Seguido recebo emails perguntando que tipo de material, site e outros recursos uso para fazer o Botõezinhos. Não tenho problema algum em contar meus segredinhos, afinal, se ninguém tivesse dividido seus segredos na internet em algum ponto, nem o Botõezinhos existiria, certo? Afinal, aprendi e aprendo muito pesquisando em outros blogs, principalmente os sites que vejo que usam algum tipo de técnica especial para montar seus posts.

Quanto aos posts eu os monto de acordo com o meu humor, de acordo com as coisas bacanas que vejo por aí e também de acordo com minha disponibilidade de tempo. Eu AMO posts lindos com fotos e montagens, mas eles tomam bastante tempo, muitas vezes mais de 1 hora para fazer uma montagem bacana em Photoshop, então por isso vocês vêem seguido textos aqui no blog, embora eu tente ao máximo incorporar fotos de idéias bonitas.

Vou contar para vocês uma coisa que mudou minha vida (hahaha) em termos de pesquisas e idéias de assuntos e imagens.

Pinterest!

Pinterest é um site para convidados, assim como o Orkut iniciou lá em 2005. Lembram como alguém tinha que convidar você a participar do Orkut no início? Pois é, com o Pinterest é o mesmo, mas neste caso você tem que pedir que o próprio site adicione você. Como a procura tem sido enorme, quando eu pedi o convite meses atrás acho que levaram 7 dias para me enviarem a autorização para fazer uma conta.

O site é o máximo, principalmente pela sua simplicidade. Ele é feito de fotos, fotos que os próprios usuários colocam no site. Fotos de tudo o que vocês possam imaginar: de lugares, de roupas, de inspiração, de idéias, de coisas específicas como “coisas cor de rosa” e por aí vai. É um ótimo local para pesquisa, eu muitas vezes passeio pelo site pesquisando imagens para idéias que tive para o blog.

Lembram deste post aqui sobre “menina em casa”? Sabem como fiz? Cliquei em PINK e puxou dezenas de imagens lindas cor de rosa, e dentro do assunto que eu tinha bolado, eu pequei emprestada as fotos que quis usar.

O mais interessante do Pinterest é que ele dá crédito as imagens, uma coisa importantíssima para mim. Acho o fim usarmos imagens criados por outros, ou usadas em outros blogs e não nos darmos o trabalho de dar crédito à uma foto e ao trabalho mostrado nela. No Pinterest você terá a oportunidade de salvar suas imagens favoritas dentro de pastinhas que você mesma colocará o nome, e quando salvas as fotos, elas terão o crédito de imagem para você usar no seu blog no futuro. Muito legal e respeitoso na minha opinião.

Conclusão, o site funciona como um mural de idéias. Você vê uma foto, gosta e a “cola” no seu mural (no caso a pastinha que você criou, por exemplo, idéias para festa de aniversário de abelhinha) e ele poderá ser divido com outras pessoas que verão as fotos que você gosta.

Problema do Pinterest?
Sim, ele tem um problema muito grande.
Ele é viciante!
Você pode perder facilmente 3 horas apenas pesquisando imagens lindas.

Pequeno detalhe… por hora, as pesquisas tem que ser feitas em inglês, não acredito que já hajam descrições em português.

Para se cadastrar nesta maravilha que virou mania e vício da internet, clique aqui.

Outro segredinho do blog é o site picnik.

O picnik é um site de edição de fotos que uso há muitos anos. Eu conheço bem e uso o Photoshop para o meu trabalho, mas para efeitos simples e rápidos na internet, o picnik é imbatível.

Existe na versão simples e de graça, ou a versão completa cheia de efeitos, por U$ 24 o ano.

É no picnik que eu coloco a marca d’água simples nas fotos do Botõezinhos (escrevo o texto e depois o apago um pouquinho criando o efeito transparente) e também os efeitos legais nas fotos que uso como gozação no Facebook ou enfeitinhos no blog (como as fotos Polaroid que uso de vez em quando aqui).

Vejam esta foto que enchi de enfeitos “zumbi” para lembrar meu marido que nosso seriado favorito de zumbis “Walking Dead” está de novo no ar. Em 5 minutos você pode criar efeitos nas fotos, molduras bonitas de flores e afins para datas especiais, assim como fazer montagens.

Para usar o picnik você não precisa entender NADA de fotografia ou edição de imagens, é clicar no botãozinho de efeito e deu.

Diversão na certa.

O melhor de tudo é que o picnik já existe em versão brasileira, oba, oba!

Bom meninas, estes são os únicos segredinhos do Botõezinhos, são as ferramentas que uso para facililar a minha vida na hora de montar o blog. Tudo bem fácil de usar e super divertido.

Espero que gostem das minhas dicas e se tiverem dicas para me passar, vou adorar conhecê-las.

10 Comments on Segredos do Botõezinhos

  1. Aline
    18/10/2011 at 1:41 pm (6 years ago)

    Adorei a dica do site. Já enviei um pedido de cadastro e estou curiosa para poder navegar por ele. As vezes procuro muito uma imagem e não acho. Tomara que ele me ajude.
    Mil beijos!

    Reply
  2. Mercia
    18/10/2011 at 1:55 pm (6 years ago)

    Que legalll!! Vou mandar o pedido pro site! Tb adoro o piknik, tem um tempão que não entro, mas ele é realmente um otimo editor pra coisas simples!! Thanks share!!! Beijinhos

    Reply
  3. Marina
    18/10/2011 at 1:59 pm (6 years ago)

    Não conhecia nem o picnik nem o pinterest! Vou começar a usar djá! Thanks, Rita!

    Beijos

    ninademarina.blogspot.com

    Reply
  4. rita
    18/10/2011 at 2:02 pm (6 years ago)

    Oi Aline!

    Voce vai amar, tem muiiitas imagens e todas lindas, nao eh como pesquisar no Google que metade das imagens apenas sao ok e a metade da metade tem baixa qualidade.

    Beijinhos
    Rita

    Reply
  5. rita
    18/10/2011 at 2:05 pm (6 years ago)

    Mercinha

    Otimo o picnik ne? Tambem amo.
    Passei um tempo sem usar mas agora com o Botoezinhos uso seguido.

    Beijos amiga
    Rita

    Reply
  6. rita
    18/10/2011 at 2:05 pm (6 years ago)

    Ma!!!

    Tu vai amar, sao otimas ferramentas para quem tem blog.

    Beijocas
    Rita

    Reply
  7. Roberta Corrêa
    19/10/2011 at 2:15 pm (6 years ago)

    Dicas "dos deuses" Rita! Eu trabalho com publicidade e preciso sempre buscar imagens de referência pra fazer meus milhões de ppts! A parte mais complicada é essa, de conseguir encantar o cliente com uma apresentação bonita! Mais sites para os meus favoritos! Muuuuuuito obrigado!

    Reply
  8. rita
    19/10/2011 at 2:25 pm (6 years ago)

    Que legal Beta!
    Eh muito dificil mesmo achar imagens de boa qualidade e por um motivo milagroso a maioria das fotos do Pinterest sao lindas.

    E viva a internet!

    beijocas Beta
    Rita

    Reply
  9. Roberta Corrêa
    20/10/2011 at 12:43 pm (6 years ago)

    Rita, já estou usando os dois! Pedi o convite ontem no Pinterest e a autorização chegou hoje de manhã. Agora to tentando entender como ele funciona, já que meu inglês não é dos mais apurados! Ontem editei várias imagens no Picnik pra colocar numa apresentação, ficou lindona! Viva a internet e a colaboração! Bjãoo

    Reply
  10. love doce
    13/02/2012 at 12:38 am (5 years ago)

    Oi meu nome é luiza (nao sei pq aparece lovedoce no nome #;) vc poderia me mandar o convite pois estou esperando o convite uns…2 meses
    Obrgad a amei o blog!
    E mail:lubcarv@gmail.com desde ja agradeço!!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *