Há 2 meses Bella teve sua consulta anual na clínica de prematuros. Aqui no Canadá todos prematuros extremos, nascidos com menos de 28 semanas e com peso inferior a 1.1 kg são acompanhados pela clínica perinatal até completarem 5 anos. Isso se deve ao alto risco de sequelas, devido a gravidade da sua prematuridade.

Sempre espero ansiosa por esta consulta pois os médicos e enfermeiras que trabalham na clínica conhecem o caso da Bella a fundo e fazem a maior festa quando ela chega. Que mãe não gosta de ver seu filho aplaudido por suas conquistas, certo?

Eu sei que Bella está se desenvolvimento muitíssimo bem, é até mais avançada do que a idade ajustada dela, mas sempre fica aquela tensão no ar, pois com ela completando 2 anos, as atividades motoras e cognitivas que ela deveria saber para sua idade aumentam, assim como a pontinha de dúvida: será que ela saberá fazer tudo o que os médicos mandarem?

A consulta durou 4 horas ao todo e a Bella se comportou muito bem. Ela consultou com:

  • Psicóloga
  • Terapeuta da linguagem
  • Pediatra
  • Assistente social
  • e fez teste de audição (que ela faz a cada 6 meses, devido a sua extrema prematuridade)

Eu não sabia como a consulta seria feita, entao me surpreendi ao ver que a Bella teve que passar por incontáveis testes. O seu primeiro Vestibular!

Bella sentou na cadeira alta de frente para o especialista e este apresentava uma série de brinquedos e jogos para estudar sua reação a eles. Os especialistas ficaram impressionados em como ela já fala mais de 50 palavras tanto em inglês quanto em português. O teste de compreensão foi ótimo, às vezes embora ela não respondesse em inglês, ela escutava a pergunta em inglês e respondia em português (no momento sua primeira lingua). Os outros testes foram com joguinhos mais complexos para ver se ela sabia resolver os problemas. E Bellinha passou nestes também! Uma hora foi dada a ela 10 pecinhas e uma xícara pequena. Sem nenhuma explicação dada pela psicóloga, Bella não teve dúvida, começou a empilhar as 10 peças milimetricamente uma em cima da outra sem deixá-las cair. A xicrinha tinha uma torre imensa de 10 pecinhas se equilibrando no final do teste. Bella olhou para a psicológa como quem diz : Acabou!

O objetivo era ver se ela saberia que tinha que fazer caber as 10 pecinhas dentro do copo.

Ficamos muito orgulhosos da nossa pequena, que desafiou todas as suas possíveis e prováveis sequelas e se desenvolve como uma criança “normal”. Fala não só uma, como duas línguas, corre, pula, canta e ainda sabe fazer testes complexos na frente de especialistas que ela nunca viu antes. A timidez nesta hora deu espaço ao desafio, eu acho. Ela viu os joguinhos na frente dela e deve ter pensado “eu sei fazer isso, deixa eu provar para você”.

Eu credito grande parte destas vitórias da Bella a atenção que dei para ela nos seus primeiros dois anos, quando abdiquei de trabalhar para me dedicar a ela. Se ela tivesse nascido a termo e não tivesse tido problemas, eu seria aquela mãe que colocaria seu filho na escolinha depois de terminar a licença maternidade (por questões financeiras, tenho que trabalhar), mas tendo a Bella sofrido tantas complicações como prematura, não quis arriscar e resolvi eu mesma tomar as rédeas do seu desenvolvimento e ajuda-lá a se superar.

Outro crédito eu daria aos brinquedinhos que ela teve nos seus primeiros meses-anos. Escolhia os brinquedos a dedo, apenas brinquedos de montar e joguinhos para que ela pudesse exercitar sua coordenação motora e quem sabe acelerar seu desenvolvimento cognitivo. Acho que deu super certo, ela é muito esperta, adora encaixar, montar, empilhar e vejo que quando vê um brinquedo diferente faz aquela cara de concentração, com direito a linguinha de fora e tudo.

Fico muito feliz de ver diariamente o quanto um bebê tão prematuro, que já foi tão doentinho, tem a chance de crescer como uma criança normal da sua idade. Embora tantas dificuldades e sofrimentos, aquele bebezinho soube encontrar o seu caminho e hoje ninguém diria que ela nasceu 15 semana antes do previsto, quanto seu corpo não estava nem perto de estar pronto para o nascimento.

Viva a medicina!

Viva o poder das orações!

E viva nós mães que temos aquele sexto sentido para ajudar nossos filhos prematurinhos a se superarem dia após dia! Sei que cada uma das leitoras do Botõezinhos que passaram por tudo o que passei entendem o que quero dizer.

E agora, a próxima consulta será somente em setembro de 2012…la la la, só daqui um ano, oba!

7 Comments on Bella e seu desenvolvimento aos 24 meses

  1. Pâmela
    06/09/2011 at 5:16 pm (7 years ago)

    Que linda Rita! Parabéns as duas!!! Não há felicidade maior que ver nossas fofas crescendo, se desenvolvendo, abrindo asas… Ainda mais vocês, tendo tido a Bella tão cedo e com tantos percalços no caminho… Sem dúvida que ela é seu grande milagre…

    Bora conquistar muito mais né?!

    Bjos

    Reply
  2. Mercia
    06/09/2011 at 7:13 pm (7 years ago)

    Parabéns pra Bella!!! Aiii que orgulho dessa fofa!! Sei bem tudo que vc e ela passaram e isso é mais que uma vitoria!!! Parabéns pela dedicação Amiga! Seguirei seu exemplo, com certeza!!! Beijokas nessa cientista fofa!!!

    Reply
  3. Tanylle
    06/09/2011 at 10:57 pm (7 years ago)

    Parabéns pra Bella e tb pra vc Rita!! Vcs duas são grandes vencedoras!! Posso quer ser como vc qnd for mãe???Rs Vc é um exemplo de mãe e mulher…!!
    Beijos
    Tanylle

    Reply
  4. rita
    07/09/2011 at 3:41 am (7 years ago)

    Oi Pamela!

    Simmmm, se já conquistamos tudo isso com as meninas com apenas dois aninhos, o que teremos de conquistas nos proximos anos??

    Beijos da Rita

    Reply
  5. rita
    07/09/2011 at 3:42 am (7 years ago)

    Mercinha amiga, tu mais do que ninguem sabe muito bem a dureza de ser mae de prematuro extremo, entao sei que tu entende palavra por palavra o que eu digo quando falo sobre prematurinhos.

    Luquinhas sera exatamente igual, cientista geniozinho provando a todos que nascer de 24 meses não é problema não!

    Gordo lindo demais!

    beijos e saudade imensa dos nossos emails, te devo aquele email gigantão que já já vai!

    Vixi, que vergonha

    Beijos amiga

    Reply
  6. rita
    07/09/2011 at 3:44 am (7 years ago)

    Tanylle!

    Obrigadaaaaa, amei seu post.

    Quisera eu ser exemplo, me esforço muito, mas nos bastidores rola muitas lagrimas e estress!

    hahaha…mãe sofre, meu deus!
    Mas a recompensa é infinitamente maior!

    Beijinhos para ti
    Rita

    Reply
  7. Mercia
    09/09/2011 at 7:43 am (7 years ago)

    Deve nada não Amiga!! Fica tranquila!! vc me ajudou quando mais precisei na vida, pode ter certeza!! Ainda ontem falei pro Dé, a Rita não tem dimensão do bem que ela fez, só tive força e esperança esse tempo todo por causa da Bella Amiga, de ver como ela estava bem e por vc, que me apoiava tanto!!
    Vcs são muito especiais!!
    Beijos

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *