Aqui no Canadá existe uma onda que parece que está pegando: a dos vegetarianos. Bastante gente virando vegetariana, mas garanto que uma pessoa jamais será vegetariana, a Bella!

Ela ama carne vermelha, frango, peixe, ovelha, traça tudo o que vê na sua frente em matéria de carne. E como eu sei que se um prato tiver carne como um dos ingredientes, ela comerá todas as carnes antes de tocar nas verduras e legumes, resolvi fazer eu mesma as suas almondêgas (bolinho de carne), escondendo alguns segredinhos ali dentro.

Foto batida com o Iphone

Os meus bolinhos de carne fazem sucesso aqui em casa pois eles são bem substanciais, são assados no forno, e podem ser comidos sozinhos ou usados em um molho vermelho, por exemplo.

Vamos a receita:

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne moída
  • 1 cebola cortada em cubinhos
  • 1 cenoura ralada
  • 1 ovo
  • 1 colher cheia de queijo ralado
  • um pouquinho de cheiro verde 
  • farinha de rosca ou para quem mora no exterior, “bread crumbs” (quantidade meio a olho)

Modo de Preparo:

Refogue a cebola e a deixe esfriar um pouquinho. Enquanto isso junto em uma vasilha a carne crua, a cenoura ralada, o cheiro verde e o ovo. Uma vez tudo misturado comece a colocar um pouquinho de farinha de rosca na mistura para ela pegar liga. A idéia é que não fique nem muito molhada e nem muito seca. Só coloque o suficiente para que consiga fazer as bolinhas sem a mistura se desmanchar na sua mão.

Eu costumo fazer as bolinhas menores, para que a Bella consiga pegar com a mãozinha. Faço num tamanho de brigadeiro grandinho. Mas se você fizer esta receita só para adultos, faça as almôndegas  maiores.

Aqui em casa, com forno elétrico, eu asso por em torno de 20 minutos, mas no Brasil que todos tem forno a gas, aconselho a darem uma olhadinha depois de 15-20 minutos para ver se já não está no ponto.

Elas ficam sequinhas e bem gostosas.

Eu adoro comer bolinho de carne com mostarda Dijon e uma salada. Para a Bella sirvo com sua refeicao normal (arroz, feijao e almondegas, por exemplo).

Por falar nisso, hora de fazer esta receita de novo aqui em casa. Da para congelar, guardar em saquinhos Ziplock ou em potinhos plasticos e na hora so descongelar.

Voce pode usar outros ingredientes que tenha em casa na rua receita: adicionar pimentao, substituir a cenoura por mini pedacinhos de batata doce, enfim, a maioria dos legumes combinam com estes bolinhos, assim fica uma refeicao mais completa.

Bella aprova!

1 Comment on Receita: Almôndega feita em casa

  1. Família Alves Lis
    04/09/2011 at 12:18 am (7 years ago)

    Olá! Gostei muito da sua receita, vou querer reproduzir aqui em casa com certeza… faz tempo que leio seu blog, mas nunca comentava nada, hoje resolvi quebrar o silêncio… acho que vim parar no seu blog por 2 motivos: sua filha é mais ou menos da mesma idade que a minha (ela é de julho de 2009) e aqui em casa tentamos o sistema OPOL para ela falar inglês e português. Só falo em inglês com ela e o pai, só em português. Como moramos no Brasil, ela fala português o tempo todo e com todos, mas comigo ela fala e pede as coisas em inglês. Acho superinteressante a maneira como as crianças aprendem a separar isso. Bom, é isso. Obrigada por compartilhar a receita! Abraços!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *