Que dificil dar nome a um filho.
Têm que agradar o gosto da mãe, do pai, e do resto da família. Agora quando se mora na América do Norte e se tem que decidir não só pelo nome, mas no nome do meio e no sobrenome?Aí a porca torce o rabo.

Minha idéia era dar um toque de glamour no nome da Bella e usar um hífen entre seus dois sobrenomes.

No melhor estilo Catherine Zeta-Jones.

E o fizemos. No dia em que ela nasceu, no meio daquela euforia e choque da prematuridade, fomos informados de que tínhamos que preencher o seu registro de nascimento naquele mesmo dia, sendo que não tinhamos definido seu nome 100% ainda.

Bella virou Isabella Corrêa-Jones e assim ficou conhecida no hospital.
Bebê Corrêa-Jones….como se escreve mesmo? Pois Corrêa não se pronuncia como no Brasil, e daqui a pouco estavam associando o nome da menina com o país Coréia (Korea, em inglês) e todos se perguntavam como se escrevia Corrêa.

Pronto, problema à vista.
Marido ficou chateado ao se dar conta de que nós três teríamos nomes diferentes, pois eu modernete como sou, não quis mudar meu nome. Meu nome segue o mesmo depois do casamento, portanto cada integrante da família teria um sobrenome. Decidimos mudar o nome da Bella, tirar o hífen e acrescentar o famoso NOME DO MEIO. Quem conhece a cultura norte americana sabe que aqui existe um nome do meio, um nome próprio que vai depois do primeiro nome. Mas e a dificuldade para dar um nome do meio ao nome Isabella?

Estávamos divididos entre:

Isabella Louise e Isabella Victoria.

Pensamos, pensamos, pensamos e decidimos usar Victoria, para dar um significado ao nome, já que se uma palavra expressa a vida e a luta de um prematuro, esta palavra se chama vitória.

Bella tem então um nome de princesa, bem longo, e ainda por cima é conhecida por todos pelo seu apelido. Duvido que ela saiba que seu nome é Isabella, o que acho até charmoso, aquelas pessoas bem “cool” que são conhecidas pelo seu apelido.

O nome Louise segue favorito na minha lista, e se um dia tivermos outra menina, a quem inclusive já escolhemos o nome mas é segredo, o nome Louise combinaria super bem com ele.

E vocês meninas?

Me contem a saga para dar nome aos filhotes de vocês. Seja no Brasil ou no exterior, pois quem é mãe sabe, que dificuldade que é dar nome a alguém!

15 Comments on Nome, sobrenome e nome do meio

  1. Rejane Abreu
    01/02/2012 at 10:35 am (6 years ago)

    Oi Rita!
    Acho tão bacana você compartilhar a cultura daí com a gente. Saibas que já descobri coisas muito interessantes, aqui, no Botoezinhos… Fico grata.

    É curioso isso de dá nome aos outros. Eu tenho três filhos. Mas, desde a primeira gestação, já sabia o nome que queria dá ao meu filho: o nome do meu pai, como homenagem. E assim, aos outros também. Coincidentemente são homens e têm os nomes dos avós. O primeiro tem o nome do meu pai, o segundo o nome do meu primeiro sogro e o terceiro, de um novo casamento, tem o nome do meu atual sogro. E o melhor de tudo é que meus filhos adoram seus nomes. Bom isso, né?

    Bjo.

    Reply
  2. Carmen Ferreira
    01/02/2012 at 12:01 pm (6 years ago)

    oi querida
    que lindo post. lindo também o nome da sua bb. interessante esse post mesmo, porque eu faço quadros com nomes de crianças, seus significados e origem. depois passa lá e vê. está no blog ensinandoatravesdaarte.blogspot.com
    já fiz um quadro com o nome Isabele.
    o nome da minha filha Emanuele quer dizer "Emanuel, Deus conosco". é o mesmo significado do nome de Jesus.
    os nomes me fascinam…como já disse lindo post…
    bjinhos
    Carmen

    Reply
  3. AS PAULINAS
    01/02/2012 at 1:36 pm (6 years ago)

    O nome da minha + velha foi + difícil: Ralph queria Fernanda, e eu não queria de jeito nenhum! Queria Alice, ou Aline, ou Cintia… mas não Fernanda! Aí, lembrando da minha mãe e como sou a filha + velha, vi os nomes dos mais novos me lembrei que se meu irmão caçula #1 fosse menina, ele teria sido Maria Fernanda. Sugeri, foi aceito e hoje ela é Maria Fernanda mas a gente só chama de Maria! Engraçado que uma amiga minha detestava esse nome e dizia que ela tbém não iria gostar de ser Maria, que gostaria de ser conhecida por Fernandae qdo ela foi pra escolinha, com quase dois anos, chegou um dia em casa dizendo que ela não era a Maria, que ela era a Nandinha! hahahaha Essa fase já passou.
    Qdo engravidei pela segunda vez foi td tão diferente que eu tinha certeza que era menino! O nome estava até escolhido! Na hora do US: menina! Aí, pedi pro Ralph pra homenagear a minha mãe… que faleceu há 12 anos. Minha avó queria ter batizado minha mãe de Marina, mas meu avô não queria e deu o nome de Maria José. E minha avó, teimosa que era, sempre chamou minha mãe de Marina! A maioria das pessoas que conhecia minha mãe, conhecia por Marina! E assim, minha caçulinha ganhou o nome que teria sido da avó dela!

    Reply
  4. Diacuy
    01/02/2012 at 2:58 pm (6 years ago)

    Os meu nasceram na Itália e lá graças a Deus, todas as pessoas (italianas) tem só um sobrenome: O do pai.
    Facilita a vida: Dois nomes puro e simples. Pietro Piccione e Francesco Piccione
    A mulher não leva o sobrenome do marido quando casa, continua com o sobrenome de solteira (que é do seu pai): Diacuy Mesquita
    Assim se perpetua a família.
    Acho simples e como tudo que é simples: Chique.
    Beijo
    E que venha a ……..Louise!!!!

    Reply
  5. Zizi
    01/02/2012 at 3:18 pm (6 years ago)

    Rita, nem te conto meu nome verdadeiro. Zizi é o nome carinhoso e mais profissional que encontrei para não "ferir" as raízes do meu nome. Depois que passei a adotá-lo fui mais feliz.
    Nome é coisa séria, tem que ser bem escolhido. Para meus filhos, tudo foi mais simples: é Patrícia e Ricardo Augusto. que são felizes com seus nomes até hoje.
    Isabella Victória, é um nome lindo! bem amado e bem escolhido!
    bjos

    Reply
  6. Marlene Casagrande
    01/02/2012 at 6:19 pm (6 years ago)

    Nossa Rita, cada história legal!
    Qdo eu soube que seria uma menina já tinha o nome: Maria Eduarda: nome forte, lindo, duplo seria diferente das primas, vamos chamá-la carinhosamente Duda, marido concordou meio que inseguro… enfim… como vc disse o nome TEM que agradar a todos e não agradou aos avós paternos, que alegaram estar enjoados de tanto Eduardo(a) na família, era avô, tio, primas, namorado de sobrinhas, etc.
    Fiquei triste, pois esse era o nome que só EU queria. Daí foram surgindo as outras opções: Manuela, Isabela, Gabriela e eu pensava "será Manu, Isa, Gabi…" e lá pelas tantas surgiu Maria Júlia, pronto continua simples, porém duplo, como eu gostaria.
    Não. Minha sogra insistiu em dizer que a chamariam apenas de Maria, que ng diria os dois nominhos juntos, pois o nome dela é duplo e acontece isso, no consultório chamam "dona Maria". Marido não gostou…
    Fim da história: Júlia é seu nome, seguido do meu sobrenome e do pai, como é costume no Brasil. Ela gosta e se diverte pois tem 2 amigas de classe (Júlia e Ana Julia) e uma das tias da escola tbem se chama Julia.
    Significa cheia de juventude e atualmente é o nº 1 na lista de nomes de meninas mais registrados por aqui.
    Mas pra nós é Ju, Juju, Jujuba… kkkkk
    Mas gosto mto de Isabella (com a no final e não e) e combinou super com Victória!

    Reply
  7. Anonymous
    01/02/2012 at 9:31 pm (6 years ago)

    Rita, primeiro, parabéns pelo blog! nota-se pelos seus posts o seu carinho por esse espaço e por seus leitores… Venho aqui todos os dias!
    Bom… meu nome é duplo, o do meu marido tb! mas meus pais só me chamavam pelo nome duplo qdo vinha bronca!!rs
    nao tenho filhos ainda (sou tentante ha 2 meses e se Deus quiser esse ano terei a felicidade de ter um filho!)mas os nomes já estão decididos: se menino Miguel Angelo uma homenagem ao meu bisavô e ao avô do meu marido respectivamente, se menina: Heloísa Nalu,sendo o segundo nome coisas de marido surfista rs…pois nalu significa "onda" em havaiano…Amo Isabela, acho lindo e super combinou com Victoria… Parabéns pela pequena e pelo blog super bacana!
    bj
    mari

    Reply
  8. Isabela
    02/02/2012 at 1:31 am (6 years ago)

    Rita,
    Realmente, quando soubemos que era menina, estávamos entre Valentina e Manuela. Quando falávamos para as pessoas, ninguém falava que achava legal com espontaneidade sabe…rs
    Mas quando ví Nina e saí falando…TODOS amaram, acharam super fofo, meigo, super combinava com caio e Isa…rs
    Eu também não mudei meu nome de solteira…e o Caio não gosta do sobrenome dele, Silva. Ele até começou a assinar as fotos dele como Caio Pimenta, que é do pai dele.
    Então quando Nina estava para nascer, fomos nos informar e vimos que poderíamos usar o nome do avô.
    Aí ficou Nina Sady Pimenta…achamos que super combinou.
    beijão

    Reply
  9. rita
    02/02/2012 at 2:29 am (6 years ago)

    Oi Rejane!
    Que maravilha que descobristes o Botoezinhos!
    Fico super feliz!
    Acho lindo isso de homenagear as pessoas amadas atraves do nome dos filhos. Assim eles saberao que o nome deles tem um significado especial.
    Beijinhos
    Rita

    Reply
  10. rita
    02/02/2012 at 2:32 am (6 years ago)

    Carmennnn que TUDO!
    Primeiro….amei saber que fazes quadros com o nome, eu adoro isso, da um charme todo especial para a casa, amo estas coisas bem personalizadas!

    E segundo, vou te contar uma coisa, Emmanuele eh um dos meus nomes favoritos! Acho podre de chique e adoro que o apelido pode ser Emma, um nome lindo que eh super popular aqui para as bandas de cima (EUA e Canada).

    E tambem ACABEI de lembrar de uma coisa, depois de 2 anos, a Bella tinha uma vizinha bebezinha de UTI neonatal chamada Emmanuelle (com 2 eles). Bem picurrucha como a Bella, linda de morrer, e era conhecida como Emma. Tinha esquecido e agora lembrei.

    Um beijo carinhoso da Rita

    Reply
  11. rita
    02/02/2012 at 2:35 am (6 years ago)

    Oi Ma!

    Ameiii o nome das pitocas, qualquer nome que comeca com Maria fica chique, Maria Fernanda eh lindo! E como tu dissestes, pode ser Maria, Fe, Nandinha, depois a crianca escolhe ne? hahaha. Mas o nome inteiro eh lindo, soa linda.

    E Marina idem, AMO! Que linda a homenagem!

    Uma beijoca grande
    Rita

    Reply
  12. Crys Leite
    02/02/2012 at 5:34 pm (6 years ago)

    O nome da sua filha é lindo! Ainda não tenho filhos, porém se tiver uma menina o nome já está escolhido, será Mariana. Beijos =)

    Reply
  13. Nívia F.
    03/02/2012 at 2:14 am (6 years ago)

    Lindo o nome de sua filha! A coisa mais difícil foi escolher o nome pra minha filha. Eu estava dividida entre Ana Luiza, Liz, Eloá, Nicole e Ana Beatriz. Acabou ficando ANNA BEATRIZ. Mas adoro! Chamo de Bia, Nanna, Anninha, Bibica. kkkkkk O que vier na cabeça!

    Adorei seu blog, só não achei como seguir!

    Beijos e sucesso!

    http://mae-solo.blogspot.com/

    Reply
  14. Ana Beth Lima
    03/02/2012 at 9:35 pm (6 years ago)

    Rita estamos na torcida querida…uma boa semana

    Reply
  15. Pâmela
    06/02/2012 at 3:11 pm (6 years ago)

    Hahah legal mesmo! Aqui tenho o famoso nome do meio… sou na verdade Renata Pâmela… nunca fui chamada de Renata só de Pâmela e confesso que não gosto muito do primeiro não… sempre causou confusão, por isso sabia que meus filhos só teriam 1 nome rsrs Já para o sobrenome sempre quis que a família toda tivesse o mesmo sobrenome, como meu marido não quis mudar o dele de jeito nenhum (por ser filho único e achar que os pais iriam ficar ofendidos… paciência) eu tirei um e acrescentei os dele, fiquei com um nome enorme, 2 nomes e 3 sobrenomes… Já a Lara é só Lara e o mesmo sobrenome que o meu, então todos temos os últimos nomes do pai..

    Saga isso hein!
    Bjos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *