Fiquei em dúvida se titulava o post de hoje como fiz acima ou se usava “idade corrigida x idade real” como título. Mas você verá que tanto um quanto o outro farão sentido.

Para os leigos no mundo dos bebês prematuros, eles são tratados pela sua idade corrigida, ou seja, a data prevista de nascimento e não a data real em que nasceram. No caso da Bella, ela deveria ter nascido dia 9 de dezembro e nasceu dia 30 de agosto. Então quando 9 de dezembro chegou, ela era considerada recém nascida e não um bebe de 3 meses e meio.

Até hoje eu não sei o que responder quando alguém pergunta qual a idade da Bella. Se eu penso em responder a idade ajustada dela, eu tenho que parar, pensar e fazer as contas, e se respondo a idade real dela sei que comentários nem sempre agradáveis (para meus ouvidos sensíveis) serão feitos.

” 1 ano? Não pode, como ela é pequenininha”

” 1 ano e meio? Minha filha tem 1 ano e é maior do que ela, por que será?”

” Por que ela é tão pequena?”

Geralmente as perguntas e comentários são feitos de coração, mas me aborrecem um pouquinho mesmo assim. Quando eu vejo um bebê pequeno, talvez até passe pela minha cabeça que ele pareça menorzinho do que é, mas entre pensar e falar, eu conto até 10 e não falo, hoje sei que não se deve fazer um comentário sobre o tamanho de um bebê que eu não conheça. Vá saber se o bebê é pequeno pois foi prematuro ou se há alguma coisa a mais ligada ao seu tamanho?

A solução que eu e meu marido achamos para evitar este tipo de situação é sempre dizer a idade ajustada dela. Parece bobagem se importar com comentários bobos, mas são comentários assim que nos remetem  aos meses de medo e angústia na UTI.

Hoje aprendi que deve existir uma certa etiqueta no que diz respeito a comentários sobre bebês fofos que vemos por aí, seja no shopping ou supermercado. Se tiver vontade de fazer uma pergunta, a faça, mas se achar que a resposta é meio esquisita, não entre em detalhes. Muitas vezes os pais não estão confortáveis para entrar nos detalhes sobre a vida do seu bebê. E se forem pais prematuros então, ficarão ainda mais sensibilizados com a pergunta.

Comparar bebês quando não se conhece a história dos pais e da criança, principalmente naqueles encontros casuais no shopping ou supermercado, nao é delicado, lembre-se disso!

10 Comments on “Etiqueta” e o (possível) bebê prematuro

  1. Anonymous
    15/07/2011 at 12:19 am (6 years ago)

    Rita, que delicadeza… é importante que as pessoas sejam mais cuidadosas ao fazer perguntas e comentários sobre bebês e crianças.
    Eu também já fiquei muito sentida com alguns comentários em relação a um filho.
    bj.
    Pat Coutinho

    Reply
  2. Anonymous
    15/07/2011 at 1:07 pm (6 years ago)

    No primeiro ano de Bia eu também ficava na dúvida. Algumas vezes dizia a idade corrigida e em outras eu dizia a idade real seguido de "mas ela é prematura de 6 meses". O que não me poupou de comentários desagradáveis, pois algumas pessoas completamente insensíveis ainda insistiam em falar alguma bobagem sobre o tamanho.

    Também aprendi a não fazer nenhum comentário sobre bebês alheios… Apesar de que eu perdi totalmente a noção de tamanhos de bebês depois da Bia! rs

    Nem precisa dizer que esse texto ótimo vai para o blog, né! ;D

    Beijos!!

    Monica
    http://www.projetopequenosguerreiros.com

    Reply
  3. Paty
    15/07/2011 at 2:32 pm (6 years ago)

    Ola Rita, acabei de conhecer seu blog… pelo casamenteiras… me identifiquei muito com vc… tbm tive uma bb prematura a Isabella, hoje com 9 anos, linda, enorme , quase uma mocinha…
    Ela nasceria dia provavelmente dia 02/02/02, no entanto, acabou vindo nos conhecer dia 06/12/01… ficou na uti e foi para casa dia 30/12/01… um presentão de ano novo e aniversário (meu é dia 02/01)
    no começo dava nitidamente para perceber seu atraso no crescimento e tamanho de roupas/sapatos… mas depois de 1 ano, desenvolveu super bem…
    e tbm passei por situações como vc… é muito chato, triste mesmo… pois só uma mãe de prematuro sabe o que outra mae de prematuro passou… já estou te seguindo
    um grande bj
    PS: adoraria que vc passasse no meu blog para conhecer
    http://blogenchante.blogspot.com/

    Reply
  4. Fernanda
    15/07/2011 at 3:28 pm (6 years ago)

    É Rita… eu como a Monica dizia a idade seguida do comentario sobre a prematuridade e ficava super feliz quando escutava nossa mas ele é tao grandao… e é assim ate hoje o que me deixa louca pois alguns dizem que é pequeno outros que é grande..afff No começo eu tinha uma bronca desta idade corrigida. por que mesmo que ele tivesse nascido no tempo certo ainda assim nao podemos dizer hj ao certo qual dia seria. Uma coisa que me deixa triste é que nunca vamos saber o que é em decorrencia da prematuridade ou o que a criança teria de qualuer forma, porque temos crianças nascidades de 9 meses que tambem sao pequenas, que tambem demoram a falar e etc…
    Enfim…Bjos…Fer

    Reply
  5. Pâmela
    16/07/2011 at 4:27 pm (6 years ago)

    Oi Rita! Minha filha nasceu de 37 semanas, pré-termo, mas com baixo peso e foi considerada prematura, era uma bebê PIG (pequena para idade gestacional). Não sabemos o porquê, mas enfrentamos muitas perguntas assim durante muitos meses… Certa vez saindo de uma loja de bebês uma pessoa muito bem intencionada se aproximou e soltou "nossa que lindinha, não deve nem ter um mês né?!" E eu já irritada com aquilo, respondi "não, tem dois!" Eu ficava muito irritada com as pessoas, ao menos não pensavam antes de abrir a boca… Mas na verdade todo bebê causa comoção né e as pessoas – algumas – simplesmente abrem a boca, não pensam para falar… Mas também encontrei pessoas que foram mais educadas – ou pensaram para falar – e aí perguntavam quanto tempo ela tinha, de muito melhor tom né?
    Hoje graças a Deus Lara tem peso e tamanho compatíveis com a idade e ninguém mais acha ela um finisco de bebê rsrsrrs. Era engraçado escutar amigas comentando das roupas que perdiam com rapidez… Lara usou roupa tamanho RN até uns 2 ou 3 meses! Sapatinho, demorou muito até o menor caber nos pezinhos dela… Mas ficamos muito felizes em observar que seu desenvolvimento sempre acompanhou a idade cronológica e as vezes até mais a frente… Acho que ela foi é apressadinha mesmo rsrsr
    Beijos

    Pâmela

    Reply
  6. rita
    16/07/2011 at 8:28 pm (6 years ago)

    Oi Pat!

    É verdade, todas maes passam por situações assim, sendo maes de prematuros ou não.

    Tão desagradável ne?

    Beijinhos

    Reply
  7. rita
    16/07/2011 at 8:30 pm (6 years ago)

    Oi Mônica!

    Lóoogico, amo participar do Pequenos!
    Pode publicar sempre!

    Te entendo, perdemos a referencia de tamanho quando os filhos sao prematuros. Lembro de ver prematuros de 2 quilos na UTI e pensar, CREDOOO que enorme, como assim?

    hahaha

    Beijinhos

    Reply
  8. rita
    16/07/2011 at 8:31 pm (6 years ago)

    Oi Paty!

    Já passei no teu blog Enchante e ja amei, vou seguir.

    Ai que coincidencia, tua mocinha também é Isabella! Pois é, nossos prematurinhos crescem, tua Bella já está com 9 anos!

    Sim, só mae de prematuro entende outra mae de prematuro. Somos do mesmo clube.

    Beijocas da Rita

    Reply
  9. rita
    16/07/2011 at 8:32 pm (6 years ago)

    Oi Fê!

    Concordo, há tambem crianças que nasceram a termo e tambem demoram para fazer certas coisas, não é coisa exclusiva de prematuro não.

    Um beijo da Rita

    Reply
  10. rita
    16/07/2011 at 8:35 pm (6 years ago)

    Oi Pâmela!

    Acho que nossas pequenininhas são mini gêniozinhos. Tem que correr na frente logo desde que nascem para companhar os bebes da sua idade.

    Hoje estão aí super inteligentes e ninguem diz que nasceram tao picurruchas.

    Beijocas da Rita

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *