Eu não sou uma cozinheira daquelas super experientes, mas posso dizer que esta torta é uma das minhas especialidades. Dá certo sempre, e a cada vez que faço ela fica ainda mais gostosa.

O segredo é a massa, que é bem fácil de fazer, e o recheio pode ser de qualquer coisa. Eu já testei vários tipos de recheio, mas sempre com frango, uma hora destas quero testar esta torta com recheio de carne e com recheio doce, como maçã ou frutas vermelhas.

Esta torta em especial eu não segui nenhuma receita de recheio, fiz com o que tinha em casa e ficou ótima. Eu preparo muitas receitas a olho, ou seja, me baseio na receita mas não a sigo totalmente, esta receita por exemplo me foi dada apenas a receita da massa e eu criei o recheio a olho, imaginando os ingredientes que dariam a consistência que ele precisaria.

Massa

  • 2 ovos
  • 4 colheres de margarina temperatura ambiente (colocar no microondas por uns 30 segundos)
  • 3 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de fermento monopol
  • 1 quilo de ricota (um frasco grande de ricota ao menos, acho que eu não tinha 1 quilo em casa não, mas usei todo o frasco que eu tinha)
  • 1 gema para pincelar

Misturar a farinha, ovos, fermento, margarina e ricota e amassar bem a massa. A ricota vai facilitar este processo pois deixará a massa mais molhadinha. Dar uma sovada básica e esticar a massa com um rolo. Quanto mais fininha melhor.

Eu gosto de impressionar o Bryan, então eu faço aquelas tirinhas em cima para um tchan a mais. O meu marido é todo cheff, este é o meu momento de arrancar um grito de apreciação dele! Ele adora esta torta!

Recheio

Como não segui nenhuma receita, criei a minha mesmo, vocês podem usar os legumes que tiverem em casa, no meu caso usei:

  • 1 bandejinha de sobrecoxa de frango
  • 3 batatas
  • brócolis (peguei umas “arvorezinhas” a olho)
  • tomate seco (a olho)
  • 1 cebola
  • 2 cabeças de alho
  • 1 tablete de caldo de galinha
  • um pouquinho de leite para fazer o purê de batata
  • tempeiro-cheiro verde
  • sal a gosto

* o segredo desta torta é sempre usar mandioca (aipim) ou batata no recheio, pois elas darão a “liga” no molho, senão ele ficará aguado e não pode. A consistência tem que ficar assim durinha para quando se cortar a fatia ela não se desmantelar toda.

Cozinhar as batatas e adicionar um pouco de manteiga e leite como se fosse fazer um purê. Esmaguei as batatas com um garfo e adicionei a margarina e leite no prato e amassei tudo junto, não precisa usar a batedeira para somente 3 batatas.

Fritar a cebola e o alho em uma panela separada. Cozinhar o frango com o caldo de galinha, cortar em pedacinhos pequenos, cortar o brócoli cru bem picadinho, cortar o tomate seco e acrescentar tudo a panela com o frango. Acrescentar a cebola e alho a panela do frango. Por fim acrescentar o purê de batata e misturar tudo. Acrescentar sal a gosto e outros temperinhos se quiserem o recheio mais salgado, picante ou conforme o gosto de vocês. Deixar cozinhar por uns 10 minutos.

Uma vez o recheio pronto, vamos montar a torta.

Depois de sovar bem a massa, separar metade e esticar com um rolo para ficar bem fininha. Forrar a base da forma com a massa fininha até a boca da forma. Colocar o recheio dentro. Depois estique o restante da massa em formato redondo e coloque em cima da forma para fechar o recheio. Com a ajuda de um garfo, apertar as laterais da forma para fechar a massa de baixo com a de cima, e portanto, lacrar o recheio la dentro.

Com o restinho de massa fazer as tirinhas para enfeitar a torta. Depois bata 1 gema e pincele somente as tirinhas e a parte trabalhada com o garfo, para ficarem douradas.

Bella aprova!
Já fiz esta receita umas duas vezes para a Bella e ela adorou, comia a massinha crocante com a mãozinha e o recheio de colher e dizia nami-nami.

Dá um pouquinho de trabalho, mas é para aqueles almoços de domingo especiais. O resultado final fica lindo e delicioso, vale o trabalho.

Se não quiserem fazer esta torta em casa, venham me visitar que faço para vocês!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *