Agua, agua, agua

Bella nunca tinha pego uma virose, mas como para tudo existe uma primeira vez, minha pimentinha já pode riscar isso da sua lista.

Começou com falta de voz, o que nos levou a clínica, e bem no dia da mudança ela teve febre e diarréia. De lá para cá foi uma semana de preocupação, pois por mais que tenhamos vivido diagnósticos piores, não existe mãe que não sofra com um filho doentinho sem comer.

Lá voltamos nós para a clínica e para uma super dica da médica:

O que uma criança com diarréia deve e pode comer?
Eu tinha uma vaga idéia, mas agora sei 100%!

Segundo ela deve-se seguir a dieta BRAT:

B banana
R rice
A apple
T toast

Banana e maçã são chave para alimentar e digerir bem, sem causar desconforto. Pãozinho, seja torrado ou não, também ajudará a alimentar e “encher a barriguinha”, sem pesar demais.

E água, muita água. Suco só de maçã e diluído em água. Nada de suco de frutas cítrico. Eu não tinha suco de maçã em casa, então fervi uma maçã em água, depois fiz um cremezinho com a maçã para ela comer de café da manhã, e coloquei aquela água em que a maçã ferveu em uma mamadeira para esfriar e ela tomar. Ela fez careta, mas tomou um pouquinho.

Frango pode, contanto que seja sem temperos.

A médica disse que uma virose leva de 7 a 10 dias para curar totalmente, e que contanto que a criança tome muita água e urine normalmente, não há que se preocupar com desidratação. Perguntei a ela se poderia dar leite e ela disse que no passado se dizia para não dar leite a quem tem virose, mas que hoje sabe-se que em pouca quantidade nao há problema. Um dia antes de voltar a clínica, no auge do meu desespero de mãe, resolvi comprar leite de soja para ela. Bella não é chata, e tomou o leite de soja normalmente, mas já estou reintroduzindo o leite de vaca.

Que estas pequenas dicas encontrem vocês quando precisarem, pois sabemos a dificuldade que é saber o que dar de comer para um filho doentinho. Cada um diz uma coisa, e não se chega a conclusão nenhuma.

Bellinha já está melhorando, mandando ver nas torradinhas com manteiga de amendoim, nos biscoitos salgados e de maisena, e até nas passas de uva, que ela adora.

E segundo a dica de uma amiga, vou procurar água de côco por aqui para termos em casa.

E vocês? Quais dicas usam para quando os filhos estão doentinhos?

4 Comments on Virose: o que comer?

  1. Adriana
    21/01/2012 at 4:21 pm (7 years ago)

    Ritinha,

    Esqueci de comentar: CANJA DE GALINHA! Não há remédio melhor! Tudo bem cozidinho e com pouquíssimo tempero. 😉
    Espero q nossa pimentinha maratonista melhore logo.

    Saudades trilhão de vcs!
    Beijocas,
    Adri

    Reply
  2. AS PAULINAS
    23/01/2012 at 11:29 am (7 years ago)

    Oi, Rita! espero que a Bella esteja 100% DE NOVO!

    Qdo Maria fica doentinha é bem difícil fazê-la comer… ela é bem chata agora que já tem quase 8 anos.
    Fica td em torno das bolacha de maizena, maçã, banana e água e cházinho de capim limão e hortelã!

    Marina está com 16 meses e nunca teve viroses… GAD! Mas ela detesta tomar qquer tipo de remédio. Faz o maior escândalo! Tomara que ela não precise tomar remédios de novo tão cedo!

    Bjoka!

    Reply
  3. Larissa Schiavo
    20/09/2012 at 12:32 pm (6 years ago)

    Obrigada pelas dicas! Adorei seu blog! Meu filho tb está com virose, mas como é comilão quer comer toda hora e eu já estava sem opção do que dar ele!!!!!
    Obrigada!
    Abraço!

    Reply
  4. Tatiane
    14/09/2014 at 6:55 pm (4 years ago)

    Meu filho está com virose a quatro dias,e acho que passou pra todos aqui em casa porque eu e meu marido estamos mal também!adorei suas dicas!!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *