A campanha contra os protetores de berco vem aquecendo aqui na America do Norte!
Esta semana o prefeito da cidade de Chicago proibiu a venda dos polemicos protetores de berco, ou seja, aqueles acolchoados lindos que nos maes amamos. Por lei, nenhuma loja esta autorizada a oferecer protetores de berco a seus clientes:

“Se nos podemos salvar a vida de bebes, isso eh muito importante”, disse James Balcer, prefeito de Chicago. “Se voce ouvir o depoimento de familias que perderam seus bebes a Sindrome da Morte Subita Infantil…nos como administradores da cidade, temos que nos responsabilizar e tomar medidas para assegurar a seguranca dos nossos cidadaos.”

Achei a medida o maximo, parece uma coisa tao pequena e sem importancia, mas estudos mostram que o fluxo de ar dentro de um berco com protetor de berco muda, e isso colabora para este sindrome, que afeta bebes do nascimento ate 1 ano de idade. Nao ha ainda indicios que comprovem 100% o que causa a morte subita, mas sabe-se que nos casos de morte, os protetores de berco estavam presentes na maioria dos bercos.

Entao se a tragedia pode ser evitada, temos que abrir os olhos e deixar de lado nosso gosto “estetico”, nossa ansia de enfeitar o bercinho com almofadinhas, paninhos, etc.

Ja comentei aqui no Botoezinhos, ha alguns meses, sobre o caso da bebezinha Maddie que perdeu sua vida devido a Sindrome da Morte Subita. Kellie, sua mae, luta agora para acabar com esta sindrome.

** Texto digitado em teclado sem acento **

4 Comments on Nao ao protetor de berco: Chicago

  1. Anonymous
    18/09/2011 at 1:13 pm (7 years ago)

    Acho nada a ver tentarem relacionar isso com o kit berço. Se não há comprovação cientifica, então a fralda também pode ser culpada, certo? O que e comprovado cientificamente e que ocorre muito mais em países frios. Vão proibir ter filhos nesses países? E como a lenda do acucar, que So agora começaram a desmistificar na America do Norte! Acho o kit berço ótimo, evita que o meu filho se machuque.

    Reply
  2. rita
    18/09/2011 at 3:30 pm (7 years ago)

    Oi

    Pois eh, os cientistas parecem sim ir e vir com certos resultados de pesquisas, como o uso da cafeina, do acucar, da gordura, etc, mas as pesquisas parecem bem consistentes quanto a Sindrome da Morte Subita e a maneira como o fluxo de ar se mostra dentro do berco. Li em outras reportagens que para criancas predispostas a esta Sindrome (acredita-se que haja algo no cerebro que predisponha a crianca) o fluxo de ar comprometido causa a Sindrome.

    Como esta Sindrome eh frequente ate demais aqui na America do Norte, estao tomando medidas drasticas para evita-la.

    Eu usei o protetor de berco por alguns meses com a Bella, visto que na epoca nao sabia detalhes desta sindrome, mas aos 4 meses quando tirei o protetor, nunca vi ela se machucar, entao nao me preocupei mais.

    Um abraco para ti e um otimo domingo
    Rita

    Reply
  3. Isa Sady
    18/09/2011 at 3:58 pm (7 years ago)

    Rita,
    Eu também tirei o protetor quando Nina tinha uns 8 meses e ela também nunca se machucou.
    Quando ainda usava, varias vezes ela ficava entalada de atravessada no berço.
    Dela se mexer muito, acordava com os pés no travesseiro, aí fui me tocar de como e realmente perigoso…

    Beijao

    Reply
  4. JM
    19/09/2011 at 3:30 am (7 years ago)

    Oi. Comprei os protetores de berço, tudo lindo mas nunca usei. Depois de ler a respeito não tive coragem e fez sentido não usar.
    Hj em dia- pq minha filha estava colocando a perna entre a grade do berço- compramos um que e apenas uma tela, com uma espumo há respiravel. Bem fino, simples e aprovado pelos órgãos reguladores de segurança.
    Berço bonito e lindo de se ver, mas que Mae dorme tranqüila sabendo que pode estar pelo menos contribuindo- por colocar possivelmente em risco a saúde de filho?
    Pra mim funcionou como uma abrira de olhos para mudanças simples… Como dormir de barriga pra cima e não de bruços.
    🙂
    Ju

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *