Esta semana será dedicada ao Dia das Bruxas, data muito comemorada aqui no lado de cá do mundo, com direito a casas decoradas, muito papo sobre onde e quando comprar doces para distribuir para as crianças e principalmente sobre que fantasia usar. Tanto adultos como crianças curtem demais esta data comemorativa e enquanto os jovens enlouquecem com suas fantasias doidas, as crianças usam e abusam das fantasias mais meiguinhas e queridas.

O primeiro Halloween da Bella foi de ARREPIAR em todos os sentidos. Passamos a semana anterior ao Dia das Bruxas curtindo a data com as enfermeiras da UTI, com elas nos contando as fantasias que os pais bolavam para seus bebês na incubadora, então fomos criando uma super expectativa de enfeitar a área da incubadora da Bella com fantasminhas pendurados no teto e adesivos na UTI (aqui no Canadá a UTI nãao é “seria e pesada” como no Brasil, é um ambiente mais familiar onde estas coisinhas são incentivadas por méedicos e enfermeiros, para levantar o ambiente e alegrar os pais).

As coisas porém mudaram no decorrer daquela semana. Bella adoeceu ainda mais, com conversas mais concretas e planos sobre uma provável cirurgia. Um balde de água fria no meu coração que vinha tendo aquela data como um dia para descontrair e exibir a minha pequenininha toda fantasiada.

Imaginem o meu estado?
Justo no dia que estávamos planejando a festinha, a fantasia, os fantasminhas no teto, a Bella estava sendo preparada para a sua cirurgia. E não qualquer cirurgia, uma que levaria mais de 5 horas, e que teria a possível remoção de mais da metade dos seus intestinos, ou seja, uma cirurgia de risco em um bebê de apenas 1 quilo. Ninguém sabia como ela reagiria a cirurgia e nem se teria algum tipo de sequela, visto que algo assim em um bebê tão doentinho e pequeno era considerado uma cirurgia de risco.

As enfermeiras não deixaram a gente desanimar, focavam muito no aspecto positivo da cirurgia e em como tínhamos sim que comemorar as poucas horas do dia das Bruxas da Bella logo de manhã cedo, antes das 7 da manhã. Sua cirurgia estava marcada para a 1 da tarde mas a preparação para uma cirurgia deste porte leva muitas horas, contando ainda com o transporte da Bella para outro hospital.

Eu e minha mãe saímos no dia anterior para comprar a fantasia e pasmem, a encontramos, em um micro tamanho que vocês não vão acreditar. Sabem onde: na loja Build A Bear, de artigos para ursinhos de pelúcia. As enfermeiras disseram que tínhamos que ir lá comprar um acessório bem bonitinho para a Bella, pois o primeiro Halloween seria inesquecível em todos os sentidos.

E a sensação de sair de uma loja de mini ursinhos de pelúcia com uma roupa para a minha F-I-L-H-A?
Nunca pensei!

Bella foi preparada meticulosamente por uma das enfermeiras que ficou muito nossa amiga, ela fez questão de pegar o turno da Bella naquela manhã para que desse toda a assistência a gente naquela manhã traumática. Cuidou da Bella como ninguém e também a preparou para esperar a sua médica cirurgiã em grande estilo. Com Bella descansado de barriguinha para baixo, esperando pela médica, suas asinhas para cima era a visão do céu.

Existe imagem que represente um anjo melhor do que esta?

A primeira frase que a médica cirurgiã falou quando viu a sua pequena paciente foi:

“Em todas as décadas de cirurgia pediátrica que eu tive, é a primeira vez que opero uma fadinha”

Este dia foi um dos piores dias da minha vida, mãe nenhuma merece sofrer esperando minuto após minuto, durante mais de 5 horas,  notícias do seu filho dentro de uma sala de operação. É uma angústia e sofrimento que não existem palavras que possam traduzi-los, mas se aprendi alguma coisa disso tudo, uma lição aprendida principalmente com as enfermeiras da Bella, foi que nós nunca sabemos o dia de amanhã. Não sabemos e teremos um bebê prematuro, não sabemos se nosso bebê necessitará de uma cirurgia um dia, não sabemos o que acontecerá em uma sala de cirurgia, mas uma coisa nós sabemos, que é que temos que aproveitar o dia……CARPE DIEM.

O hoje nós só teremos HOJE, portanto embora meio forçada naquele momento, juntei minha pouca força física e emocional e fui ao shopping comprar a primeira fantasia da minha filha, acreditando sempre, sempre com muita fé, que aquela pequena fantasia de fadinha seria a sua primeira fantasia e não a sua primeira e última. Que aquele dia iniciaria com um pouco de alegria ao ver o encantamento de uma pequena fadinha e se Deus quisesse ( e Ele quis!) aquele dia acabaria com a nossa fadinha viva, firme e forte de volta a UTI com sua querida família e amigos.

E assim foi a primeira grande data da vida da Bella.
De muita luta, mas com a magia que somente o pózinho mágico de uma fadinha sabe emprestar a vida nos momentos mais difíceis.

Não gosto de dividir com ninguém as fotos da Bella doentinha, não o fiz nem com minha família na época em que a Bella estava internada no hospital, porém estas fotos do Halloween simbolizam a esperança, e não a doença.

Que as fotos acima sirvam de incentivo e esperança a outras mães de prematurinhos, que elas possam ter forças e muita fé para aproveitar as datas especiais com seus pequenininhos, mesmo que eles estejam passando por momentos difíceis.

18 Comments on Dia das Bruxas mágico

  1. Joelma Alves
    24/10/2011 at 1:21 pm (7 years ago)

    Oi, Rita.
    Conheci seu blog através do blog da Ana, Organizando o Caos.
    Muito fofa a fantasia da sua filhinha! Parece uma micro-princesa!
    Aqui no Barsil nem tem muito isso de Halloween, né… Parece ser tão divertido!!

    =*

    Reply
  2. Uma parte de mim
    24/10/2011 at 3:10 pm (7 years ago)

    Mais uma alegria que vc divide conosco! me emocionei com o texto!
    A esperança, a positividade,a fé, o amor,a vida! tudo isso faz parte e devemos lutar com todas as nossas forças!, sem contar que essa fadinha merece um cheiro de tão gostosa que ficou.bjo.

    Reply
  3. Josiana Leite
    24/10/2011 at 3:44 pm (7 years ago)

    Me desculpa estou chorando, você me emocionou, OBRIGADA POR COMPARTILHAR, MUITO OBRIGADA, É UM MOMENTO DE FÉ E ESPERANÇA QUE NOS FAZ APRENDER MUITO, GRANDE ABRAÇO, BJSS

    Reply
  4. Iasmine
    24/10/2011 at 4:37 pm (7 years ago)

    Oi Rita, tb sou mamãe de prematurinhos (dois, isso mesmo, e um de cada vez!!!) Conheci hj seu blog, e não consigo parar de ler… ME identifico com cada sentimento que vc descreve aqui!!! Além disso, me apaixonei pela Bella!!! Meus meninos, Vicente (5 anos) e Murilo (1 anos e 7 meses) Graças a Deus estão saudáveis, e não tiveram maiores sequelas da prematuridade… Vicente apenas lutando até hoje para recuperar o peso.. e haja investigação e tratamento… Mas vamos caminhando né? Fizemos inúmeros exames, e ele continua abaixo do limite mínimo de tamanho/peso para a idade…Vamos viajar para buscar alternativas.. Se souber de algo, por favor email-me… iasmininha@hotmail.com.
    Bjs e parabéns pelo blog!

    Reply
  5. Flavia M Malacarne
    24/10/2011 at 7:19 pm (7 years ago)

    Mais uma licao de vida…vcs sao umas guerreirinhas!!! E que fadinha mais linda!!! Beijo grande!

    Reply
  6. Anonymous
    24/10/2011 at 11:56 pm (7 years ago)

    Querida Rita, não é necessário ser mãe para se emocionar com o que você escreve. As lutas de sua pequena guerreira são verdadeiras lições de vida e você as relata com muito talento e emoção. Obrigada por compartilhar a sua fadinha 🙂 Um beijo e um ótimo Halloween. Também vamos comprar os "treats" para as crianças por aqui, se bem que o meu marido está louco para falar para elas fazerem "tircks"! Beijos!

    Julia

    Reply
  7. Isabela
    25/10/2011 at 1:43 am (7 years ago)

    Rita,
    Bella fadinha…
    Vocês são exemplos de vida, esperança e fé minha amiga.
    Das fotos que ví de quando Bella ainda estava na incubadora, você está sempre com esse sorriso esperançoso no rosto.
    Adoro vocês
    super beijo

    Reply
  8. Zizi
    25/10/2011 at 1:45 am (7 years ago)

    Rita, que grande lição de fé e otimismo você nos dá! Passado o tempo, rememorar o fato com as fotos de sua fadinha e compartilhá-las conosco é um ato de amor muito grande. Eu tb passei por um momento em que meu filho caçula quase nos deixou ainda bebezinho, mas ele está vivinho e com trinta anos!
    Graças a Deus!
    bjos

    Reply
  9. rita
    25/10/2011 at 3:47 am (7 years ago)

    Oi Joelma!

    Obrigada, ela nã estava uma gracinha?
    Simmm, aqui o pessoal curte muito o dia das Bruxas, e as lojas faturam horrores com fantasias e doces.

    Uma beijoca da Rita

    Reply
  10. rita
    25/10/2011 at 3:51 am (7 years ago)

    Oi Vany!!

    Menina, a positividade sem dúvida é uma coisa que vem de agora, olhando lá atrás, pois naquele momento a coisa estava preta!

    Snif, se nós pudéssemos saber antes o que sabemos agora, seria tão mais fácil, né?

    beijo grande da Rita

    Reply
  11. rita
    25/10/2011 at 3:53 am (7 years ago)

    Josiii

    Se você soubesse o clima dentro de uma UTI você iria se surpreender. Sabe que é um clima pesado como podes imaginar, mas aqui no Canadá ao menos os médicos e enfermeiras são tão amigos, tratam os bebês e pacientes com tamanho carinho, que logo que tu entras dentro da UTI tu sente uma paz muito grande, mesmo no meio daqueles apitos que não param nunca. É um lugar de muita fé mesmo.

    Um beijinho da Rita

    Reply
  12. rita
    25/10/2011 at 5:07 am (7 years ago)

    Flavia, um mimo minha fadinha ne?
    Se tu soubesse o tamanhinhomque ela tinha nesta epoca tu nao ia acreditar, elapace gigante na foto,mas era uma coisinha que cabia na mao.

    Beijinhos da rita

    Reply
  13. rita
    25/10/2011 at 5:08 am (7 years ago)

    Julia!!!

    Que legal que vao curtir o halloween por ai!
    Depoismme conta o que seriam os ticks! To curiosa! Haha
    Beijos
    Rita

    Reply
  14. rita
    25/10/2011 at 5:08 am (7 years ago)

    Isaaaa

    Putz, o sorriso era meio forcado na epoca, mas hoje vendo deveria ser áquela pontinha de esperanca mesmo.

    Beijos para tie nininha

    Reply
  15. rita
    25/10/2011 at 5:09 am (7 years ago)

    Zizi!!!

    Mae sofre, nao?
    Puxa,mo teu menino tambem aprontou?
    Ainda bem que ja eh trintao, gracas a deus!
    Beijinhos da rita

    Reply
  16. Anonymous
    25/10/2011 at 8:57 am (7 years ago)

    Rita,
    Nem sei o que dizer. Mas com certeza um exemplo de forca e esperanca dessa fadinha anjo e da familia dela.
    Parabens !
    Bjs Carol P
    http://www.motherlovedatabase.com

    Reply
  17. JM
    25/10/2011 at 11:26 am (7 years ago)

    Oi Ri! Choro e pouco. O que nos faz sentir e um batalhar de emoção ao mesmo tempo.
    Obrigado por vc ser forte para compartilhar o que viveu! Bellinha sempre linda e guerreira! Fadinha cheia de magia essa!!!
    … Alegria de menina!
    Saudades!!

    Reply
  18. Paulo, Emminha e Lulu
    25/10/2011 at 8:49 pm (7 years ago)

    Rita,
    De todas as fotos fofuchas q vc jah postou da Bella aqui em seu Blog, definitivamente, essa da pequena fadinha eh a mais linda de todas! A Lulu tem varias roupinhas para suas ursinhas do Build a Bear e eu sei exatamente o tamanhico dessas peças….
    Parabens por vc compartilhar seus sentimentos e eu, muitas vezes, identifico-me demais com eles, jah q tb sou mae do prematurinho Rapha. E sabe, eh tao bom a gente poder saber q outras pessoas saudaveis, q levavam a gravidez a serio e no final, sem explicacao, tvieram um parto prematuro. Nao me sinto sozinha nessa situacao

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *