Desde que a Bella completou 6 meses eu uso o livro de receitas COOKING FOR BABY, da loja americana Williams Sonoma, especializada em culinaria. Este livro eh bem legal pois eh dividido por idades e suas receitas sao bem interessantes, fogem da mesmice das comidinhas de crianca pequena.

A receita que fiz semana passada foi orzo com legumes. Eu nao fazia a minima ideia do que orzo era e tinha desistido de fazer esta receita, ate cruzar com um pacote do mesmo no supermercado na area de massas.

Orzo eh um tipo de massa tipico da italia, e seu formato parece com arroz, eh bem pequenininho. Em Portugal esta massa se chama “Pevide”. Paguei o preco de um pacote de massa normal, nao custou mais caro nem nada.

Vamos a receita original (e em parenteses como a adaptei com o que tinha em casa)

ORZO COM VEGETAIS “ARCO-IRIS”

  • Meia xicara de orzo
  • 1 colher de azeite de oliva
  • 1 colher de cha de alecrim picadinho
  • Meia xicara de pimentao vermelho e amarelo picadinhos (apenas meia xicara dos dois misturados)….eu usei tomate cereja ao inves dos pimentoes
  • Meia xicara de ervilhas (usei meia xicara de pimentao verde)
  • 1 colher de cha de suco de limao

Modo de Preparo:

Cozinhe o orzo de acordo com instrucoes da embalagem. E torno de 10 minutos. Tire a massa da panela e a escorra.

Em uma friideira em fogo medio, aqueca o azeite de oliva. Adicione o alecrim e deixe ele “aromatizar” como diz o livro, esquentar um pouco ate soltar aquele cheirinho, por menos de 1 minuto. Adicione os vegetais e os deixe cozinhar por 3-5 minutos, ate que estejam macios.

Adicione o orzo a frigideira e misture-o com os vegetais. Adicione a colher de cha de limao e misture.

E pronto:

A Bella eh uma crianca que cresce comendo de tudo, eu ofereco tudo e faco as receitas mais diferentes para poder experimentar texturas e sabores diversos. Nao tenho medo de cozinhar nada “esquisito” ou com muitos verdes, pois ela nao tem problema em comer, ela nao eh chatinha e nao tem medo de cores diferentes na comida. Eu achei que ela nao fosse gostar deste prato, pensei que talvez ela fosse implicar por ser mais sequinho, mas me enganei, ela comeu tudo o que coloquei no prato.

Para complementar fiz salmao para ela.

Aqui comemos muito salmao, pois estamos no “point” deste peixe. A costa de British Columbia, no Canada, eh famosa por este peixe. Eu cozinho ele em uma colher de cha de azeite de oliva, coloco um limaozinho e deu. A Bella ama!

 Bella aprova.

2 Comments on Orzo com legumes e salmao

  1. Zizi
    14/11/2011 at 12:57 am (5 years ago)

    Olá, variar a comida dos filhos é incentivá-los a comer. Um prato com novidades tipo esse orzo, aguça a curiosidade e o apetite de sua pequena!
    Aqui no Brasil eu conheço a linha de macarrão Barilla, e esse orzo tem o nome de risoni. Gosto de cozinhá-lo nas sopas. Cozinho separado, escorro e só depois acrescento a sopa já preparada. veja o link:
    http://www.varanda.com.br/macarr-o-italiano-risoni-barilla-500g.html
    eu acho uma delícia!
    bjos

    Reply
  2. Pâmela
    16/11/2011 at 9:20 pm (5 years ago)

    Ai ficou com vontade, vou procurar para fazer para a Lara que anda me dando bailes para comer… Macarrão é com ela mesmo, quem sabe tope né?! Já o salmão… minha menina não gosta de peixe! É duro camuflá-lo sem que ela o perceba, mas não desisto, é tão importante né?! bjo

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *