Não importa o número de livros, websites e blogs lindos e interessantes que eu leia, não existe nada como uma dica de mãe para mim. Você saber que uma mãe assim como você, fez alguma coisa legal, criativa ou diferente, ou que buscou uma tradição lá de trás e aplicou na sua vida hoje, é o tipo de informação que eu adoro e amo dividir com vocês aqui no blog.

A querida Bia, do blog “Educação Infantil“, é educadora infantil e mãe de dois filhos e ela comentou nas suas pequenas felicidades de ontem uma tradição linda que ela e o marido estão “aplicando” na sua vida com as crianças:

Todas as noites antes de dormir, as crianças vão para a cama quentinha dos pais e eles lêem juntos dois livrinhos, cada filhote escolhe um título e a família toda lê a histórinha bem aconchegada e unida.

Ai, não preciso dizer que amei, né?

Vejam que idéia mais simples, mas que resgata valores que hoje em dia estão ficando para trás: a família toda fazer uma atividade juntos, e uma atividade que não envolva televisão e videogame. Todos cada vez mais ocupados, cada vez mais exaustos no final do dia, cada vez mais empurrando as tradições para baixo do tapete pela falta de tempo, este resgate ao tempo juntos é essencial para o crescimento saudável de uma criança.

Não existe nada que uma criança goste mais do que o contato com seus pais, e é exatamente isso que a Bia e seu marido estão proporciodando para os seus filhos, um momento “quality time” como dizemos em inglês, ou seja, um momento em que a qualidade do tempo conta de verdade, onde pais e filhos estão ali por inteiro, por que querem estar, lendo histórinhas para aquelas crianças amadas que só querem a atenção de seus pais no final do dia.

Muito obrigada Bia por me fazer acrescentar esta pequena tradição na minha vida aqui no Canadá, vou repaginar a rotina noturna da Bella para que possamos incorporar a histórinha antes de dormir. Quando ela era bebezinha nós líamos antes dela dormir, mas quando ela “apimentou” com a idade, ela parecia ficar muito elétrica com os livrinhos (ela ama ler, 1, 2, ou 3 não satisfaziam a pimentinha). Por hora ela janta, brinca um pouquinho conosco, toma banho e mamadeira e dorme, mas com um pouquinho de planejamento certamente dará para incorporar uma histórinha na rotina noturna dela. Acho que ela já está na idade em que entenderá que a histórinha terá um intuito relaxante antes de dormir.

Amei!

4 Comments on Aconchego dos pais e histórinhas

  1. Mercia
    29/10/2011 at 12:09 pm (5 years ago)

    Adorei a ideia!!! Beijos e bom fim de semana!!!

    Reply
  2. Adriana
    29/10/2011 at 3:40 pm (5 years ago)

    É Ritinha, ten uma fase q eles apimentam mesmo e não há quem os faça deitar e ler um livro, mas isso passa. Recentemente voltei ao hábito da leitura noturna e tem vezes q o moleque não querer parar! Diz "Eric quer 3 livros" e ai de vc se não obedecer. Hahaha
    Dicas de livros (todos em i glês, infelizmente) antes de dormir: Goodnight Moon, Goodnight Gorilla, Bedtime Kiss for Little Fish, Good Morning – Good Night (a touch and feel book). Estes ficam na cabeceira da cama.
    Alguém tem dicas de livros em português sobre o tema?

    Reply
  3. Telma Maciel
    29/10/2011 at 11:38 pm (5 years ago)

    Rita, a ideia é ótima mesmo! Eu sempre leio pra Sofia à noite, mas na cama dela, só nós duas. E sempre tem limite tbm: uma ou duas historinhas, dependendo do livro. Ela sempre pede mais, mas como já avisei anteriormente do limite…
    Beijo grande!

    Reply
  4. Isabela
    30/10/2011 at 1:00 am (5 years ago)

    Adorei a idéia…
    Nina adora ficar olhando seus livrinhos, gosta que lemos para ela, mas ainda não presta uma super atenção numa história.
    Mas com certeza, acho ótimo fazer isso.
    beijos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *