Quando recebi a minha cidadania canadense lembro da juíza ter feito um discurso super emocionado sobre o nosso novo título de novos canadenses e ela falou uma frase que me deixou perplexa na época:
“A partir de hoje vocês podem ser considerados canadenses, se forem a outro país e alguém perguntar a sua nacionalidade, você dirá canadense!”
Nunca tinha pensado desta forma e embora me deixe extremamente feliz e orgulhosa ser considerada canadense eu jamais direi “Sou canadense”, eu sempre falarei “Sou brasileira”.
Eu sou 100% brasileira e para mim não existe cultura mais linda e mais rica do que a nossa!
Sou brasileiríssima, com sotaque gaúcho carregado e com o maior orgulho das minhas raízes. Quando alguém me pergunta da onde sou e eu respondo, meu coração se enche de patriotismo e orgulho, e noto no rosto de quem me fez a pergunta a excitação em saber que na sua frente encontra-se uma brasileira ” da gema”.
O Brasil é muito valorizado no exterior, todos nos acham LINDOS, simpáticos, risonhos, divertidos e cheios de ginga. E se pedido com jeitinho ainda danço um samba na rua mesmo! Sorte minha que sambo MUITO BEM, mérito aprendido na minha adolescência.
Apesar das nossas dificuldades econônimas e tantas outras que não vale a pena mencionar aqui, visto que sabemos de cor e salteado, como não nos orgulharmos da nossa cultura?

 
Que país tem esta multiculturalidade que nós temos?
Que país tem esta diversidade musical?
Que país tem esta variedade imensa de sabores? Com cada estado tendo sua culinária tão rica?
Que país tem a beleza natural que nós temos, nossas praias paradisíacas, nossa serra, nossas matas?
A Amazônia é onde mesmo?
Que país tem este tanto de gente linda, de cores e feições tão distintas e ao mesmo tempo tão misturadas?
Que país tem tantos sotaques e tantos cidadãos tão corujas dos seus sotaques?
Que país tem uma língua tão rica como a nossa?
Pois é, a resposta para as perguntas acima pode parecer fácil….qualquer país tem este tanto de qualidades, mas qual país tem T-O-D-A-S esta qualidades ao mesmo tempo?
Só o nosso!
É por isso que eu crio a minha filha como uma brasileirinha. Bella é canadense sim, amante de aventura, com 3 anos já quer esquiar, amante da liberdade que usufruimos aqui, sem medo da falta de segurança. Fala sim inglês o tempo todo, mas entende absolutamente tudo em português e tem suas palavras favoritas em português e faz questão de falá-las, embora saiba o correspondente em inglês.
Bella nunca foi estimulada a aprender o inglês antes do português, pelo contrário, só falava português com ela quando bebê e hoje só falo português com ela em casa (na escola sou obrigada a falar inglês com ela, por respeito a meus alunos), então ela está crescendo com a cultura brasileira enraizada desde cedo. 
  • Bella escuta música brasileira no carro todos os dias e cantamos a plenos pulmões as suas músicas favoritas do Palavra Cantada.
  •  Nunca deita para dormir sem antes ler seus gibizinhos da Mônica, tendo a Magali e Chico Bento como seus favoritos.
  •  Bella come comidinha brasileira em casa, pois a mamãe dela aqui faz questão que ela cresca com o temperinho da comidinha brasileira.
  •  Bella adora dançar, como toda boa brasileirinha que se preze.
  • Bella adora cantar, como toda brasileirinha que se preze.
  • Bella é e seguirá sendo fã do Grêmio e este ano iniciará na escolinha de futebol,  pois desde bebezinha (sem mentira) ela sabe correr e chutar bola como ninguém!
  •  Agora com a Bellinha crescida e mais entendedora das “coisas da vida”, ela será apresentada ao Brasil geográfico: compraremos um globo onde pretendo ensiná-la onde fica o Brasil, os estados e suas cidades…..e quem sabe assim eu brasileira fajuta aprenderei junto.
  •  Bella se Deus quiser terá um dia sotaque gaúcho assim como sua mama! Bá tchê, nunca imaginei nada menos do que isso.

 Em que momento nos damos conta do nosso patriotismo?

No nosso caso o nosso patriotismo brasileiro é muito diferente do canadense, em que os cidadãos se orgulham da economia, justiça e honestidade do seu país. O nosso orgulho de ser brasileiro vem da riqueza da nossa cultura, deste mix de sons, sabores e cheiros que fazem com que respondamos quando nos é perguntado:
De onde você é?
DO BRASIL, e com muito orgulho!
Bella está sendo criada com um plano esmiuçado de como apresentar tudo o que o nosso país tem de bom, pois o que tem de ruim deixemos que ela aprenda quando for adulta e quiser quem sabe entender a nossa história, por hora deixemos que a minha brasileirinha-canadense se encha de alegria e ilumine o Canadá com esta aura brasileira que só nós temos.
E para fechar com chave de ouro o ritmo que representa o nosso país! Como não se emocionar com estas músicas? Principalmente quando você mora fora e tem ataques de patriotismo como estou tendo hoje.

Sambô……graças a dica imperdível que recebi no blog!!!

10 Comments on Brasileiras e com orgulho!

  1. Ana Wiebe
    21/02/2013 at 3:44 am (5 years ago)

    Eu sempre tenho ataques de patriotismo! Faço coisas bem "do Brasil" que deixa os amigos daqui mortos de curiosidade. Praticamente faço tudo o que vc relatou no post, mas a diferença é que meu sotaque é mineiro do interior, beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeem carregado, rs. Bjim procês.

    Reply
  2. Mariana Bicalho
    21/02/2013 at 4:11 am (5 years ago)

    Concordo com tudo!!! Tb sou super patriota e ai de quem falar mal do meu país… rs.
    Bjo.

    Reply
  3. Anonymous
    21/02/2013 at 10:44 am (5 years ago)

    Adorei! Conhece o monobloco? Acho que vc vai gostar para esse momentos!!
    bjs
    marina

    Reply
  4. Gustavo Corrêa
    21/02/2013 at 11:59 am (5 years ago)

    É isso aí, apesar de tudo o Brasil é o melhor! Aos poucos vamos apresentando nossa cultura para a Bella e tenho certeza que ela terá muito orgulho. E futuramente, quando ela vier fazer um intercâmbio aqui e morar comigo (sim, vai te preparando), apresentando a gaúcha também.

    Reply
  5. Sandra Nogueira
    21/02/2013 at 11:05 pm (5 years ago)

    Também sou patriota e acho o Brasil um país maravilhoso, mas viver aqui não é nada fácil. Acho importante esta busca pelas raízes que as pessoas que se mudam daqui valorizam, mas nossa carga tributária alta e o retorno desta na nossa vida praticamente nula nos faz muitas vezes querer sair deste lindo país de cidadãos maravilhosos e políticos horrorosos. Brasileira sim com muito orgulho e muita indignação!!!!

    Reply
  6. Jéssica Zborowski
    22/02/2013 at 12:33 am (5 years ago)

    Aém de linda, gremista!
    morri de amores por esse post hehehe

    Reply
  7. Gabrielle de Almeida Ramos
    22/02/2013 at 12:43 am (5 years ago)

    Rita, que post lindo! Pode não acreditar, mas enquanto lia suas palavras, ficava arrepiada.
    Só nos damos conta da riqueza do nosso Brasil, quando uma brasileira que mora fora do país, expressa esse amor e patriotismo.
    Fiquei surpresa pela Bella saber o português e você conversar com ela no nosso idioma. Achava que a lingua predominante na sua rotina, era o inglês.
    Você tem planos de trazer a Bella para o sul? Tenho certeza que ela vai adorar conhecer o Brasil.
    Beijos…

    Reply
  8. Ju Dalzoto
    23/02/2013 at 2:37 pm (5 years ago)

    Guria, eu fiquei arrepiada lendo esse post! Amei esse seu «ataque de patriotismo», hehehe. Não sabia que tu eh gaucha! Ja tinha passado por aqui mas não tive tempo de comentar, hj pude ler vários de seus posts e gostei muito de te conhecer melho!

    Bjo grande
    Ju

    P.S. Muito bela a sua Bella hein?!

    Reply
  9. Anabel Binotto
    24/02/2013 at 10:39 pm (5 years ago)

    Rita, fico feliz que gostou da dica! Eu adorei a banda sambô e espero que eles comecem a fazer sucesso, porque merecem, são muito talentosos!

    E quanto ao patriotismo, eu sempre que posso uso a camiseta do Brasil aqui na Nova Zelândia e falo com muito orgulho que sou brasileira, apesar de as vezes tb ter vergonha, quando as notícias mais horrorosas surgem por aqui, como o incêndio de Santa Maria por exemplo! Acho que eu tenho um sentimento de amor e ódio com o Brasil, porque infelizmente tem muitas laranjas podres no nosso país que não deixam o Brasil crescer e ser o melhor país do mundo, e isso todos nós sabemos que seria muito possível com todo potencial que temos!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *