Estes dias estava lendo uma revista que tinha uma frase assim:

“Você é o que você come.”

Putz, aquelas frases que ficam na sua cabeça e fazem você pensar.

Por isso resolvi escrever este post para contar o que comemos aqui em casa, de bom e de ruim, o que compramos no supermercado e o que a minha filha realmente come.

Vamos começar com a parte ruim, pois eu não sou perfeita em nada nesta vida, então comecemos com o pior!


O que comemos de ruim?

  • Coca-Cola
Aff que viciozinho terrível de perder. Eu não tomo sempre e nunca compro para casa, mas na rua eu tomo sim, não deveria, mas acabo tomando. Estou tentando ao máximo não tomar, vamos ver se consigo tirar a Coca da minha vida. Eu sei que faz mal e já cortei em casa, agora é cortar na rua também!
É por isso que por mim a Bellinha JAMAIS tomará refrigerante. No que depender de mim ao menos. Como não tomamos em casa, ela não vê a gente tomando, mas uma das poucas opiniões REALMENTE fortes que eu tenho com relação a criança e alimentação é esta: não entendo pais que dão refrigerante para os filhos. Sim, o refri tem muitas vezes a mesma quantidade de açúcar de um suco, sim existem coisas piores que refrigerante, sim Todynho e Danoninho também são doces, mas é uma opinião minha, não entendo e ponto. Se a criança crescer e resolver provar depois tudo bem, mas pais oferecerem refrigerante para uma criança pequena, um bebê muitas vezes, não entendo e não concordo.

  • Pizza
Confesso, com a minha rotina absurdamente agitada e cheia de compromissos, as vezes eu apelo para uma pizza congelada quando o desespero e falta de tempo apertam. Diria que talvez 1 vez por mês em média, nem é tão ruim assim.
Ás vezes a Bellinha come uns pedacinhos de pizza conosco (como uma coisinha diferente), mas na maior parte do tempo ela come o jantarzinho saudável dela cedo da noite e nós jantamos só depois que ela dorme, pois o Bryan chega do trabalho tarde, não dá para ela aguardar o pai para só então jantar.

  • Chocolate
Eu não sou chocólatra por assim dizer, eu gosto mesmo é de sobremesa (aquelas brasileiras então!) e bombom. Mas chocolate às vezes dura 6 meses aqui em casa, até Ferrero Rocher e os da Lindt! Bella ama chocolate mas já parece ter o mesmo auto controle que eu tenho, nós temos uma “bombonier” na mesa da cozinha com bombons e Bella sabe que eles estão ali, mas ela nunca os rouba. Quando ela quer ela pede e eu digo que ela pode comer um depois da janta, o que ela as vezes pede, mas as vezes não. Eu não proibo que a minha filha coma um chocolatinho pequenininho as vezes, mas só depois que ela comer toda a sua janta e sua sobremesa (frutas, iogurte, ela gosta de nozes, castanhas, etc).

                                                                   
O que comemos de bom?

  • Frutas
  • Legumes
  • Muita água (as bebidas oficiais da Bella são água e leite puro)
  • Muito leite
  • Somente pão integral
  • Comemos mais arroz do que massa
  • Comemos mais frango e peixe do que carne vermelha

 O que compro no supermercado?

A minha lista é feita assim, nesta exata ordem de importância:

  • Frutas (eu compro muita fruta e faço salada de frutas todos os dias para eu comer com iogurte)
  • Legumes
  • Frango + Peixe + Carne
  • Leite
  • Arroz
  • Ovos
  • Iogurte
  • Massa
  • Frios (gosto de queijo Havarti e Peito de Peru)
  • Lanchinhos para a Bella levar como sobremesa para a escola: barrinha de granola, biscoitinho de aveia orgânico, etc
Basicamente isso. O meu carrinho de supermercado é super sem graça. Eu quase não compro enlatados, só molho de tomate.
Eu estou procurando simplificar ao máximo a nossa alimentação e diminuir ao máximo o nosso gasto com supermercado, está dificil viu, mas eu tento. A minha meta agora é gastar 100 dólares por semana, vai saber se isso é possível atualmente. Nós gastamos em média $ 150 por semana, mas eu quero diminuir mais. Também estou tentando aprender a realmente usar os alimentos sem sobras, para não jogar nada no lixo, vamos ver se aprendo.
Estou tentando analisar a quantidade que realmente comemos durante a semana para não comprar coisas que não usaremos e assim diminuir a conta. Torçam por mim…hahaha
Eu tento economizar em tudo, menos em frutas, legumes, carnes e derivados do leite. Compro bastante sem piscar, mas eu não quero gastar e as coisas irem fora pois não soube aproveitá-las durante a semana.
P.S – Não compro besteiras exatamente para não comer besteira. Não é que eu seja mão de vaca, é que eu não quero comer besteira, por isso não as compro NUNCA. Não temos bolachinha em casa, nem sorvete, nem salgadinhos, nem refrigerante, nem nada de muito gostoso demais, assim comemos mais frutas quando der vontade de fazer um lanche ou fazemos uma vitamina de banana que todos amamos.


O que Bella come?

Sem dúvida 99% dos emails que recebo são sobre isso, sobre o que dou para a Bella comer. A Bella hoje come o que nós comemos, mas eu faço feijão para ela e congelo os potinhos, então dia sim , dia não, ela come arroz com feijão e mais carne-legumes-ovinho, coisas assim.

Na escolinha nós damos lanche da manhã e lanche da tarde e os pais levam o almoço quente das crianças. Todos os meus alunos levam almoço para comer, não o lanche típico canadense. Bella leva arroz com feijão com franguinho e legumes, ou uma massinha bem consistente com carne e legumes, ou um omelete bem gostoso, ou batata assada com peixinho, enfim, comidinha típica de criança.

Os lanches que nós oferecemos na escola são HIPER saudáveis:

  • Frutas da estação
  • Legumes (pepino que todos amam, tomatinho cereja, cenourinha)
  • Pãozinho integral com geleia sem açúcar ou cream cheese
  • Mingau de aveia com açucar mascavo e banana
  • Iogurte orgânico
  • Creme de maçâ organico
Enfim, então na escola eu sei que Bella come super bem….pois hello, eu compro as comidas da escola! E  em casa ela come igualmente bem. Realmente não posso me queixar da Bella, ela não come muita quantidade, mas ela come um pouquinho de tudo, aceita comer coisas novas, come com prazer. Hoje em dia ela chega em casa e imediatamente senta na sua cadeira e diz “I’m hungry” e isso são 5 da tarde!
Ontem tive que dar uma real para ela: “Bellinha, a mamãe aqui trabalha o dia inteiro, a comida não cai do céu minha filha, tu tens que esperar até as 5:30 no mínimo para a mamãe poder cozinhar”
Pô, que isso?Tá achando que tem cozinheira em casa?

 

 ATENÇÃO

Eu não proibo que a minha filha coma coisas
gostosas que na minha opinião devem fazer parte da sua infância, sou uma mãe bem
desencanada quanto a isso:
Bella come chocolate
Bella come McDonalds de vez em quando (ela adora batatinhas)
Bella come salgadinhos quando vai a um aniversário
Bella come bolachinhas
Bella toma Todynho quando vai a um restaurante
Eu
não acho que privar uma criança das coisas boas da vida é justo ou as
ensinará a comer bem no futuro, eu acredito sim em introduzir uma
alimentação equilibrada desde bebezinho para que depois as bobagens
sejam somente um mimo de vez em quando, e não o “normal” na alimentação
deles.
A alimentação da Bella é 95% saudável e de vez em quando nós saímos da linha para aproveitar a vida. As vezes estamos no carro e ela diz:” Mommy, can we eat batatinha today?”…..e nós vamos comprar batatinha. Ela come, chega em casa e come tomatinho cereja, fatias de pepino, uma carninha e pronto. Nem foi tão ruim assim!

9 Comments on O que comemos aqui em casa?

  1. Karina Rezende
    28/03/2013 at 5:56 am (4 years ago)

    Aqui em casa é muito parecido com a sua casa!
    Tirando o fato de que eu tenho coca cola em casa e coca cola zero é meu vício absoluto e único!

    Mesmo chocolate eu não sou muito fã!

    E esse ano, Duda completa 10 anos, e NUNCA tomou refrigerante. NUNCA nem experimentou! E se depender de mim, isso nunca mudará!
    🙂

    Reply
  2. Wera Corrêa
    28/03/2013 at 11:33 am (4 years ago)

    Todos os dias, no horario de voces eu ouco a Bellinha dizendo: vovoh i'm here, I'm hungry. E a jantinha dela estava na mesa. Uma lastima morarmos tao longe. Muita saudade da minha queridinha.

    Reply
  3. Mamãe Nádia
    28/03/2013 at 2:01 pm (4 years ago)

    Você é uma mãe exemplar, e com relação à alimentação da Bella é uma referência pra mim! Adoro esse tipo de post onde você compartilha sobre a alimentação da Bella.
    Sobre os gastos do mercado, apesar de aqui ser tudo mais caro que no Brasil, em relação à comida, nós estamos gastando 100 dólares por semana. No Brasil gastávamos mais que isso, mesmo sendo mais barato…acho que a gente esbanjava mais!
    Agora estou mais organizada, faço o cardápio da semana inteira, planejo os lanches que tenho que enviar pra escola do Allan e vou pro mercado já com a lista do que tenho que comprar. E tem semanas que gasto até menos que 100. Eu vou controlando, não compro porcarias como vc faz, não gosto de ter tentação em casa também, não compro biscoitos, sorvetes, danoninhos, etc. Compro somente o que vou utilizar pra cozinhar durante a semana…e tenho procurado fazer comidas simples, não faço muita coisa com queijo pois é um absurdo de caro, e carnes eu procuro ir no mais barato…faço coisas com carne moída que é mais em conta. De vez em quando frango e peixe. Mas também não comemos carne todos os dias…
    Acho que dá pra conseguir controlar bem o mercado. Claro que quando a gente tem condições dá pra gastar mais, afinal é chato estar sempre controlando tudo…Mas nós estamos agora em contenção de despesas, juntando tudo o que podemos pra aplicar como residentes permanentes, então precisamos economizar. E mesmo que não precisássemos eu ia querer continuar controlando mesmo assim, pois sou "dona"de comprar coisa de mais e acabar estragando tudo na geladeira! Então prefiro ir no menos, no mais simples pra não desperdiçar!
    Beijos!

    Reply
  4. Mamãe Nádia
    28/03/2013 at 2:04 pm (4 years ago)

    Huahuahua, meu comentário acima virou um post, e eu li um erro gravíssimo ali!!!!
    Eu escrevi "não compro porcarias como você faz", mas eu quis dizer "assim como você", pois você postou ali que não gosta de comprar porcarias pra não ter tentação em casa.
    Escrevi mal, ficou com uma interpretação errada! Não foi isso o que quis dizer, desculpa!
    Eu quis dizer que também não gosto de ter porcarias em casa, assim como você!
    Affe se eu não tivesse lido teria ficado quase uma ofensa esse comentário!

    Reply
  5. rita
    28/03/2013 at 5:05 pm (4 years ago)

    Ká!

    Tô contigo amiga, as meninas nao perdem nada sem beber refrigerante!

    Bom para elas!

    Reply
  6. rita
    28/03/2013 at 5:05 pm (4 years ago)

    Mami

    Saudadeeeeee

    Agora a Bellinha nao tem mais a vovo esperando ela com jantinha especial.

    Se bem que ontem ela comeu o potinho com H de janta

    hahahahaha

    Aquele que a gente levou horas para decifrar o que era!

    Lembra qual?

    Reply
  7. rita
    28/03/2013 at 5:07 pm (4 years ago)

    Nádia

    Sua boba, OBVIO que entendi o comentario…hahahahahaha

    Eu nao sou neutorica nao e Bella come de tudo, ate besteira, McDonalds, chocolate, etc etc etc, mas eu ensino a comer os verdes tambem!!!

    A unica coisa que implico é com refrigerante, pois eu sou viciada e sei que dificil que eh parar, sei que mal faz, entao prefiro nao arriscar com ela, mas de resto ela prova de tudo e come de tudo.

    ESta semana ela comeu de sobremesa morango com chantilly e achou o supra sumo!!!!

    Tudo com parcimonia pode, ne?

    beijinhos minha amiga

    Reply
  8. Wera Corrêa
    28/03/2013 at 5:16 pm (4 years ago)

    hahaha lembro o que eh o H. Esse nao esqueco mais. Dei risada lendo a Nadia. Vi de cara que foi um errinho , mas a gente fica muito chateada quando escreve, posta e depois se da conta. Isso acontece comigo no FB. Leio, leio de novo e quando publiquei constato algum erro. Fico bem chateada tbem, mas fazer o que?

    Reply
  9. Anonymous
    16/04/2013 at 4:10 pm (4 years ago)

    Hiya! I knοw this iѕ kindа οff topiс hοwever I'd figured I'd
    asκ. Would you be interestеd іn trading links οr maybe guest wгitіng a blog aгticle or vice-versa?
    My website addresses a lot of the same topics as yours
    and I think we could grеatly benefit from each οtheг.
    If yοu're interested feel free to send me an email. I look forward to hearing from you! Great blog by the way!

    Feel free to surf to my web-site – simply click the up coming article

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *