Não conhecia a origem do feriado de Thanksgiving até me mudar para o Canadá há 7 anos (quase 8, wow…como diria a Bella). Meu marido é canadanse e gosta das comidinhas típicas de Ação de Graças e Natal, então todo ano cozinhamos, cof cof cof, cozinhamos nao, ele cozinha um jantar bem gostoso com tudo o que a data tem direito.

Fonte

A tradução de Thanksgiving é dar graças, ou Ação de Graças como o feriado foi traduzido para o português e tem origem de uma mistura de tradições vindas da Europa e também do povo indígena norte americano. Na Europa, logo antes e depois da colheita antes do inverno chegar, a comunidade se reunia em festivais espalhadas pelos vilarejos para dar graças a boa colheita. Depois do árduo trabalho da comunidade em colher as plantações no outono, todos se juntavam para comemorar e agradecer.

Hoje em dia algumas famílias ainda cultivam a tradição de antes do jantar de Ação de Graças, dizer o que cada um têm a agradecer neste ano que passou. Agora a Bella é pequenininha e não entende, mas vejo pelos meus aluninhos ( de 3 a 5 anos) que durante o nosso “círculo” de atividades esta semana, conversei com eles sobre as tradições do feriado e fizemos uma brincadeira com fantoches em que cada um vinha a frente do grupo e dizia o que gostaria de agradecer nesta data. Vocês podem imaginar a variadade de agradecimentos: mamãe e papai, ao parque para brincar de bola, aos amiguinhos e também ao peru! Até o peru foi agradecido. Quem sabe ano que vem começamos esta pequena tradição com a Bella?

Os feriados de inverno são os mais curtidos aqui pelas bandas do Canadá e Estados Unidos, acho que em função do frio, as pessoas gostam do aconchego de suas casas para convidar familiares e amigos para curtirem as datas especiais na frente da lareira.

As tradições mais famosas são:

  • O jantar de Ação de Gracas têm no peru a sua grande estrela, assim como o molho “gravy” (molhinho de carne feito com a carcaça do peru), purê de batata, legumes cozidos e de sobremesa, a famosa torta de abóbora. A torta abaixo foi feita pelo Bryan e por mim em 2005. Ele fez a torta e eu a decoração, fiz as abobrinhas com marzipan. Ficou linda, não?

  • A decoração

A decoração é o ponto forte do feriado de Ação de Graças, as famílias costumam caprichar por aqui. Como a minha mesa de jantar é muito pequena, eu não decoro a mesa, mas ano passado decorei um pouco a nossa sala. Fiz um banner de folhas de papel e coloquei em cima da lareira, assim como uma guirlanda de gravetos que decorei com folhinhas tambem. Ficou simples, mas deu um toque a mais a decoração de outono.

  • Agradecer à mesa

Festejamos o nosso feriado ontem com um almoço com nossos amigos. Quem mora fora geralmente não tem família por perto e comemora as datas importantes com os amigos, afinal, eles são a família que escolhemos.

1 Comment on Ação de Graças

  1. Uma parte de mim
    11/10/2011 at 2:34 pm (6 years ago)

    QUE BOM SABER UM POUCO MAIS DA CULTURA DO PAÍS QUE VIVE!
    É SEMPRE BOM EM TUDO DÁ GRAÇAS, ÁS VEZES ESQUECEMOS DE AGRADECER.FICOU LINDA A DECORAÇÃO GUIRLANDA E FLORES SECAS!,BJO.

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *