhei! bjs Camila Vaz

    Reply
  2. Wera Corrêa
    04/04/2013 at 7:58 am (5 years ago)

    Rita, confesso que chorei vendo o video, pouco se sabe sobre essa doenca. Nao imaginava um nr tao grande de criancas atingidas.

    Reply
  3. Jô Turquezza
    04/04/2013 at 3:43 pm (5 years ago)

    Rita, estou levando sua postagem.
    Conheço mães que precisam ler e ver este vídeo.
    Obrigada querida.
    Beijos.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *