Um dos produtos infantis mais queridos aqui em casa é a linha educativa da Baby Einstein. A linha é composta por dvd’s, livros, brinquedos e cartões de aprendizado. Temos quase todos os produtos da linha e a Bella adora, o favorito dela é o cartão de aprendizado. Ela ligeirinho começou a memorizar as gravuras, e hoje quando perguntada que figura está vendo no cartão, sabe dizer a palavra em português, inglês e o som dos animais. Praticamente uma mini Einstein esta minha Bella!

O mais interessante, porém, é a história incrível desta empresa.

Tudo começou quando Julie Aigner-Clark, uma americana da Georgia, deu à luz a sua primeira filha, e procurando vídeos para distraí-la, não encontrou nada que fosse apropriado para sua idade. Teve então a idéia de pegar os brinquedos da menina, colocá-los na frente de uma lona preta e começar a filmá-los, com o intuito de criar um vídeo educativo para bebês.

Julie, à direita, com a atriz jen Gardner na festa de 10 anos da empresa

Julie e o marido tiraram 15 mil dólares da sua poupança e investiram no primeiro vídeo da marca. Esperavam ao menos recuperar o valor que tinham investido, e qual não foi sua surpresa quando no primeiro ano venderam 100 mil dólares com o primeiro vídeo? Julie conta que o número de vendas parecia um milagre para ela, que ganhava 20 mil dólares por ano como professora.

Após criarem o segundo vídeo da série, chamado Baby Mozart, tiveram a sorte de lançar o vídeo justamente quando um best-seller foi publicado: ” O efeito Mozzart”, livro que trazia pesquisas que provavam que ouvir Mozart estimulava o aprendizado. Julie conta que naquele ano todo produto mencionando Mozart alavancou nas vendas, e por sua sorte Baby Mozart foi um deles.

De um faturamento estimado em 1 milhão de dólares em 1998, pulou para 10 milhões em 2000. Cinco anos após a fundação de Baby Einstein, Julie e seu marido, CEO da empresa, reconheceram que os negócios precisavam de gerenciamento profissional, investimento pesado e operações mais complexas do que eles sabiam poder dar conta, e foi assim que a empresa foi vendida para a Disney.

Estima-se que Baby Einstein tenha atingido um faturamento de 400 milhões em 2009.
Nada mal para um pequeno negócio criado por uma mãe, entre uma soneca e outra da sua filha.

Hoje Baby Einstein é uma das marcas mais fortes e prestigiadas do mercado e vem oferecendo uma infinidade de produtos educativos para crianças.

Nós mães às vezes pensamos em uma idéia para nossos filhos, ou identificamos a carência do mercado para alguma coisa voltada para crianças, só falta a visão de arriscar e ver onde esta idéia nos levará!

2 Comments on A história da Baby Einstein

  1. Gustavo Corrêa
    05/07/2011 at 8:23 pm (9 years ago)

    Muito legal a história deles, agora a Bella lendo de cabeça para baixo é impagável também.

    Reply
  2. rita
    05/07/2011 at 8:55 pm (9 years ago)

    Sim, quem sabe ler vai ate de cabeca para baixo.
    Beijos da Rita

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *