Na verdade a coluna de hoje deveria se chamar Bella Aprovará, visto que não fiz esta receita ainda, mas a farei em breve.

Aqui na América do Norte (falo isso para evitar dizer Canadá e Estados Unidos), a famosa receita de Mac ‘n Cheese é muito famosa. Nada mais é do que um macarrão com queijo, por isso Mac ‘n Cheese.

O interessante desta receita da Pioneer Woman, é que ela criou uma idéia genial para jantar com amigos adultos e crianças para o inverno.

Buffet de Mac ‘n Cheese!

Toda criança ama um bom macarrão bem cremoso com queijo, mas o que fazer para os adultos? Pois vale ressaltar o saco que é ter que bolar uma receita para adultos e uma para crianças, uma comidinha gostosa que agrade gregos e troianos.

Bom, Pioneer Woman conseguiu esta façanha e não vejo a hora de testá-la.

Quero colocar várias fotos para ilustrar a receita, então apertem o cinto se o post ficar longo, mas post de culinária sem foto não dá!

Mac ‘n Cheese

 Ingredientes:

– 4 xícaras de macarrão parafuso cru
– 1 ovo inteiro batido com o garfo
– 1/4 de xícara de manteiga
– 1/4 de xícara de farinha de trigo
– 1 xícaras e meia de leite
– 2 colheres de chá de mostarda em pó (se não tiver em casa vai mostarda comum mesmo)
– 500 gramas de queijo da sua preferência ralado. Não é parmesão ralado, é um pedaço de queijo ralado (ou fatias)
– meia colher de chá de sal
– meia colher de pimenta preta (se gostar)

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão até estar pronto. Geralmente aqui em casa cozinho por exatos 9 minutos depois de ferver a água, assim fica no ponto perfeito, nem muito al dente e nem muito molenga. Tire a água da panela e retorne o macarrão à mesma.

Em uma tigela, bata o ovo com um garfo.

Em uma panela grande (outra panela), derreta a manteira e despeje a farinha na manteiga derretida. Mexa bem e deixe cozinhar por cinco minutos, mexendo constantemente. Não deixe queimar.

Adicione o leite a panela, assim como a mostarda, e mexa formando um creme. Mexa por 5 minutos até formar um creme espesso.

Baixe o fogo.

Lembra da tigela com o ovo batido? Hora de usá-lo.

Pegue de dentro da panela apenas 1/4 do molho que acabou de fazer acima e coloque devagar dentro do ovo batido, mexendo constantemente para evitar que os ovos cozinhem, quanto mais rápido mexer, menos chances dele cozinhar. Este passo servirá para que os ovos não cozinhem quando vocês colocá-los dentro da panela.

Sim, voce acabou de colocar 1/4 do conteúdo da panela dentro da tigela com o ovo. Agora vocês colocará de volta para dentro da panela a mistura que acabou de fazer. Captou? Loucuras da Pioneer Woman, mas como o que ela faz dá certo, nós obedecemos.

Você terá na sua frente a panela com o molho que tinha feito + os ovos batidos.

Agora adicione as 500 gramas de queijo.
Por isso acho que pode ser queijo fatiado mesmo, pois o objetivo é derretê-lo apenas. Use um queijo da sua preferência (eu usaria muzzarela, que é mais suave para as crianças).

Adicione sal e bem pouquinho de pimenta se quiser.
Não esqueça que as crianças comerão esta receita e poderão não gostar da pimentinha, neste caso, ignore a pimenta.

Veja como ficará o molho pronto.

 Uma vez o molho pronto, despeje o macarrão já cozido dentro da panela. Misture bem.

Transfira o macarrão já com o molho para uma travessa que possa ir ao forno. Corte umas fatias de queijo em pedaços pequenos e coloque-as em cima da massa para que o queijo gratine.

Resultado final.
Não parece uma delícia?

Mas o buffet? Agora você se perguntará.
Vamos lá.

A idéia da Pioneer Woman é a seguinte: sendo a receita gostosa do jeito que ela é, e também nutritiva para as crianças, visto que tem bastante cálcio, você serve o macarrão com queijo assim mesmo para os pequenos. E para os adultos, você incrementará a receita com um mini buffet de toppings (coberturas).

Você colocará em cima da mesa a travessa com o macarrão com queijo e travessinhas menores com “sabores” extras para cada adulto colocar em cima da sua massa, dando assim um sabor mais adulto para a receita.

Genial, não?

Vamos as coberturas:

Tão faceis que nem precisam de grandes instruções ou fotos!
Você sabendo quantas pessoas terá para o jantar, calcula a quantidade de cada cobertura.

Cobertura de cebola na cerveja:

Dependendo do numero de adultos que tiver, corte X cebolas (eu diria que umas 3 ou 4 para quatro adultos) em fatias finas. Compridinhas mas finas. Aqueça 2 colheres de manteiga na frigideira, as deixe derreter e então adicione a cebola. Adicione logo em seguida 1 xícara de cerveja e deixe a cabola cozinhar e absorver a cerveja por em torno de 15 minutos. Vá olhando para que ela não queime, mas quando estiver pronta ela estará bem marronzinha.

Cobertura de queijo Gorgonzola:

Acredito que Pioneer tenha escolhido o gongorzola por seu gosto amargo e forte, o que quebrará o gostinho suave do macarrão com queijo. Compre um pedaço médio de gongonzola e o quebre em pedacinhos pequenos. A idéia aqui é apenas salpicar o gorgonzola em cima da massa.

Cobertura de bacon:

Corte 1 pacote de bacon em pedacinhos pequenos e os frite na frigideira.
Vocês sabem o segredo de fritar bacon, certo? Nunca, JAMAIS, adicione óleo ou mateiga para fritá-lo. Como bacon já é extremamente gorduroso, o frite numa frigideira sem nada, em fogo médio-baixo e você verá como ele mesmo soltará óleo para fritá-lo.

Uma vez todos os ingredientes das coberturas prontos, os despeje em travessinhas e coloque tudo na mesa para cada um ir se servindo.

Delícia das delícias, especialmente num sábado ou domingo a noite de muito frio, como vem fazendo no Brasil. Chame seus amigos e se delicie com esta receita de “comfort food”.

Uma receita gostosa para toda a família, adultos e crianças.

Pioneer Woman nunca erra, jamais fiz uma receita dela que não tenha amado.

Bella aprovará com certeza!

Fonte da receita e de todas as fotos: Pioneer Woman

1 Comment on Receita: Buffet de Mac ‘n Cheese

  1. Pâmela
    02/09/2011 at 8:17 pm (6 years ago)

    Humm, água na boca… Aqui em casa todo mundo ama queijo e ama macarrão… Tá tão friozinho aqui hoje que esta receitinha cairia bem…

    Bjos bom findi!

    Reply

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *