** Meninas, tive um problema com este post e ficou faltando uma parte no final do texto. O problema já foi solucionado! **

Fazer o bebê dormir bem e sozinho no seu berço parece ser o grande desafio de nós mães. Eu nunca li livros no estilo A Encantadora de Bebês e outros do gênero. Quando estava grávida ia comecar a ler estes livros, mas a Bella nasceu prematura e daí não tive mais cabeça para eles. Quando chegou a hora de colocá-la no berço, peguei algumas dicas de outras mães na internet e deu super certo. Depois de uma semana Bella já estava dormindo sozinha no berço, a noite inteirinha e segue assim até hoje.

Mas esta façanha foi atingida com um pouquinho de choro, meninas! Faz parte aquela mãnha básica, aquele chorinho sentido, este é o maior teste para o coração de uma mãe:  olhar além do choro do momento, visualizar o seu filho descansando bem a noite toda e colocar o plano em prática.

Existem alguns que acham que nao é certo deixar o bebê chorar, e eu concordo, mas concordo ainda mais que uma criança de 6 meses em diante deva dormir sozinha na sua caminha, descansando a noite toda e deixando assim seus pais descansarem também. Um chorinho e uma mãnha fazem parte e não acredito que seja torturar um filho, ele reclamará pois estará saindo da rotina de não dormir direito, da rotina de dormir na cama dos pais ou de pegar no sono no peito enquanto mama.

Tudo é uma questão de perseverança, se você traçar um plano e segui-lo sem desistir, prometo que seu filho estará dormindo bem e sozinho em pouquíssimo tempo.

Enfim, para os adeptos da prática “cada um na sua cama”, aqui vão algumas dicas de como ensinar o seu bebê a dormir sozinho no quarto. Estas dicas são minhas, uma compilação do que li por aí e do que deu certo aqui em casa.

Rotina, rotina, rotina, este é o segredo!

Escolha um horário em que você queira que o seu bebê durma e faça dele o horário oficial para colocá-lo na cama. O horário da Bella sempre foi às 8 (em ponto). Claro que hoje em dia, com ela quase completando 2 anos, às vezes saimos a noite e extendemos o horário de dormir, mas se estamos em casa ela dormirá as 8 em ponto ou até um pouquinho antes.

Ainda sobre a rotina, aqui vão dicas que funcionaram bem aqui em casa:

  •    Jantar sempre no mesmo horário (aqui em casa é as 6-6:30)
  •    Banho morninho antes de dormir relaxa e contribui para o bebê entender a rotina da noite
  •    Desligar a luz do quarto e ligar o abajur (coloco a roupa depois do banho já no escurinho)
  •    Colocar uma musiquinha instrumental para o bebê dormir ou sons como ondas do mar, chuva, entre  outros. Fazia esta rotina musical desde que a Bella começou a dormir sozinha com 5 meses. Ela ouvia o cd MPBaby, de musiquinhas instrumentais toda santa noite. Colocava bem baixinho ainda enquanto dava mamadeira para ela.
  •    Dar mamadeira ou o peito logo antes de colocar o bebê no berço

Organize-se para que a mamadeira ou o peito antecedam o berço. Procure evitar levar o bebê para fazer qualquer coisa depois do leite. Assim ele entenderá que depois do leite vem o sono.

  •    Colocar o bebê no berço silenciosamente (seja dormindo ou acordado)

Esta dica é muito importante e faço até hoje. Hora de dormir é hora de dormir e não de papear. Dê um beijinho em silêncio e o coloque no berço sem conversar.

  • Quando a Bella tinha 5 meses e comecei a rotina do berço, percebi que ela começou a pegar uma fraldinha de pano para abraçar na hora de dormir. Usou a frandinha por meses até que um dia puxou o cachorrinho de pelúcia para abraçar. O puppy, apelido carinhoso que ele ganhou, virou seu fiel escudeiro e ele dorme com ela até hoje. Um bichinho de pelúcia, de preferência sem enfeites, para não haver perigo durante a noite, dá sensação de conforto e companhia. Hoje quando a Bella tem sono, já pede a chupeta e o cachorrinho, e assim sei que ela está prontíssima para dormir.

  • Não aqueça demais o bebê na hora de dormir. Criança que tem calor não dorme. Use um pijama de algodão fofinho e uma ou duas cobertinhas. Caso seja inverno, invista em um saco de dormir ou pijaminha de flanela.

  • Outra coisa que funcionou aqui em casa foi o uso de travesseiro para a Bella. Quando ela completou 1 aninho eu vi que não se ajeitava com seu micro travesseiro de bebê, então peguei um travesseiro de adulto bem molinho, daqueles meio fofos, e coloquei no berço. Posicionava ela para dormir em cima do travesseiro da cintura para cima. Ela se aconchegava no mesmo minuto e dormia. Hoje em dia segue adorando a fofura do travesseiro e quando não quer mais vai descendo, descendo, até que sai dele.

Estes foram alguns passos que usei para fazer a transição da Bella do sono no colo para o berço.

Vocês perceberam que não há nada de muito diferente nestes passos, o importante é criar uma rotina e tentar segui-la até o bebê entender que a rotina da noite significa hora de dormir na sua caminha. Muitas vezes, porém, a Bella não está com sono imediatamente ao leite, então eu a coloco silenciosamente no berço e a deixo acordada. Ela muitas vezes fica deitada conversando com ela mesma, ou senta e fica segurando o cachorrinho e eventualmente dorme. Se ela chorar por qualquer motivo eu volto e a conforto, senão deixo ela quietinha no berço e ela dorme sozinha. Algumas vezes leva meia hora para ela pegar no sono, mas na maioria das vezes ela dorme 1 minuto depois que a coloco no berço.

Li há alguns anos que criança que dorme mais cedo, dorme mais. Claro que a sua rotina noturna dependerá da hora que você chegar em casa do trabalho, aqui em casa como o pai da Bella chega em casa as 6, jantamos assim que ele chega (costume canadense de jantar tão cedo) e depois ele ainda tem mais duas horas para aproveitar a companhia da Bella. Eu vejo que lá pelas 7 da noite ela já começa a ficar mais devagar, já começa a esfregar os olhinhos, então este é o meu sinal para iniciar a rotina do banho, leite e cama. Algumas vezes ela vai dormir 7:30, e por mais que durma cedo, isso não significa que ela acordará mais cedo de manhã. Ela tem o seu reloginho pronto para as 6:30-7 da manhã, então indo dormir mais tarde ou mais cedo, ela sempre acorda neste horário.

Não pensem, porém, que o aprendizado para dormir sozinha acaba aqui, já estou começando a me preparar mentalmente para o dia em que ela passará para a caminha de verdade dela, dando adeus ao berço. Ela ainda tem 1 ano e 7 meses ajustados, e acho muito cedo para transferi-la para uma cama, vou esperar ela mostrar sinais de que está na hora, como começar a escalar o berço, tentar sair dele, enfim, somente nesta hora farei a transição. Não quero me adiantar demais e depois sofrermos todos com ela fugindo da cama no meio da noite, pois não está pronta para esta nova fase.

Sentiram meu coração bater mais forte? Será outra fase de transição e com ela de altos e baixos, mas por hora começarei a pesquisar sobre o assunto para me sentir preparada quando o grande dia chegar.

Mas um passo de cada vez, né Mamis?

5 Comments on Hora de dormir: Dicas EDITADO

  1. Marina
    12/07/2011 at 6:27 pm (6 years ago)

    Falou e disse, Rita! Ainda não tenho filhos, mas tenho certeza que serei firme e "rotineira" quando tiver. Acho que criança precisa de limites, precisa ouvir não, precisa de rotina, precisa do seu canto, e claro, da sua cama…

    No futuro pegarei dicas com você, quando formos vizinhas aí em Calgary hahahah

    Beijos

    ninademarina.blogspot.com

    Reply
  2. Botõezinhos
    12/07/2011 at 6:42 pm (6 years ago)

    É Marina, nada que rotina não ajude. Criança gosta de rotina, se saber o que acontecerá daqui a pouco.

    Quando chegar a tua hora te dou as dicas quentes!

    Falando nisso, quando chegara a hora?

    ha ha ha

    Pressão pegando!

    Beijos

    Reply
  3. Pati
    12/07/2011 at 8:02 pm (6 years ago)

    Oi Rita, por aqui a rotina funciona bem, é sempre banho, white noise, peito e cama, e por volta de 7h ela está dormindo. Mas… Ela não adormece sozinha e ainda precisa ser ninada. Na verdade, quando recém-nascida ela chorava MUITO e eu até tentei ensiná-la a dormir sozinha, mas o caso era realmente complicado! Agora, desde que voltou do hospital ela sempre dormiu no quartinho dela e parece estar muito confortável assim. Como você ensinou a Bella a dormir sozinha? Eu desconfio que com a minha Isabella o problema das sonecas esteja relacionado ao sono noturno, já que ela é uma "catnapper" e nem sempre tenho sucesso em esticar as sonequinhas dela. Enfim, uma dia de cada vez, afinal maternidade é cheia de desafios…
    um bj!

    ah, obrigada pelo link no blog no seu post das miniaturas. Eu ADORO o trabalho dela!

    Reply
  4. Botoezinhos
    12/07/2011 at 8:07 pm (6 years ago)

    Oi Pati!

    Mas a tua Bella ainda é pequenininha certo?
    Então vale a pena dar colinho ainda, aproveitar!
    Já é ótimo que ela dorme na caminha dela, meio caminho andado.

    A Bella com 5-6 meses comecei a colocar no berço e dai foi o que eu disse, chorinho por 1 semana e depois acostumou.

    Tua Bella chupa chupeta?
    Se sim ajuda muito para dormir sozinha, vao se embalando no sono com a chupeta.

    Vai testando um bichinho do ladinho dela, para ela ter um amiguinho para abraçar quando acordar.

    E qdo for maiorzinha tu começa os treinos para dormir sozinha no berço sem ajuda de colinho.

    Tudo na sua devida hora ne?
    Mae sempre tem desafios, seja em qualquer idade.

    Beijocas…ahhh…amei demais as miniaturas, vi no teu blog e tive que dividir!

    Beijocas da Rita

    Reply
  5. Ana Cecilia
    27/03/2012 at 5:34 am (6 years ago)

    Oi Rita, encontrei seu blog e adorei! Estou com uma pequenina de 6 meses, na luta para ensina-la a dormir no berço. Hje foi o terceiro dia seguido q tentei a tecica de deixar chorar no berço até dormir (eu fiquei do lado, em silencio), mas ela ficou histerica demais, me parece nao estar pronta para isso… o cansaço é grande, mas tentarei novas tecnicas… A rotina, nós também temos, o problema é a hora H do sono! Primeiro voce da o jantar, depois o banho? Estou primeiro dando o banho, depois o jantar (no caso mama no peito ainda), tentarei inverter! Um beijo!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *