Férias = Viajar

Certo?

Hum, não necessariamente!

A língua inglesa tem muitos termos engraçados, e S-T-A-Y-C-A-T-I-O-N é um deles.

Stay = Ficar
Ou seja, uma “vacation”, férias, onde ao invés de você viajar, você fica em casa. Pode parecer chato, mas não precisa ser.

Lógico que o ideal seria todos termos dias de férias e dinheiro o suficiente para comprar aquele pacote turístico dos sonhos, mas sabemos que é difícil, nem sempre se tem dias de folga ou, principalmente, dinheiro para investir em uma super viagem.

Solução?
Bolar umas super férias na sua casa mesmo! E não vale ficar de pijama em casa sem fazer nada.

Se prepare com antecedência:

  • Deixe a casa bem limpa, linda e cheirosa ANTES das suas férias.

Faça a faxina dias antes, compre um arranjo de flores bonito, uma vela cheirosa, organize os brinquedos das crianças, a bagunça do marido e deixe a casa com cara de “spa”. Nós sabemos a delícia que é ficar em uma casa limpa e cheirosa, portanto é possível sim deixá-la com cara de hotel.

  • Pesquise com antecedência passeios para fazer em família.

Nada de shopping dia sim e outro também! No ponto de vista das crianças, visita ao shopping não se classifica como passeio, é mais para os pais do que para eles, portanto tente evitar a tentação.
Veja no jornal da sua cidade o que esta acontecendo em termos culturais naquela semana-mês: uma peça de teatro, uma exposição no museu, um filme no cinema ou uma feirinha de artesanato especial. Anote no calendário para não esquecer e , se possível, compre os ingressos com antecedência.

  • Programe atividades de manhâ e de tarde.

Não deixe que a preguiça tome conta: programe atividades nos dois turnos, da mesma forma que faria se estivesse de férias fora da sua cidade. Você não ficaria no hotel desperdiçando parte do dia, certo?

  • Escolha uma atividade ao ar livre por dia

Andar de bicicleta, caminhar no parque, jogar taco na rua (ainda se faz isso?), nadar na piscina, correr, você escolhe. Se você é mãe sabe, criança ama ir para a rua explorar e brincar, portanto aproveite esta energia e a inclua no plano de ferias.

  • Organize um piquenique em família

Com direito a toalha xadrez vermelha, cestinhas com guloseimas (lojas de 1.99 tem várias), limonada e tudo mais que um piquenique “de antigamente” pede.

  • Vá a loucura com DVDs!

Alugue todos os filmes que você gostaria de ver faz tempo mas não tinha tempo até então. Escolha um a cada noite ou até dois por dia, afinal, se você for uma sortuda que tem filho que ainda dorme a tarde, cabe um filmitcho extra, nè?

  • Reserve uma noite em um hotel!

Se dê uma noite especial em um hotel para uma pitada de mordomia. Se voce é mãe, deixe as crianças na casa dos avós ou amigos e aproveite um bom jantar, uma banheira e uma cama de molas bem gostosa por uma noite.

De novo….deixe as crianças com os avós! Ouviu bem?
A tentacao é grande de levar os pequenos junto, mas a idéia eh relaxar e não se estressar!E se possível dormir até o meio dia.

  • Escolha um “destino” para a sua staycation.

Uma idéia bem legal que li em uma revista é de escolher um destino para suas férias em casa, e procurar direcioná-la focando naquela cultura. As crianças vão adorar algo diferente.

Exemplo:

Destino = Italia
Faça comidinhas italianas.
Veja filmes passados na Italia (pesquise no nosso amigo Google)
Ouça músicas italianas.
Até faça a brincadeira de italianar o portugues! Uma noite falando “italianini” ia divertir as crianças demais!

Enfim, dá para descansar e se divertir sem sair de casa.
Sem filho = mais tempo para vocês
Com filho = um pouquinho mais de organização e trabalho durante o dia, mas horinhas de folga e mordomia quando as crianças forem dormir (cedo de preferência).

Boas férias!
E não esqueça de bater muitas fotos e dividir conosco a sua experiência!

10 Comments on “Staycation”

  1. Wera Corrêa
    23/01/2012 at 10:57 am (6 years ago)

    Achei bem interessante este post. Nunca tinha me ocorrido, pois nem sempre se pode viajar, seja por um motivo ou outro. Mas uma boa ideia sendo, colocada em prática, pode ser bem prazerosa.

    Reply
  2. Ana Jardim
    23/01/2012 at 11:27 am (6 years ago)

    Oii,
    Aqui em casa prevaleceu a criatividade nestas férias, choveu bastante onde moro e não deu para viajar. Me identifiquei bastante e gostei demais do seu ppost.
    bjus

    Reply
  3. Uma parte de mim
    23/01/2012 at 1:59 pm (6 years ago)

    Já fazemos um montão de coisas nessas férias e haja criatividade!, cabana, praia, jogo de bola, passeios de bike, pinturas, confeccionei joguinhos e eles não param um minuto! e agora a última que querem uma capa dos super Zs (Zion,Zoé e Zaki) meus filhos e já estou começando a fazer!!, adorei suas dicas!!bjo.

    Reply
  4. Telma Maciel
    23/01/2012 at 2:46 pm (6 years ago)

    Ai, q delícia… Sofia aproveitou muito as férias aqui, com os amiguinhos, no sítio e na casa da avó. Foi perfeito!
    Agora vamos curtir as férias do marido em fevereiro… praia! E depois ela volta às aulas!
    Mas ainda quero, nessa semana, ir ao teatro e visitar uma amiga! Vamos ver se dá certo!
    Bjs

    Reply
  5. Mônica Carvalho
    23/01/2012 at 4:55 pm (6 years ago)

    Rita,

    Oi, tudo bem?
    Te encontrei na Amelhia Digital. Estou amando conhecer seu blog! Vou ler tudinho, bem devagar, não quero perder nenhum detalhe.
    Sabe aquele doce delicioso que comemos devagarinho para não acabar, mas que ao mesmo tempo dá vontade de devorá-lo. Pois é, assim são seus posts.
    Gostei das dicas para as férias, andei aprontando algumas coisas com minha "pequena" na cozinha.Veja:http://sabordoceubolos.blogspot.com/2012/01/ferias-saborosas.html
    Pois é, também sou mãe de menina!Aprendo tanto com ela todos os dias, em cada instante, a cada sorriso, cada fala, atitude…
    Como não viajamos,tive que construir um repertório de momentos gostosos, confesso que já estava sem ideias. Felizmente, ainda tenho tempo para experimentar suas dicas. Depois lhe conto.

    Parabéns, por tudo!Pelo blog e pela linda família.
    Desejo um ano repleto de bênçãos.

    Um grande abraço.

    Mônica Carvalho
    Sabor do Céu

    Reply
  6. Drinha...
    24/01/2012 at 3:32 am (6 years ago)

    Oi Rita

    Conheci seu blog a pouco tempo e estou lendo alguns post e estou simplesmente amando!!!!
    tem muita inspiração aqui!!!!

    Ah, adorei as dicas das férias!!!!

    Beijos

    Reply
  7. Gustavo Correa
    24/01/2012 at 2:26 pm (6 years ago)

    Em Vancouver fica mais fácil ainda né?

    Reply
  8. Luiza Mallmann
    24/01/2012 at 4:39 pm (6 years ago)

    Vi seu blog na Vinni e vim espiar vc! Estou adorando! Amei, de paixão, esta dica. Estou de férias em casa por conta de uma reforma, mas nem por isso pode ser menos divertido, né?

    Beijos, menina!

    Luiza Mallmann
    decorarsustentavel.blogspot.com

    Reply
  9. Zizi
    24/01/2012 at 9:02 pm (6 years ago)

    Gosto de vir aqui no Botõezinhos, consigo relembrar tudo que fazíamos com os filhos, inclusive curtir férias em casa. Enquanto minhas amigas detestavam os filhos em casa, eu adorava. O filho mais novo, fazia a barraca com lençóis no quarto. A filha adolescente abominava, mas deixava.Dormia assim no chã, imaginando que estava num acampamento!
    Adorei a ideia de escolher um destino e focar naquela cultura.Isso não me ocorreu fazer quando tínhamos as crianças. Quem sabe, quando eu tiver netos.bjos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *