Hoje é o dia mundial da visão e para mim  este dia traz um grande significado.

Fonte

Bella nasceu de 25 semanas de gestação, ou seja, 15 semanas antes do esperado, e com seu nascimento prematuro e seu baixo peso (baixo peso é elogio, Bella nasceu com apenas 810 gramas), ela desenvolveu uma doença muito séria chamada Retinoplatia.

Retinoplatia é o crescimento anormal dos vasos sanguíneos do fundo do olho, que suprem a retina. Os vasos podem sangrar e deslocar a retina, e com isso a criança perderá a visão. Descobri durante o período de UTI que foi esta a doença que cegou o cantor americano Stevie Wonder.

Nenhuma mãe quando engravida, sonha com um problema destes, em ter que lidar com a possível cegueira de um filho. Um filho que foi gerado sadio (segundo ultrasons e exames de sangue durante a gravidez) e que por motivos desconhecidos nasceu prematuro e devido a esta prematuridade, está a mercê de inúmeros problemas de saúde. Quando Bella nasceu e estavámos em estado de choque por uma semana (só depois caiu a ficha), ouvíamos sobre sangramento cerebral, necrose dos intestinos, problemas cardíacos, problemas mais sérios na grande lista de prováveis obstáculos que um bebe prematuro terá que passar, e por mais que estes problemas soassem terríveis, ouvir a palavra cegueira mexe com qualquer mãe muito mais fundo. Não sei por quê, mas mexeu comigo mais do que os outros problemas. Talvez por que ha esperanca de reverter um dos quadros acima, mas sabemos que no caso de perda de visao, ha muito pouco a ser feito. Talvez choque, tambem, por que a Retinoplatia não e um problema que ocorra logo que o bebê nasce, ele vai se arrastando, se desenvolvendo lentamente, corroendo a mãe por dentro. A cada semana um novo avanço ou regresso da doenca, e com ela, a grande esperança de não ter que lidar com o problema. Bella avançou e regrediu na Retinoplatia muitas vezes nos quase 4 meses de UTI, mas apenas dias antes de ir para casa a doença progrediu e fomos informados de que ela teria chances enormes de fazer mais uma cirurgia (tinha acabado de passar por uma cirurgia de 5 horas em que tinha perdido grande parte dos seus intestinos). Naquele momento a Retinoplatia entrou nas nossas vidas de verdade.

Bella ainda na UTI, 1 mês antes de receber alta

Bebezinhos prematuros extremos são acompanhados por oculistas pediátricos desde sua primeira semana de vida e o exame nao é nada agradável de se ver. A médica pedia gentilmente para que eu me retirasse da UTI para não ver a cena e nem ouvir o possível chorinho. Eu fugia como o diabo da cruz, deixando minha filha nas mãos da médica e enfermeira. Eu até hoje acredito que mães de prematuros não deveriam assistir a maioria dos procedimentos que são feitos nos seus filhos dentro de uma UTI, são visões que nunca mais sairão da sua cabeça. De qualquer forma, Bella tirou de letra cada exame por infindáveis semanas até chegar o dia da cirurgia. A cirurgia feita para a correção da Retinoplatia é à laser e bastante rápida, Bella entrou e saiu da sala de operação em menos de 1 hora. Em menos de 24 horas já estava agindo normalmente e a partir daí seu progresso foi cuidadosamente acompanhado por sua oculista por meses a fio.

A sombra da Retinoplatia ainda nos acompanha, visto que deixou como sequela uma miopia já acentuada. Minha filha terá que usar óculos logo logo e a cada vez que penso nisso meus olhos enchem de lágrimas. Eu mesma uso óculos desde criança, mas saber que minha filha usará óculos por causa de um problema tão grave me deixa triste. Se ela não tivesse nascido tão prematura, não teria que lidar com este problema com apenas 2 aninhos de vida. Sei que usar óculos nao é um bicho de sete cabeças, mas pergunte para uma mãe prematura que tenha visto seu filho passar por uma cirurgia de Retinoplatia para ver se ela não concorda comigo. Fica aquela tristeza por ser uma sequela da prematuridade, esta prematuridade que na maioria das vezes sequer é explicada.

Por isso o dia internacional da visão traz um significado especial para mim, por saber que se não curada, Bella teria perdido a visão. Esta visão que a maioria de nós temos e não damos valor diariamente.

Que este dia sirva pra conscientizar a população e principalmente o governo sobre este problema, para que todos os prematurinhos do mundo, em países ricos ou não, tenham a oportunidade de serem tratados com a mesma eficácia e rapidez com que minha filha foi tratada. Muitos ainda desconhecem a severidade do parto prematuro e todas as suas sequelas, portanto se houver oportunidade, divulgue a causa prematura e ajude a salvar os olhinhos de um bebê em risco.

4 Comments on Que dia é hoje?

  1. Uma parte de mim
    13/10/2011 at 2:44 pm (5 years ago)

    Oiii Rita,
    Imagino e te entendo! vale mesmo o alerta e a conscientização.As pessoas não foram criadas a valorizar as pequenas coisas! devemos agradecer por cada momento,só sabe o valor de poder enxergar, quem já passou por momentos de trauma infelizmente!,bjo.

    Reply
  2. Maura
    13/10/2011 at 3:54 pm (5 years ago)

    Obrigado pelo repasse de informacoes/experiencia tao importantes, desconhecidas por mim ate a presente data e que, certamente, repassarei em minha comunidade e a toda minha lista de amigos

    Parabeeeeeeeeeeeeeeens por ser guerreira e, principalmente, acreditar no desenvolvimento da medicina e da forca do amor

    Reply
  3. Roberta Corrêa
    13/10/2011 at 10:28 pm (5 years ago)

    Lindo texto Rita! Eu uso óculos desde os 13 anos de idade, por miopia também. A minha visão é uma coisa que me preocupa muito. Sempre que me perguntam qual tipo de correção gostaria de fazer em meu corpo, digo que seria a correção da visão. Odeio tirar o óculos e perceber que não consigo reconhecer a fisionomia de uma pessoa que está a poucos metros de mim. Se pra mim já é chato pensar e passar por isso, imagino pra ti tendo uma filha linda com esse tipo de desafio pela frente! Enfim, sigo usando os meus óculos lindos, e me adoro com eles! Fui tirar foto pra documento esses dias e fiquei braba de ter que tirar sem óculos! Pretendo fazer uma cirurgia de correção sim, mas só para o meu casamento! heheheh
    Parabéns pela coragem e força de sempre!
    Bjãoo

    Reply
  4. Isabela
    14/10/2011 at 1:07 am (5 years ago)

    Rita,
    Fico mega emocionada quando leio e lembro da historinha da Bella.
    Bella é uma guerreirinha…

    Minha sobrinha de 10 anos usa óculos desde os 5. Ela tem miopia fortíssima, uns 8 graus. Não enxerga nada, tadinha. E tem olhos são lindos…
    Cada ano aumenta mais, mas só poderá operar adulta…usar lente de contato só com uns 16 anos +-.
    Mas por um lado adooora quando precisa fazer óculos novos…são estilosos…hehe

    Bella vai tirar de letra mais essa…e vai ficar uma graça…rs
    super beijo queridas

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *