Fonte

  • Sei que você pode fazer melhor

 O autor diz que nos momentos mais frustrantes da maternidade/paternidade, os pais tendem a falar frases como a acima, que além de não surtirem muito efeito, muitas vezes desmotivam os filhos. Não use indiretas, converse com seu filho de forma clara, explicando o que você espera dele. Uma vez observando o resultado, converse com a criança e explique por quê aquilo não foi satisfatório ou por quê foi, para que ela aprenda assim o que fez certo e errado. Frases como “sei que você pode fazer melhor” não têm um significado claro para uma criança.

  • Tem certeza que quer mais um pedaço?

 No mundo atual, onde a luta com a balança parece começar desde cedo na infância, frases como a acima podem fazer com que as crianças criem uma imagem negativa do seu corpo. O autor sugere o uso de bons exemplos ao invés do uso de frases similares como esta no quesito crianças x boa alimentação. Se você não quer que se filho coma mais de um pedaço de chocolate ou cupcake, que tal estocar a dispensa com lanches saudáveis, para assim evitar a tentação?

  • Você sempre….você nunca…

 A psicóloga Jenn Berman, psicoterapeuta e PHD e autora do livro “Um Guia de A a Z para criar filhos felizes” diz que o uso de frases como as acima podem perdurar na vida de uma pessoa para sempre, visto que na infância o que ouvimos, pensamos ser sempre verdadeiros, já que crianças não sabem lidar com sarcasmo, ironia e outras particularidades de linguagem.

Gostei muito da frase da autora : ” As crianças se tornam aquilo que nós dizemos à elas”. Pura verdade. Usar frases como “Você nunca se comporta na rua” ou “Você sempre dá chilique no restaurante” não só não acrescentam nada na vida de uma criança, como ainda causam confusão sobre o sentido do que a frase de um pai ou uma mae quer dizer.

Eu aprendi trabalhando como professora que não devemos falar frases negativas para crianças, por exemplo:

“Não coloque os pés na cadeira”

E sim ” Os pés permanecem no chão”

Pode parecer bobagem, mas se formos pensar que crianças pequenas mais fazem coisas “erradas” ao nosso ver, do que certas, se coloque na posição delas de ouvir frases negativas 100% do tempo?

Vejam agora 3 maneiras simples para inspirar bom comportamento nos seus filhos:

  • Incentive e aplauda a tentativa, mais do que o resultado

A melhor maneira de incentivar crianças a se comportarem bem ou a realizar bons trabalhos em casa e na escola é aplaudir a tentativa e não somente o resultado. Sabemos que crianças pequenas não entendem o objetivo de limpar e organizar o quarto, mas quando você o incentiva a fazê-lo, diga palavras de encorajamento durante este processo. Ela provavalmente não organizará os brinquedos como deveria, mas o simples fato de tentar já é uma vitória.

  • Espere mais dos seus filhos

Segundo o autor, mães tendem a ajudar os filhos no que elas podem, de maneira que eles sempre obtenham sucesso em tudo aquilo que almejarem fazer, mas esta “mão” podem transmitir uma mensagem oposto a uma crianças, a de que ela não é capaz. Portanto “dê responsabilidades a seu filho e espere mais de seus filhos, você se surpreenderá com que crianças são capazes. Crianças estimuladas a tomarem as rédeas em certos assuntos, a terem mais responsabilidade em casa ou na escola, tendem a se tornar ótimos líderes e desenvolverão e executarão melhor suas tarefas.

  • “Peer up”

Expressão em inglês que significa juntar-se aos seus, ou seja, adultos com adultos, e crianças com crianças por exemplo. Vejo que isso é algo que o Canadá sofre um pouco, visto que existem muitas mães que optam por ficar em casa com seus filhos até eles irem para a escola. Muitas delas matriculam os pequenos em atividades que estimulam o contato social com outras crianças, mas há um número que não o faz, causando assim uma falha no desenvolvimento social dos filhos. Crianças devem ser tradadas com crianças e devem aprender com outras crianças, visto que se motivam com mais assisuidade já que vêem os amiguinhos fazendo isso ou aquilo.

Fonte: Livro New Cool, de Neal Bascomb
           Livro Se eu tiver que lhe falar mais uma vez, de Amy McCready

2 Comments on 3 coisas que você não deve dizer a um filho

  1. Mercia
    17/10/2011 at 3:50 pm (5 years ago)

    Adorei as dicas Amiga!! Obrigada por compartilhar!!
    Beijos

    Reply
  2. rita
    19/10/2011 at 5:31 am (5 years ago)

    Oi amiga, que bom que tu gostastes das dicas.
    Beijinhos em ti e no nosso gordosinho
    Rita

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *