Tuesday, May 1, 2012

Como fazer com que seu filho coma de tudo?


Bella come de tudo, não posso reclamar.
Prova qualquer coisa que eu der para ela e sempre acaba comendo o que tem no prato. Come legumes diversos, inclusive os  verdes "assustadores", come frutas, come comida de toda e qualquer cor, não preciso esconder nada.

Onde eu acertei?

Sim, pois eu me darei crédito por tamanha aceitação em provar e comer de tudo.
Crédito meu, todo meu! E tenho muito orgulho do meu feito, pois tenho consciencia que eh dificil fazer uma crianca comer de tudo.

Aqui vão as minhas dicas do que fiz e como fiz com a Bella:

  • Não dê sopinha para seu bebê.
Minha dica número 1!

Se você quer que se filho coma de tudo, não dê sopinha quando ele começar a comer sólidos depois dos 6 meses. Depois que me tornei mãe, e uma mãe morando no Canadà, percebi que a maioria das crianças canadenses come de tudo e que a maioria das crianças brasileiras não querem comer nada.

Por quê?

Porque no Brasil temos o costume de dar sopinha para o bebê. Sopinha de tudo com tudo, aquelas bem gostosas que só nosssas mães sabem preparar, bem temperadinhas e cremosinhas, yum, até me deu fome! Mas que gosto têm as sopinhas? Sei lá, gosto de SOPA!

Sopa tem gosto de sopa, não tem gosto de legumes, portanto criamos o paladar do bebezinho já estimulando-o a comer comidinha gostosa e temperadinha, ao invés de papinha de legume com gosto de legume.

Verdade, não?

Portanto se você é mãe e seu filhote está a caminho das papinhas, não dê sopinha, dê papinha de legumes separados.

  • Papinha de legumes....um por um.
Quando Bella ainda estava na UTI, uma de suas pediatras me disse: "Por favor, não esqueca de começar as papinhas da Bella pelas salgadas, jamais comece pelas doces, pois quem come banana não quer comer quiabo".

Quer verdade maior que esta?
Nós sabemos que todos os entendidos sugerem que deve-se começar pela papinhas doces: maçâ, mamãozinho, bananinha e por aí vai, e a médica me abriu os olhos para o paladar do bebê, nós estragamos o paladar da criança logo cedo, sem nem nos darmos conta.

Bella comecou sua aventura culinaria assim, exatamente nesta ordem:
* Papinha de moranga
* Papinha de batata doce
* Papinha de abobrinha
* Papinha de cenoura
* Outros legumes como espinafre, batata, vagem, etc.
Para somente depois iniciar as frutinhas.

Eu dava 1 sabor de cada vez por 3 ou 4 dias e so entao passava para outro.

  • Varie....mas nao varie por muito tempo.
A Bella nem sempre comeu bem assim como agora, entre o primeiro e segundo ano de vida ela teve algumas fases chatas em que se recusava a comer algo, mas eu seguia tentando. Agora que ela engrenou e come de tudo eu percebi uma coisa: eu vario o cardapio, mas nao tanto assim. Por exemplo, agora ela esta na fase da saladinha, eu mudo os ingredientes, eu mudo os temperinhos e procuro variar o estilo de salada durante a semana, mas se eu variar demais e "esquecer" de um legume por uns dias seguidos, ela sempre reclama um pouco na hora de comer o legume. Vejam bem, ela come, mas preciso convence-la por alguns minutos. Nada grave, mas eh algo que notei. Porem quando dou tudo mais seguidamente, ela nao reclama nunca.



  •  Mostre que voce tambem come legumes, verduras e frutas.
 No final da ultima fase chata dela, depois que ela esteve doentinha por quase 2 semanas, ela nao queria comer nada, greve de fome mesmo, mal aceitava um arroz com feijao, muito menos legumes, mas eu e meu marido comecamos a comer na frente dela:

"Hummm, que morando delicioso, olha a mamae comendo, uau, nunca comi um morango tao bom".

Nos comiamos muito na frente dela, e nesta epoca ela nao comia, mas notamos que ela nos observava com cuidado, e depois de 1 ou 2 dias ela dizia "Nao mami, meu papa", e colocava na sua boca ligeirinho. Foi assim com o morango, com o melao, com o pepino e o tomate.

  • Brinque "se voce nao comer, comerei eu"
A Bella sempre cai nesta brincadeira. Fiz isso na primeira vez que servi salada de tomate com abacate. Ela comeu e nao reclamou, mas depois de umas cinco colheradas ela finalmente percebeu o abacate e cuspiu tudo fora. Dai eu comecei a dizer " Ok, se a Bella nao quer comer, a mamae come, tudo bem", em menos de 5 segundos ela estava enchendo uma colherada e mandando ver na saladinha.

  •  Se seu filho eh grandinho, tempere!
Lembro que Bella nao gostava de brocolis ano passado, ate o dia em que a vovo colocou salzinho na agua e ferveu o  brocoli nela. A partir deste dia a Bella comecou a comer brocoli sem parar e nao parou ate hoje. Ha dois dias ela comeu umas 10 arvorezinhas de brocolis de uma sentada so!

Portanto para criancas maiores, de uma incrementada, uma temperadinha, para deixar o alimento mais interessante ao paladar.

Bella come hoje sua saladinha apenas com azeite de oliva e bem pouquinho de sal, tambem coloco cheiro verde bem picadinho. Fica gostoso mas preserva o sabor dos alimentos.

Nossa saladinha favorita no momento, simples e gostosa.
  • Nao desista!
Depois que Bella completou 1 ano ela passou a ficar mais seletiva no que queria comer, ate comia algo que nao gostava muito, mas comia mais o que gostava mais. Eu nao desistia, seguia oferecendo o que ela nao gostava, nao deixava passar muito tempo sem trazer aquela comidinha de volta ao cardapio dela.

O ideal eh que se comece a ensinar a crianca a gostar de frutas e verduras-legumes desde bebezinho, mas sabemos que as vezes nao rola, entao se seu caso for este, este conselho segue o mesmo: nao desista.

Siga tentando todos os dias.





Portanto, ha sempre esperanca para as criancas que nao gostam de vegetais, mas eh um trabalho diario dentro de casa, em preparar tudo fresquinho, em incentivar a crianca com palavras, mas principalmente com exemplos. Nao vou mentir, salada nao eh meu prato favorito, pergunte para minha mae, mas a Bella esta sendo um otimo exemplo para o meu marido e eu, que estamos comendo muito melhor por causa dela. 

E para complementar ainda mais a sua alimentacao diaria, cortei os sucos comprados no supermercado e estou fazendo seus sucos naturais em casa. Misturo fruta, frutas com legumes e ela adora e sempre toma um copo depois do jantar.

Eh uma trabalheira limpar a "juicer", mas a satisfacao em saber que ela esta comendo bem eh maior, vale a pena passar 5 minutos lavando a suqueira.

Bella eh tao boazinha que nao tem medo nem de suco verde!
Eh tudo uma questao de criacao e costume....desde cedo, portanto nao desistam mamaes!

3 comments:

  1. Olá Rita,
    Queria muito te agradecer por todas as dicas tão carinhosas que encontro aqui no Botõezinhos. Conheci seu blog no ano passado quando procurava dicas de como agasalhar minha filha no inverno, hoje ela está com 1 ano e 3 meses. Na época fiz um post em meu blog principal o A.Moderna sobre o Botoezinhos (www.alcovamoderna.wordpress.com) e você foi super carinhosa, passando por lá e deixando um recadinho. Agora estou vivendo o desafio da alimentação, e como toma mãe brasileira estou fazendo o sopão de legumes que citou aqui, mas ela já não quer mais, ela quer comer o que comemos e alimentos sólidos. Vou começar a separar os leguminhos. Eu fazia tudo sem tempero, o que não estava funcionando, agora coloco azeite e um pouco de sal ou usando uma dica sua passei a refogar na manteiga com sal para terem um gostinho. Também em busca de produtos saudáveis achei o Weleda aqui e hoje minha filha só toma banho com o sabonete da marca. Senti necessidade de criar um blog para falar especificamente sobre a maternidade, daí nasceu o Van.Redoma, de vez em quando escrevo por lá sobre algumas questões, a última foi sobre a troca do pediatra... Obrigada Rita, vou continuar acompanhando com carinho o Botoezinhos. Bjus da mamãe Van.

    ReplyDelete
  2. Vannnn

    Obvio que lembro de ti!
    Fico feliz que estejas aproveitando algumas das minhas dicas, eu mesma as peguei de amigas maes, acho bacana como vao passando de mae para mae, todas se ajudando.

    Que amada tua pitoca, esta idade de 1 aninho e pouquinho é tão legal, estao descobrindo TUDO!

    Vou visitar seu blog, tenho certeza que pegarei dicas preciosas tuas por lá.

    Beijocas mil

    ReplyDelete
  3. Oi Rita,

    são ótimas as suas dicas e apesar da Helena só se alimentar por sonda vou conversar com a fono sobre os sólidos que ela pode começar a experimentar, já que ela já tem dentinhos... sabe tirar uma criança da alimentação por sonda é muito difícil porque na verdade é muito fácil comer via sonda e elas acabam percebendo isto...adoro passar aqui e ver suas dicas e mesmo que a aplicação não seja hoje e diretamente sempre há a esperança de no futuro a Helena ficar boa de garfo...

    bjinhos

    ReplyDelete

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...