Como já comentei aqui no blog anteriormente, já iniciei o processo de procura da escola da Bella para o ano que vem. Mal posso acreditar que o meu bebê terá 5 anos em 2014, quê isso gente?
Bom, a primeira escola que visitei até agora é a famosa Waldorf School.
Só uma pequena introdução do por quê estou pesquisando sobre escolas “independentes” para a Bella: Aqui no Canadá existem dois tipos de escola: pública e particular. As públicas tem um currículo acadêmico mais tradicional (como vemos no Brasil, por exemplo) e a grande maioria das particulares são católicas. Meu marido me proibiu de matricular a Bella em escola religiosa e eu respeito a sua opinião, portanto comecei a pesquisar escolas chamadas independentes. Não são do governo e não são escolas católicas. A Waldorf é uma delas.

  • A filosofia

A filosofia da escola baseia-se na diferença entre o SABER e o ENTENDER. Um aluno pode saber as matérias ensinadas no colégio, mas o quanto ele entende o que memoriza? A teoria ensina você a saber para passar na prova, já a teoria ensinada na prática faz você entender o que aprende.

Simples.

  • A Open House
Esta foi a primeira vez que fui a uma Open House de uma escola, achei genial. Todos os pais interessados (diria que mais de 100 pessoas) chegaram na escola as 10 horas e foram dirigidos para o ginásio. Estava tudo organizado com mesas para cada série, mostrando trabalhos e projetos dos alunos. Também tinha uma mesa bem bonita com café da manhã para os convidados, assim como uma mesa com dezenas de material gráfico sobre a escola e sua filosofia.

Um grupo de pais aguardando seus “guias”

O nosso guia, professor Australiano 

Os pais foram todos convidados a visitar a turma de Kindergarden ( 5 anos), onde as 2 professoras da turma apresentaram um show de fantoches que elas fazem com as crianças na sala de aula regularmente.

Sala de aula do Kindergarden

Olha…..sem palavras!
A mesinha baixa era delicadamente preparada com fantochinhos de feltro e árvores e plantas feitos a mão. Enquanto uma professora lista a história, a outra manuseava o fantoche de patinho e cantarolava uma melodia com uma voz linda. Silêncio absoluto na sala de aula e de tempos em tempos a professora que lia a história tocava um instrumento que dava ritmo ao andar da apresentação. Dez minutos de fantoches e todos os pais só diziam wowwwww, ahhhhh, Oh My…..um amor. As professoras com sua personalidade super tranquila transformaram aqueles 10 minutos em momentos de pura tranquilidade para todos. Haviam algumas crianças que acompanharam os pais e se sentaram na frente sem dar um pio, hipnotizadas pela apresentação.

Sala de aula: Kindergarden

Fonte

A salinha de aula é uma graça, parece saída de um livro infantil do passado. Todos os móveis no mesmo tom claro de madeira, muito tecido e cestas de vime. Brinquedos bem simples de madeira espalhados pela classe, como casa de bonecas, castelos e afins. Cada canto da sala com um “ambiente” para as crianças brincarem de faz de conta. A sala também tem uma mini cozinha onde acredito que as professoras façam projetos de culinária com as crianças.
Pelo que entendi as salas de educação infantil (pré-escola e Kindergarden) tem um ar de casa, não se parecem com uma sala de aula atual. Tem cores suaves como pêssego e beige, e muitos materiais rústicos para as crianças brincarem.
Os brinquedos seguem a filosofia Waldorf e todas as escolas tem brinquedos iguais.

Este tecido foi colocado no chão para os pais não sujarem o tapete branco com o sapato que estávamos usando ao visitar a sala de aula.

Daí os pais foram separados em 4 grupos para visitar todas as salas de aula e ouvir uma mini palestra de 15 minutos de cada professor. Na escola Waldorf a criança tem o mesmo professor por alguns anos seguidos para criar um laço de confiança e segurança com a criança pequena, que precisa se sentir confortável e protegida na presença de um adulto que já conhece e já tem intimidade.

Abaixo acho que o professor da Grade 3 e 4, não lembro bem.
O que me chamou a atenção em todas as salas de aula é que os quadros negros eram bem decorados, com mapas e paisagens de geografia, dependendo da matéria que as crianças estão aprendendo. Eles colocaram no quadro negro exemplos do que as crianças estão aprendendo naquela semana.

Ele contou que estavam aprendendo sobre como os homens costumavam se abrigar no passado e além de desenharem como mostra as artes na parede, eles ainda construiram um forte de madeira em tamanho real com o professor. Nas turmas iniciais eles fazem projetos manuais depois do almoço e este mês passado eles trabalharam no pátio da escola projetando e desenvolvendo eles mesmos, com suas próprias mãos um abrigo (forte) como havia há séculos atrás.

Outro exemplo super legal que ele mostrou. Ele disse que crianças na terceira e quarta série estão começando a descobrir sua individualidade e sua capacidade de fazer as coisas por eles mesmos. O professor disse que a escola foca bastante em trabalhos manuais nestes primeiros anos acadêmicos, pois quando a criança cria e executa um projeto ela mesma, ela se sente capacitada e competente para fazer as coisas, deixando para trás os anos em que os pais faziam tudo por ela. É uma forma de fazer a criança se sentir útil, importante e capacitada.

Este projeto é super legal, cada aluno tem seu próprio instrumento para criar fios de lã. Neste caso eles aprenderam sobre os materiais que eram usados nos tempos primórdios. Com um pedaço de lã, vão criando a linha.

Aqui as professoras da Grade 5 e 6 (ou 6 e 7? nao lembro).

Elas demonstraram um exemplo de atividade de geometria que ensinam as crianças. Ao invés de ensinarem a teoria como fazem as escolas tradicionais, a professora ensina como fazer estes gráficos (nome certo???) geométricos, primeiro eles aprendem a fazer a mão e a olho e só depois de dominarem a técnica eles passam a usar o compasso.

 Antes do compasso

Momento TENSO para mim!
A professora disse: Vamos mostrar a vocês como ensinamos nossos alunos a fazer estes desenhos geométricos.

Suei frio, morro de medo de matemática.

A professora disse que eles ensinam os alunos a ENTENDEREM a matemática, antes de encher a cabeça deles de teoria que sabemos que depois eles esquecerão. Ensinam através de desenhos e projetos práticos e depois que eles entendem o que estão fazendo, elas ensinam a teoria, as fórmulas e equações matemáticas.

Garanto que se eu tivesse uma escola assim quando pequena teria aprendido a matemática que me dá medo até hoje.

Foto das materiais ensinadas na Grade 5 e Grade 6

 O fundo da sala de aula e as obras de arte ali do lado.

Toda a sala de aula tem elementos naturais, madeira e vime, nada de plásticos em nenhum lugar.
Observei os móveis e são daqueles que devem durar quase um século, super bem feitos e fortes. Entao embora seja madeira, é uma madeira de ótima qualidade e acabamento.

Eu não quis ficar batendo foto de tudo pois não vi nenhuma outra mãe fazendo isso, então tirei estas fotos meio escondida, uma aqui e outra ali. Estes são os professores de primeira e segunda série.

Fizemos uma atividade muito legal de movimentos e tabuada. A turma fez uma roda e eles ensinaram a usar as duas mãos na brincadeira. Com uma mão tocávamos a nossa mão e com a outra a mão do vizinho, foi indo assim até toda a roda estar em sintonia perfeita, dai eles começaram a dar saquinhos com feijão dentro e tinham uns 20 saquinhos passando de mão em mão em sintonia, uma vez todos fazendo direitinho eles começaram a cantar a tabuada, exercício que ensinam as crianças para aprenderem a tabuada de maneira mais divertida.

Super legal e super complexo, um bando de adultos tentando coordenar os saquinhos que não paravam de chegar na sua mão e tinham que ir na mão do vizinho e ao mesmo tempo dizer em voz alta a tabuada.

Vejam o desenho bonito no quadro negro de novo

Depois de visitarmos todas as salas de aula da escola, foi hora de voltar ao ginásio para olhar com calma os trabalhinhos de cada serie e poder conversar com os professores e fazer perguntas.

Cada trabalhinho mais genial e original que o outro.

Fisica

Historia

Pelo que percebi cada aluno trabalha durante o ano em um caderno de folhas brancas e neste caderno fazem não só as anotações escritas (cada letra mais linda que a outra) mas também os professores proporcionam bastante tempo para eles trabalharem desenvolvendo, seja através de desenhos ou escrita, as informações que acabaram de aprender.

Bem diferente de uma escola tradicional de antigamente onde se tinha aquele caderno de linhas e era isso.

Aqui lembrei do Dindo Sabe Tudo, vejam que MA-XI-MOOOOO este projeto de empreendimento!!!!!

Acredito que este seja um trabalho de Grade 6.

Aqui as mesas destinadas a cada série e os trabalhos que as crianças fazem.

Projetos de High School

O capricho ABSOLUTO dos alunos nos cadernos. Acho que nunca vi letras mais maravilhosas em cadermo de crianças e adolescentes.

Que lindo este caderno de fisica

Trabalhos manuais de diferentes tipos

Exemplo de bonequinhas que as meninas brincam na escola.
Nada de plástico em lugar algum.

Os professores infatizaram bastante que esta parte artística e manual é mais forte nos primeiros anos na escola, até a quinta série, depois que eles já fizeram uma boa base ENTENDENDO na prática, eles seguem um rumo mais lógico como toda escola normal.

Aula de Música

Grade 2

Grade 8

 Aula de movimento, teatro, dança e música….filosofia própria da escola

Grade 7

 Aula de francês tambem faz parte do currículo a partir da Grade 1, primeira série.

Um apanhado geral do que achei e descobri da escola:

  • As primeira séries são mais caras que o restante das séries, a criança vai crescendo e vai ficando mais barato, mas o valor ANUAL da escola é de CN$ 12,000 por ano, $ 1,000 por mês.
  • O campus do High School, Segundo Grau, é em outro prédio em Vancouver, também em North Van.
  • Incentiva-se a criatividade e curiosidade natural da criança.
  • Ensina-se a ENTENDER ao invés de apenas SABER, decorar.
  • Há reuniões regulares na escola, para os pais fazerem parte do avanço escolar da criança. Não é só de vez em quando, é seguidamente MESMO.
  • Atividades ao ar livre são incentivadas tanto quanto atividades dentro da sala de aula.
  • Embora a filosofia Waldorf seja voltada a curiosidade natural e enfoque na arte nos primeiros anos escolares, as matérias obrigatórias e tradicionais são ensinadas exatamente igual a outras escolas, apenas o MÉTODO de ensino é diferente, a matéria em si é igual.
  • Só há uma escola Waldorf in Vancouver e ela fica em North Vancouver.
  • A formação dos professores é exatamente igual a de um professor tradicional (os mesmos anos na faculdade), porém eles precisam de mais 2 anos de especialização na filosofia Waldorf.

Estou apenas começando a pesquisar escolas para a Bella…..BUT…..começando com esta maravilhosa, vai ficar difícil achar outras do mesmo nível, já posso adiantar. Vou preencher o formulário e já pré-matricular a Bella. A diretora me disse que eu posso pré-matriculá-la para garantir vaga para setembro de 2014. Já tem uma lista de espera considerável me parece.

P.S – Para fazer isso não é preciso fazer nenhum tipo de pagamento agora. Depois se eu mudar de idéia não tem problema.

13 Comments on Educação: Waldorf School

  1. Fernanda Fatio
    04/02/2013 at 5:28 am (5 years ago)

    Meu sonho seria pôr a Valentina numa escola Waldorf, mas essa é longe pra gente e não cabe no meu bolso 🙁

    Agora, uma curiosidade: notei MUITA coisa escrita em letra cursiva, principalmente nos quadros negros (e que letras lindas). Sempre li/ouvi que aqui não ensinam a cursiva e sim a letra bastão minúscula. Tanto que, quando vejo letra bastão minúscula já sei que é de gente da nossa idade pra baixo. Já os mais velhos escrevem com letra cursiva.
    Será que na Waldorf eles ensinam a cursiva também?

    Reply
  2. Larissa Banister
    04/02/2013 at 7:15 am (5 years ago)

    Que coisa mais linda, eu vejo as criancas aqui no UK indo pra escola os menininhos de terninho e gravata e as meninas de terninho e saia plissada, acho a coisa mais linda do mundo. Um sonho, a Bella vai aprender e se divertir mto! Beijos

    Reply
  3. Anonymous
    04/02/2013 at 7:47 am (5 years ago)

    Legal Rita . Como sao as escolas publicas no canada? Sao boas também? Carol x

    Reply
  4. Marina
    04/02/2013 at 9:40 am (5 years ago)

    Rita que máximo!!! Um sonho essa escola! Eu teria amado estudar numa escola assim, já que adoro artes manuais!!!

    Só fiquei com 1 duvida… será que quando vao pra faculdade, por estarem acostumados com uma metodologia de aprendizado totalmente diferente, conseguem acompanhar as aulas?? Porque aí é cada um por si, com seus livros e ensino tradicional e pronto, né??

    Só uma coisa que me passou pela cabeça!!

    Beijos

    Reply
    • comuniquese
      28/06/2015 at 1:48 pm (2 years ago)

      A minha filha ainda está no fundamental Waldorf, mas conheço muitas pessoas que estudaram em escola Waldorf e fizeram universidade. Elas são pessoas completamente adaptadas ao mundo… na minha opinião são mais seguras com o conhecimento que têm dentro de si.

      Reply
  5. Mamãe Nádia
    04/02/2013 at 1:24 pm (5 years ago)

    Adorei conhecer sobre esse método de ensino, seu blog como sempre traz informações relevantes pra nós.
    Gostei muito dessa escola!

    Reply
  6. Gustavo Correa
    04/02/2013 at 3:48 pm (5 years ago)

    Vi rapidinho agora e lerei com calma à noite, mas gostei bastante… aprovado para a Bellinha 🙂

    Reply
  7. Dani Dani
    04/02/2013 at 3:53 pm (5 years ago)

    Estou emocionada com os cadernos e trabalhos, vejo o prazer das crianças em cada linha do caderno.

    Lembrei que, quando criança, eu desejava fazer um desenho lindo daqueles de física, mas o tempo só me permitia rabiscar rápido de caneta BIC e seguir a matéria já que o professor is escrevendo e apagando no quadro. Queria ter estudado em uma escola assim.

    Quero me mudar para o Canadá já! Meus filhos mereciam uma escola assim.

    Reply
  8. Dani Dani
    04/02/2013 at 3:57 pm (5 years ago)

    Esses gráficos geométricos são Mandalas.

    Reply
  9. Anonymous
    04/02/2013 at 8:01 pm (5 years ago)

    Rita
    esse método é maravilhoso! O filho de uma amiga do trabalho estuda escola waldorf Rudolf Steiner. Eu ainda não tenho filhos mas a escola vem de encontro ao q eu acredito. Não ha televisão, não há brinquedos da modinha, enfim, a criança é ensinada a pensar, a querer aprender, de fato. Caso vc queira mais informaçoes a escola q ele estuda é essa aqui:
    http://www.ewrs.com.br/index.php/pedagogia-waldorf
    Te deixo com uma frase :
    "A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos,encontrar proposito e direção para suas vidas"
    bjs

    Reply
  10. rita
    05/02/2013 at 5:59 am (5 years ago)

    Fernanda,

    Menina, nao sei que letras eles ensinam, boa pergunta, nem me toquei!!!!

    Reply
  11. Ana
    05/02/2013 at 9:42 pm (5 years ago)

    Eu acho o máximo a filosofia Waldorf. Pena que só tem uma escola aqui na Lower Mainland.

    Sobre a letra cursiva, eu não me preocuparia tanto com isso não. A minha filha mais velha está na terceira série agora (grade 3) e começando a escrever com a cursiva. Não é como no Brasil, mas que diferença faz no fim das contas, né? 🙂

    Reply
  12. Leil Ana
    24/05/2014 at 12:42 pm (3 years ago)

    Lindíssima matéria!!! Parabéns. Tenho uma filha que estuda em uma escola Waldorf. E quanto a preocupação de acompanhar outras formas de ensino…sem problemas. Pois como já foi dito no texto, eles aprendem ENTENDER ao invés de apenas SABER, e isso faz a diferença!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *